Subprefeitura Pinheiros
São Paulo se prepara para discutir o futuro do envelhecimento na VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
No próximo final de semana, a cidade de São Paulo sediará a VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, um evento crucial para debater e propor ações sobre o envelhecimento da população na capital paulista. Com o tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência convida todos os residentes da cidade com idade igual ou superior a 16 anos a participarem ativamente, com direito a voz e voto.
A relevância da conferência reside no crescente número de idosos em São Paulo. Dados do Censo IBGE de 2022, analisados pela Prefeitura, revelam que a cidade possui mais de 2 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, sendo a maioria mulheres (três para cada homem). O aumento da população idosa foi expressivo entre 2010 e 2022, atingindo 51% na capital, um ritmo próximo ao observado no estado (60,3%) e no país (56%). Nesse período, São Paulo ganhou mais de 700 mil novos idosos.
Para Josefa Anadete dos Santos Silva, coordenadora de Políticas para a Pessoa Idosa, a conferência representa uma oportunidade única para a população influenciar a construção de uma sociedade mais justa e humana para os idosos. “A participação é livre para poder proporcionar que todos os cidadãos e cidadãs possam dar sua contribuição”, enfatiza.
A VI Conferência tem como objetivos principais promover a participação social na busca por soluções para as barreiras enfrentadas pelos idosos, identificar os desafios do envelhecimento plural no Brasil e propor ações de equidade para a defesa e promoção dos direitos da terceira idade. Além disso, o evento elegerá 20 delegados e 20 suplentes que representarão o município na Conferência Estadual, agendada para agosto.
A conferência será realizada em diferentes locais e datas:
- 16 e 18/05: Bunkyo Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (R. São Joaquim, 381 - Liberdade)
- 17/05 (trabalho em grupos): Universidade FMU - Campus Liberdade - Prédio 16 (Av. da Liberdade, 899 - Liberdade)
A participação de todos é fundamental para moldar um futuro mais inclusivo e com mais direitos para a população idosa de São Paulo.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk