Subprefeitura Pirituba Jaraguá
Semana da Consciência Negra terá mais de 40 atividades no centro
Entre os dias 16 a 20 de novembro, o Largo do Paissandu e o Vale do Anhangabaú, no centro da cidade, receberão mais de 40 atividades culturais gratuitas da programação da Semana da Consciência Negra em São Paulo. O evento contará com debates, seminários, artesanato, gastronomia e manifestações religiosas, além de shows musicais e prestação de serviços à população paulistana.
Promovida pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, a programação está organizada a partir de três eixos. No eixo da Cidadania, serão oferecidos serviços de emissão de documentos, consultoria sobre discriminação racial e de gênero, saúde e beleza. No eixo de Empreendedorismo, o destaque ficará com a Feira Étnico-racial, que ficará montada no Largo do Paissandu e terá estandes de comidas típicas, produtos e acessórios da cultura afro-brasileira até o dia 24. Na área de Cultura, a programação conta com apresentações de grupos artísticos, performances e debates.
Com o tema “Consciência Negra e Inclusão – Rumo ao Centenário do Samba”, a programação também vai antecipar as comemorações dos 100 anos do registro do primeiro samba gravado em disco no Brasil –“Pelo Telefone”, de Donga e Mario Almeida, datado de 27 de novembro de 1916. Como destaque da programação musical, estão apresentações de grandes artistas como Alcione, Jorge Aragão, Chico César e Arlindo Cruz, que agitarão o público durante toda a semana, além de Paula Lima, Zezé Motta e Anelis, que se apresentam na Praça das Artes na segunda-feira (16), às 17h, na abertura da Semana da Consciência. Os rappers Dexter e Rappin Hood sobem ao palco no dia 19, no Largo do Paissandu.
Além dos shows, a Semana da Consciência Negra contará ainda com uma série de seminários relacionados à população afro-brasileira. No dia 16, acontece na Praça das Artes o seminário “Cotistas e Formação de Professores”, a partir das 9h. No dia 17, o tema será “Mulheres Negras: Luta e Resistência”, na sede da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, no Anhangabau. No mesmo espaço, no dia 18, será realizado o seminário “Educação Financeira e Inclusão”; e, no dia 19, a discussão com o tema “Juventude Negra”. No dia 24, excepcionalmente, acontece o seminário “Novas Mídias e a Questão Racial”.
Dados da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, contidos no portal São Paulo Diverso, apontam que, apesar de os afrodescendentes constituírem 37% da população da cidade, 84,4% do total de estudantes que declararam haver concluído o ensino superior eram brancos, e apenas 15,6% eram negros. Já no mercado de trabalho, a taxa de desocupação era de 6,3% entre brancos e de 9,1% entre afrodescendentes. Para mulheres negras, essa taxa era ainda maior: 11,3%.
As diferenças raciais são ainda maiores para jovens de 15 a 24 anos. Entre os jovens de cor branca, o desemprego estava em 14,7%, subindo para 18,8% entre os negros e para 22,3% entre as mulheres jovens e negras. No mesmo ano, o rendimento médio de homens brancos era mais que o dobro do que o de homens negros, enquanto mulheres brancas ganhavam quase três vezes mais que as mulheres negras.
Além disso, no dia 20, às 10h, a programação da Semana da Consciência Negra continua com a celebração da Missa Afro, por Dom Eduardo Vieira dos Santos, em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no Paissandu. Dom Eduardo é o primeiro bispo negro do Estado de São Paulo, e a missa contará com a participação de 400 membros das irmandades negras de São Benedito e do Rosário. A programação ainda conta com um sarau com Alexandre Buzzo, no dia 19, na Galeria Olido, em frente ao Paissandu.
Confira a programação completa
Ações
A Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, em conjunto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tem aproximado gestores públicos, grandes empresas e empreendedores para discutir ações afirmativas e desenvolvimento econômico inclusivo.
O trabalho motivou o Fórum São Paulo Diverso, que neste ano teve a sua segunda edição realizada no dia 5 de novembro, no auditório Elis Regina (Anhembi). O evento contou com as presenças de representantes e presidentes de empresas como Grupo Carrefour, Bayer Brasil, Du Pont Brasil, IBM, BASF, Banco Itaú, entre outros. Com o tema “Investindo na igualdade de oportunidades para descobrir talentos”, o fórum teve o objetivo de fomentar a ampliação da oferta de empregos e a criação de novos negócios entre a população afrodescendente.
Em 2014, o setor público federal implementou cota de 20% para negros nos concursos públicos federais. O mesmo já havia sido feito em 2013 pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Lei nº 15.939/13. Nos últimos dois anos, mais de 1.000 servidores entraram na Prefeitura por meio das cotas e em posições estratégicas, como procuradores, contadores, professores e auditores fiscais.
Criada em 2013, a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial tem a finalidade de formular, coordenar e articular políticas e diretrizes para a promoção da igualdade racial e avaliação das políticas públicas de ação afirmativa, com ênfase na população negra. A política de ação afirmativa é o instrumento por meio do qual se busca a promoção dos direitos dos indivíduos e grupos étnico-raciais que sofreram injustiças históricas e, ainda hoje, sofrem com desigualdades sociais motivadas pela discriminação racial e demais formas de intolerância.
Dia da Consciência Negra
A celebração do dia 20 de novembro, data da morte do líder negro Zumbi dos Palmares, em 1695, é uma das principais vitórias do movimento negro de luta contra o racismo no Brasil. A data foi criada em 2003 e instituída em âmbito nacional em 2011, pela Lei 12.519. É feriado em mais de mil cidades e nos Estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro. No Brasil, mais da metade da população (50,7%) é preta e parda, de acordo com dados de 2010 do IBGE.
Leia Mais
Fórum São Paulo Diverso discute inclusão da população negra no mercado de trabalho
Portal São Paulo Diverso aproxima empresas e trabalhadores negros
Lei garante 20% das vagas em cargos públicos para negros
Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Instituto ETHOS firmam parceria
Cidade Tiradentes terá primeiro centro de referência para igualdade racial
De Secretaria Executiva de Comunicação
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk