Notícia na íntegra

Quinta-feira, 10 de Abril de 2025 | Horário: 17:05
Compartilhe:

Bailes e Workshops agitam o final de semana nos equipamentos culturais da Prefeitura

Mais de 40 atividades gratuitas acontecem em 32 equipamentos culturais, entre exposições, teatros, músicas, intervenções e mais.

A Prefeitura de São Paulo traz mais de 40 atividades culturais gratuitas para o sábado (12) e domingo (13), espalhadas por mais de 30 equipamentos administrados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa,. Com destaque para música e artes cênicas (teatro e dança), as zonas leste, oeste e central vão receber mais programações. Além de programações culturais regulares acontecendo nos equipamentos da Secretaria, há ainda as programações gratuitas do Abril pra Dança e “CENTRÔ!”.

Os workshops e oficinas chamam atenção para este final de semana. No domingo (13), o Centro Cultural Vila Itororó recebe, das 14h às 17h, o “Workshop Sabonetes Sustentáveis”, que ensina o reaproveitamento de materiais na produção artesanal; a Casa de Cultura Itaim Paulista, às 16h, no mesmo dia, recebe o projeto “Sala de Rock Para Crianças”, inspirado no filme “Escola do Rock”, apresenta o universo do rock para crianças de 5 a 14 anos com oficinas de instrumentos musicais e estamparia de camisetas; a Casa de Cultura Parelheiros, às 15h, tem a “Oficina de Turbantes - Rainhas, Reis e Estética Negra”, conduzida por Marina Faustino, promovendo um bate-papo sobre identidade e transição capilar, além de ensinar técnicas de amarração de turbantes. Enquanto sábado (12), às 16h30, a Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra apresenta “Na Levada do Ritmo”, projeto que valoriza a dança contemporânea e os bailes populares, trazendo DJs e dançarinos para ensinar passos e coreografias ao público.

Outro destaque é a programação de bailes gratuitos em São Paulo, no sábado (12). No Teatro Flávio Império, às 20h, o “PositHIVa Ball" volta novamente para sua segunda edição. Organizado pela Casa de Mandacaru, o baile promove a cena Ballroom paulistana e dignifica e homenageia vidas perdidas e ainda vivas da Aids, por meio de batalhas de beleza, caracterização, desfile e dança. No Centro de Culturas Negras, às 18h, o tradicional “Baile Black” resgata a nostalgia dos bailes tradicionais, como Chic Show e Zimbabwe, embalado por ritmos como funk, soul e hip-hop; e mais tarde, às 20h, o espaço cultural também recebe o grupo Madmen’s Clan e DJ, que conduz uma viagem pela música negra dos anos 1960 até hoje. Já na Casa de Cultura São Rafael, por último, às 18h, recebe o “Sambiral - Baile de Samba Rock" exalta esse gênero reconhecido como patrimônio imaterial paulista, proporcionando uma experiência que une dança, identidade e ancestralidade.

 

Funk, samba, reggae, rock, concerto e hip-hop nos equipamentos culturais

No sábado (12), no Centro Cultural Vila Itororó, às 19h, o cantor e compositor Tuia celebra seus 25 anos de carreira, trazendo sucessos de sua trajetória no MPB e no rock rural - tendo inclusive tocado com Elba Ramalho e Renato Teixeira. Já no Centro Cultural Grajaú, o projeto “Funk na Praça” leva às 13h mais visibilidade aos artistas do funk da região, com apresentações livres e a céu aberto.

Falando em Casas de Cultura, na unidade no Tremembé, zona norte de São Paulo, às 18h e 20h, o coletivo Zambol House Sound apresenta o “Carna Reggae”, um espetáculo que une discotecagem em vinil e digital com participações vocais de Kuky Gonçalves, Thata Roots e Luana Jones. A Casa de Cultura Manoel Mendonça, no entanto, celebra o hip-hop às 14h, com o “Tagh Convida”, reunindo MCs e DJs para fortalecer a cena do hip hop e oferecer espaço para artistas independentes se apresentarem.

O grupo musical Viveiro de Cantigas leva a música brasileira para os bosques de leitura da cidade em duas apresentações: no sábado (12) às 11h, no Parque do Carmo; e no domingo (13), também às 11h, no Parque Ibirapuera. O grupo combina poesia e sonoridades populares para resgatar memórias e fortalecer a identidade cultural brasileira.

Por fim, no domingo (13), a programação continua com apresentações voltadas para o samba e a música clássica. No Polo Cultural Chácara do Jockey, às 15h, o Samba da Praça, similar ao projeto de funk no Grajaú, promove o samba com encontros musicais e rodas de samba abertas ao público, reunindo músicos locais e artistas de renome. Os amantes de música clássica conseguem aproveitar pela manhã, às 11h, no Teatro Cacilda Becker, o concerto “Sinos no Cacilda”, mais uma vez executando a Sinfonia nº 2 de Tchaikovsky, sob direção artística de Webster Silas. O espetáculo integra um projeto da orquestra, abordando desde música clássica até repertório popular.

 

Teatros inéditos e estendidos

Para o sábado (12), a programação teatral apresenta espetáculos que transitam entre o drama e a tradição popular. Como destaques, o Centro Cultural Vila Formosa exibe, às 19h, o monólogo “O Peso do Pássaro Morto”, inspirado no romance estreante de Aline Bei, que leva ao palco a trajetória de uma mulher dos 8 aos 52 anos, abordando temas como perdas, violência e solidão. Já na Casa de Cultura São Miguel, às 16h, o teatro de bonecos “Mamulengo da Folia”, é conduzido por Danilo Cavalcante, que resgata a tradição do mamulengo em uma apresentação envolvente dentro de uma barraca sanfonada, promovendo a cultura popular e ampliando o acesso do público ao teatro de formas animadas.

Há ainda os retornos das peças “A Árvore Seca” no Teatro Alfredo Mesquita, “O Mar” no Teatro Arthur Azevedo, e “Supernada Ep02” no Teatro Paulo Eiró. Os dois últimos equipamentos recebem novidades em cartaz: “As Desventuras de Pinóquio” no Arthur Azevedo, tanto de sábado quanto de domingo às 16h, com Grupo Trapo reinventando o clássico conto infantil com uma pegada mais moderna e envolvente para a nova geração de público infantil; e os monólogos “Caco #1, #2, #3, #4 e #5”, dirigidos por Cristian Duarte, a série coreográfica dividida entre os dias 12 e 13 de abril, contemplado pela 36ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, imersas no novo projeto de estudo de dança de Christian, chamado “Sempre Junto e Nunca Igual”.

 

Exposição de arte oriunda de lixo e feira de troca de livros

Finalizando os destaques das programações para o final de semana, no sábado (12), no Arquivo Histórico Municipal, mais uma edição do “Estante Compartilhada” acontece no Saguão do prédio. Se você tem aquele livro que não lê mais e deseja ter acesso a um novo, o Estante permite que essa troca seja feita, incentivando ainda mais o consumo literário. O evento começa a partir das 10h.

O Polo Cultural Chácara do Jockey, além do Samba na Praça, abre a exposição “Do Lixo ao Luxo – A Arte Transformadora de Berbela” em suas dependências, a partir das 13h do dia 13 de abril, ficando em cartaz na Praça da Balança até o dia 11 de junho. Berbela, nascida em Pernambuco e residente de Paraisópolis, suas obras de arte são originadas de materiais que estavam em sucatas, convidando todos os presentes a repensar o valor das coisas, a ressignificar nossa relação com o consumo e o desperdício e promover mais iniciativas de sustentabilidade e criatividade para o nosso futuro.

 

Serviço:
Programação para o Final de Semana
12 e 13 de abril

Horários Múltiplos

 

TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO

Atração: Casa de Mandacaru -  PositHIVa Ball

Quando: 12/04 (Sábado) às 20h

Onde: R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Duração: 80 minutos

Sinopse: PositHIVa Ball é um evento no formato de baile que reunirá toda a comunidade Ballroom de São Paulo para celebrar as ações do circuito.

 


Atração: Memórias de Carvalho

Quando: 13/04 (Domingo) às 16h

Onde: R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Duração: 60 minutos

Sinopse: Projeto das irmãs Ana Maria e Isabel Carvalho, mulheres negras que migraram de Cururupu, no Maranhão, para São Paulo e aqui se dedicam a preservar e disseminar os saberes, cores e sabores de sua terra há mais de 30 anos. Neste espetáculo, as irmãs trazem histórias, cantigas e brincadeiras cantadas na sua infância, por seu pai Pepê Carvalho, sua mãe Florzinha, seus tios, vizinhos, cantadores e mestres da cultura popular. Um repertório popular construído e resgatado coletivamente, que embalou a infância de Ana Maria e Isabel.

 

POLO CULTURAL CHÁCARA DO JOCKEY

Atração: Última Roupa do Rei

Quando: 13/04 (Domingo) às 14h / Praça da Balança

Onde: R. Santa Crescência, 323 - Ferreira

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Duração: 60 minutos

Sinopse: Um rei vaidoso, que investe todos os seus recursos em roupas novas, é seduzido por dois vigaristas que se passam por tecelões e lhe prometem uma roupa especial, feita com um tecido que pode ser visto somente pelos inteligentes. Enquanto três importantes autoridades do reino são enviadas para inspecionar o trabalho dos "tecelões", três curiosas senhoras acompanham cada passo e extravagância do Rei. A notícia do tecido inovador se espalhou por todo o reino, mas e agora? Quem será capaz de ver a roupa nova do Rei?

 


Atração: Samba da Praça

Quando: 13/04 (Domingo) às 15h / Praça da Balança

Onde: R. Santa Crescência, 323 - Ferreira

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Duração: 120 minutos

Sinopse: O Samba da Praça é um projeto cultural que tem como missão celebrar e difundir o samba em suas diversas formas, promovendo encontros musicais vibrantes na Praça da Balança, situada no Polo Cultural e Criativo Chácara do Jockey. Com uma proposta de resgatar e fortalecer a tradição do samba, o evento oferece programação rica em apresentações ao vivo, com rodas de samba, reunindo músicos locais e de renome nacional.

 


Atração: Do Lixo ao Luxo – A Arte Transformadora de Berbela

Quando: 13/04 (Domingo) até 11/06 (Quarta) / Inauguração: 13h / Praça da Balança

Onde: R. Santa Crescência, 323 - Ferreira

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: Em um mundo dominado pelo excesso e pelo descarte, surge a arte de Berbela. Nascido em Pernambuco e residente na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, ele enxerga beleza onde muitos veem apenas sucata. Com mãos habilidosas e olhar inovador, transforma materiais descartados em verdadeiras obras de arte, revelando o potencial oculto em cada fragmento esquecido. Através de sua criação, Berbela nos convida a repensar o valor das coisas e a ressignificar nossa relação com o consumo e o desperdício. Sua arte transcende o material, despertando reflexões sobre sustentabilidade, criatividade e novas possibilidades para o futuro. Uma revolução estética e conceitual que transforma lixo em luxo e nos desafia a imaginar um mundo mais consciente e inspirador.

 

CENTRO DE REFERÊNCIA DE DANÇA

Atração: Sem tempo, Irmã!

12/04 (sábado) às 20h / Sala Cênica

Onde: Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Duração: 60 minutos

Sinopse: Na correria da vida, o importante é chegar - mas, em meio a tantos objetivos nada pode te impedir de aproveitar as belezas e as companhias do caminho. Obra verossímil que retrata a vida de 6 mulheres que vivem o corre do dia a dia, unindo o desejo de viver o Hip Hop, a necessidade de se sustentar, de cuidar do outro, de lidar com o cotidiano e do anseio pela mudança. Sem Tempo, Irmã! discorre sobre a realidade não só de seis, mas de uma grande parte das mulheres brasileiras, que em meio a tantos obstáculos, tribulações, solitudes e renúncias, não desistem de tentar - não desistem de correr. Porque o corre pede. Pede que corra.

 

CENTRO CULTURAL VILA ITORORÓ

Atração: Tuia 25 Anos

Quando: 12/04 (Sábado) às 19h / Palco Éden

Onde: R. Maestro Cardim, 60 - Bela Vista

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Duração: 60 minutos

Sinopse: Tuia comemora 25 anos de carreira de MPB e rock rural. Lançou oito discos, sucessos nas rádios, e tem parcerias com grandes nomes, como Renato Teixeira, Zeca Baleiro, Guarabyra, Zé Geraldo e Elba Ramalho. O músico e compositor, artista do Vale do Paraíba, fez parte nos anos 1990 da Dotô Jéka, uma das bandas pioneiras no estilo rock rural. O show tem formato de quarteto, com Tuia na voz e violão, guitarra, baixo e bateria.

 


Atração: Pagode do PH

Quando: 13/04 (Domingo) às 19h

Onde: R. Maestro Cardim, 60 - Bela Vista

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Duração: 60 minutos

Sinopse: Com um timbre marcante e uma presença de palco envolvente, PH vem conquistando cada vez mais espaço no cenário do pagode. Inspirado por grandes nomes do gênero, ele combina romantismo e batidas envolventes para criar um som autêntico e contagiante. Suas letras falam de amor, amizade e da alegria de viver.

 


Atração: Workshop Sabonetes Sustentáveis

Quando: 13/04 (Domingo) às 14h às 17h / Cozinha do  Éden

Onde: R. Maestro Cardim, 60 - Bela Vista

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Duração: 180 minutos

Sinopse: O workshop apresenta trabalhos manuais criativos e sustentáveis, mostrando como dar novos usos a materiais que muitas vezes são vistos como resíduos sem valor. Alcançando assim boas práticas inteligentes, lúdicas, simples e de muita utilidade a todos.

 

CENTRO CULTURAL TENDAL DA LAPA

Atração: Festival Amigos do PDD

Quando: 12/04 (Sábado) às 17h / Palco Externo

Onde: R. Guaicurus, 1100 - Água Branca

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Duração: 60 minutos

Sinopse: O Festival Amigos Pratododia, fundado em 2013, é uma ideia colocada em prática por clientes, amigos e frequentadores das festas do Coletivo e Boteco Pratododia. São amantes da música, da boa conversa, de festas dançantes e claro, dos aficionados pelos toca-discos.

 

CENTRO DE CULTURAS NEGRAS

Atração: Baile Black

Quando: 12/04 (Sábado) às 18h

Onde:  R. Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Duração: 120 minutos

Sinopse:  Evento que celebra a música e a dança, associado à cultura afro-brasileira. Com ritmos como funk, soul e hip-hop, o Baile Black tem como proposta reunir o público que admira a black music e a nostalgia dos bailes de antigamente, como Chic Show, Zimbabwe e Black Mad, entre outros.

 

Atração:  Madmen’s Clan e DJ

Quando: 12/04 (Sábado) às 20h

Onde:  R. Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Duração: 60 minutos

Sinopse: Madmen’s Clan History and Black Soul promove leitura da música black dos anos 1960 aos dias atuais, com soul, funk, jazz e R&B.

 

CENTRO CULTURAL VILA FORMOSA

Atração: O Peso do Pássaro Morto

Quando: 12/04 (Sábado) às 19h / Teatro Zanoni Ferrite

Onde: Av. Renata, 163 - Vila Formosa

Ingresso: Grátis

Classificação: + 16 anos

Duração: 60 minutos

Sinopse: O monólogo O PESO DO PÁSSARO MORTO inspirado no romance de estreia da autora ALINE BEI trata da vida de uma mulher dos 8 aos 52, desde as singelezas cotidianas até as tragédias que persistem, uma geração após a outra. Um texto denso e leve, violento e poético, onde acompanhamos uma mulher que, com todas as forças, tenta não coincidir apenas com a dor de que é feita. A história leva o leitor a acompanhar como a criança lida com a morte, como uma adolescente lida com a violência sexual e a maternidade solo, e como uma adulta encara as perdas e a solidão.

 

CENTRO CULTURAL GRAJAÚ

Atração: Funk na Praça

Quando: 12/04 (Sábado) às 13h

Onde: R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Duração: 540 minutos

Sinopse: O Projeto Funk Na Praça tem como objetivo a valorização e reconhecimento dos artistas do gênero do funk, especialmente os da região do Grajaú. O projeto leva também para as comunidades periféricas alguns artistas dos consolidados do gênero.

 

CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE

Atração: Slam das Minas

Quando: 12/04 (Sábado) às 17h / Anfiteatro

Onde: Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Duração: 120 minutos

Sinopse: Slam das Minas SP é uma batalha de poesia falada voltada para mulheres, criada em 2016 para fortalecer vozes periféricas e expandir a presença feminina na cena do slam. A edição oficial do evento reúne poetas para competirem em rodadas eliminatórias, seguindo as regras tradicionais do slam: textos autorais, limite de 3 minutos e notas atribuídas por jurados do público. A vencedora da noite garante uma vaga para a Final Anual da Slam das Minas SP, etapa que define a representante da coletiva no Slam SP, o campeonato estadual de poesia falada.

Além da batalha, o evento conta com um pocket show, trazendo apresentações musicais que dialogam com a cultura urbana, e um lançamento de livro, ampliando a difusão da literatura periférica e contemporânea.

 

CENTRO CULTURAL OLIDO

Atração: Sons dos Bons tempos - Marcio Augusto e Rock Band

Quando: 12/04 (Sábado) às 17h / Vitrine da Dança

Onde: Av. São João, 473 - Centro Histórico

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Duração: 120 minutos

Sinopse: Apresentação da banda que traz grande influência do movimento jovem guarda, da MPB e do pop. Música internacional, rockl, pop romântico, surf music, country, blues e soul, serão muitos os ritmos nesta atividade dançante.

 

CASA DE CULTURA BRASILÂNDIA

Atração: Projeto Samba Chic - Marco Santos e 4 in Banda - Música

Quando: 12/04 (sábado) às 15h

Onde: Praça Benedicta Cavalheiro, s/nº - Freguesia do Ó

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: O projeto “Samba Chic” surge com a ideia de músicos que já atuavam na cena musical brasileira. O projeto visa dar novas perspectivas aos sambas tradicionais já consagrados pelo grande público e também dar voz aos novos compositores. A proposta é evidenciar o samba como patrimônio imaterial da humanidade, reafirmando seu lugar na cena musical brasileira, além de reapresentar os sambas tradicionais, cantores e músicos dos mais diversos estilos e gêneros da canção brasileira, com nova roupagem, sem ferir seu estilo.

 

CASA DE CULTURA FREGUESIA DO Ó

Atração: Grupo Irmãos Becker - De Volta ao Mundo dos Irmãos Becker - Circo

Quando: 13/04 (domingo) às 17h30

Onde: Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: Prepare-se para uma viagem extraordinária pelo tempo e pelo mundo conduzida pelos irmãos Becker. Este espetáculo fascinante não apenas celebra a diversidade cultural global, mas também encanta o público com uma mistura única de técnicas circenses, humor e interação. Através dessa jornada cultural e histórica, o espetáculo revela as riquezas das nações, proporcionando uma experiência inesquecível e educativa para todas as idades.

 

CASA DE CULTURA TREMEMBÉ

Atração: Zambol House Sound - Reggae Periferia - Música

Quando: 12/04 (sábado) 18h e 20h

Onde: R. Maria Amália Lopes Azevedo, 190 - Tremembé

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: O coletivo Zambol House Sound apresenta o “Carna Reggae”, uma apresentação de discotecagem no vinil e digital com o DJ Zambol, fundador e criador do Coletivo ZHS. Nos vocais, o espetáculo terá músicas autorais e versões com participações Kuky Gonçalves, Thata Roots e Luana Jones.

 

CASA DE CULTURA BUTANTÃ

Atração: Miriam Selma - Grupo Mito de Teatro - Teatro

Quando: 12/04 (sábado) às 10h

Onde: Av. Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: Miriam Selma é atriz, arte-educadora, cenógrafa, figurinista, dramaturga, pesquisadora da cultura afro, diretora do Grupo Teatral Negro Sim e da Companhia do Baú Encantado. Há 18 anos coordena, voluntariamente, o grupo de Artes Cênicas na Casa de Cultura do Butantã, onde desenvolve um trabalho de pesquisa, junto à comunidade e ao Grupo Mito de Arte e Cultura do Butantã, desenvolvendo intervenções artísticas, com teatro, dança e circo.

 


Atração: Flavinho Lima - O Forró de Flavinho Lima - Música

Quando: 13/04 (domingo) às 17h

Onde: Av. Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: Nesta apresentação, Flavinho Lima passeia pelos ritmos do forró pé de serra, influenciado por sua vivência com Dominguinhos, da qual foi integrante de sua banda por 8 anos. Através do baião dialogando com forró, xote e xaxado, o artista traz um universo musical dançante e alegre para o público.

 

CASA DE CULTURA ITAIM PAULISTA

Atração: Unirversos - Sarau Unirversos - Sarau

Quando: 12/04 (sábado) às 15h

Onde: R. Monte Camberela, 490 - Vila Silva Teles

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: O “Sarau Universos” nasce de um coletivo que se dedica à criação de diversas experiências artísticas inclusivas voltadas para o público infanto-juvenil. Com o objetivo de desenvolver inúmeras apresentações inovadoras, o coletivo busca, além de apresentar performances artísticas, transformar o público em protagonista de todas as experiências durante a apresentação.

 


Atração: Vagner Sousa - Sala de Rock Para Crianças - Workshop

Quando: 13/04 (domingo) às 16h

Onde: R. Monte Camberela, 490 - Vila Silva Teles

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: A Sala de Rock para Crianças é um projeto inspirado no filme “Escola do Rock” de Jack Black, Vagner Souza reúne em uma sala crianças de 05 à 14 anos para mostrar os caminhos do Rock And Roll com oficinas de apresentação e prática de instrumentos musicais de introdução ao rock. Além de apresentar o infinito mundo do Rock, os pequenos ainda aprendem as técnicas de estampar camisetas e se apresentam em bandas e corais infantis.

 

CASA DE CULTURA SÃO MIGUEL

Atração: Danilo Cavalcante - Mamulengo da Folia - Teatro de bonecos

Quando: 12/04 (sábado) às 16h

Onde: R. Irineu Bonardi, 169 - Vila Pedroso

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: O “Mamulengo da Folia” é um teatro popular despojado e apresentado dentro de uma barraca sanfonada, onde fica o Mamulengueiro com sua mala de bonecos. Trata-se de um brincante (Danilo Cavalcante) que tem se destacado na revitalização do Teatro de Mamulengo, atuando na região sudeste como em Pernambuco. O artista tem desenvolvido seu trabalho voltado para a comunidade local, onde impulsiona a educação, formação e ampliação desse público.

 


Atração: Carlão Guerreiro da Leste e DJ Bibi - HIP HOP COM NOSTALGIA - Música

Quando: 13/04 (domingo) às 16h

Onde: R. Irineu Bonardi, 169 - Vila Pedroso

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: A parceria entre o MC Carlão Guerreiro da Leste e DJ Bibi, ambos moradores nascidos e criados na Zona Leste da cidade de São Paulo, visa promover a produção e fruição do Hip Hop nas regiões periféricas da cidade, mesclando o ritmo com outros gêneros musicais, como samba, rap, funk, MPB e bossa nova (dos anos 1960 até os dias de hoje). Essa combinação cultural é chamada de “HIP HOP COM NOSTALGIA".

 

CASA DE CULTURA SÃO RAFAEL

Atração: Romildo dos Teclados - Música

Quando: 12/04 (sábado) às 15h

Onde: R. Quaresma Delgado, 354 - Jardim Vera Cruz

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: Desde sua formação, há mais de 18 anos, a Banda Romildo dos Teclados tem sido sinônimo de qualidade musical no forró brega. Liderada por Romildo, um tecladista virtuoso, cantor e compositor, a banda traz um som único e inconfundível que transcende gêneros musicais. Com muito forró raiz, a apresentação promete agitar o público.

 


Atração: Sambiral - Baile de Samba Rock - Dança

Quando: 12/04 (sábado) às 18h

Onde: R. Quaresma Delgado, 354 - Jardim Vera Cruz

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: Desde 2016, a dança Samba Rock é considerada patrimônio imaterial paulista. Essa linguagem artística nasce através dos dançarinos que trançam seus braços por entre rodopios. Neste sentido, por meio de suas tranças corporais, o Samba Rock leva os participantes para um caminho de liberdade, por meio da produção de identidade negra que relembra a ancestralidade.

 

CASA DE CULTURA CAMPO LIMPO

Atração: Caroline - Caroline Alves - Música

Quando: 12/04 (sábado) às 16h

Onde: R. Aroldo de Azevedo, 100 - Jardim Bom Refúgio

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: Caroline é uma cantora, compositora e poeta.  Em sua apresentação musical, a artista traz o seu repertório autoral, além de músicas da belíssima bossa nova.

 


Atração: Val do Salto 15 - Música

Quando: 12/04 (sábado) às 19h

Onde: R. Aroldo de Azevedo, 100 - Jardim Bom Refúgio

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: A banda Garoto de Salto se destaca no cenário local, principalmente pelo figurino exótico do seu líder e vocalista. Ao cantar e dançar em sapatos com saltos, Val Rodrigues passa a se notabilizar não somente pela voz e ritmo, mas pela figura excêntrica que prende a atenção. Musicalmente, a banda lança um estilo com diversas influências, acrescentando em sua essência os ritmos caribenhos, salsa, zouk, tecnobrega e um arrocha estilizado.

 

CASA DE CULTURA M'BOI MIRIM

Atração: Caio Oiake - Roda de Samba Caio Oiak

Quando: 12/04 (sábado) às 16h

Onde: Av. Inácio Dias da Silva, s/nº - Piraporinha

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: O cantor e compositor Caio Oiake, que carrega diversas influências da música negra, decidiu ir para a rua com seu mais novo baile, que traz ao público o sublime da boemia da noite paulistana, misturando diversas linguagens musicais, como o samba, pagode dos anos 90, samba rap e samba rock.

 


Atração: Do Sertão ao Capão - Música

Quando: 13/04 (domingo) às 18h

Onde: Av. Inácio Dias da Silva, s/nº - Piraporinha

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: Marcelo Monteia é um músico que se destaca na cena noturna com suas cativantes performances de voz e violão. Com um swing cadenciado nas cordas do violão, o artista expressa sua profunda paixão pela música. Suas apresentações são sempre intimistas e proporcionam momentos únicos de conexão e emoção ao público.

 

CASA DE CULTURA MANOEL MENDONÇA

Atração: Tagh Convida - Música

Quando: 12/04 (sábado) às 14h

Onde: Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434 - Santo Amaro

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: O coletivo independente Tagh Convida surge com o objetivo de fortalecer e promover a cena do hip hop em São Paulo. O grupo se destaca por oferecer aos artistas independentes uma experiência completa de apresentação. O espetáculo é um festival vibrante com performances intensas de MCs e DJs de diversas vertentes do hip hop.

 

CASA DE CULTURA JÚLIO GUERRA

Atração: Na Levada do Ritmo - Na Levada do Ritmo - Artes Cênicas

Quando: 12/04 (sábado) às 16h30

Onde: Praça Floriano Peixoto, 131 - Santo Amaro

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: O projeto ensina a aprimorar a dança contemporânea, com formas de desenvolver estilos diferenciados com pessoas que procuram aprender a dançar. Com métodos de combinações simples, variados para movimentos mais complexos, “Na Levada do Ritmo” fortalece os bailes dançantes, contando com a presença de DJ´s e dançarinos para um bom entendimento, enriquecendo cada vez mais a cultura e levando para a população o tradicional baile com dança de salão e ritmos divertidos.

 

CASA DE CULTURA PARELHEIROS

Atração: Yunei Rosa - Amor de Preto - Música

Quando: 12/04 (sábado) às 16h

Onde: R. Nazle Mauad Lutfi, 169 - Parque Tamari

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: Cantor, compositor e instrumentista, Yunei traz para a Casa de Cultura Municipal sua musicalidade, marcada pelo Swing Rap Soul – uma fusão de gêneros que traduz a riqueza da Música Preta Brasileira. Com voz grave, violão rítmico e composições que narram histórias reais, o artista percorreu o cenário cultural de São Paulo, onde se formou nas Fábricas de Cultura. Agora, retorna com seu talento e swing para uma apresentação envolvente.

 


Atração: Marina Faustino - Oficina de Turbantes - Rainhas, Reis e Estética Negra - Workshop

Quando: 13/04 (domingo) às 15h

Onde: R. Nazle Mauad Lutfi, 169 - Parque Tamari

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: A atividade inicia-se com uma acolhida, onde cada um se apresenta e segue com um bate papo e trocas de ideias. Marina Faustino ensina técnicas e amarrações aos participantes, demonstrando seu uso e relembrando a importância histórica que estes carregam. Diante das dúvidas e contribuições dos comentários, assuntos como cuidados com os cabelos, transição capilar (principalmente para as meninas negras) serão discutidos

 


Atração: Patricia Ashanti - Tecendo Histórias de Canto e Encanto - Artes Cênicas

Quando: 13/04 (domingo) às 16h

Onde: R. Nazle Mauad Lutfi, 169 - Parque Tamari

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: Com acompanhamento musical, Patricia Ashanti narra, canta e encena as histórias de Severa Rosa, uma mulher quilombola com a memória cheia de encanto. Suas histórias se fundem entre o real e o imaginário.

 

TEATRO ALFREDO MESQUITA

Atração: A Árvore Seca

Quando: 12/04 às 20h e 13/04 às 19h

Onde: Av. Santos Dumont, 1770 - Santana

Ingresso: Grátis

Classificação: +12 anos

Duração: 50 minutos

Sinopse: Numa odisseia épica, Ester Laccava narra em primeira pessoa a história emocionante de uma mulher que transcende sua infertilidade e arranca à força felicidade nos pequenos momentos de sua vida no sertão. O texto poético baseado na literatura de cordel se reveza com depoimentos autobiográficos da atriz.

Ficha técnica:

Texto: Alexandre Sansão

Direção: Antonio Vanfill e Leandro Goddinho

Elenco: Ester Laccava

 

TEATRO ARTHUR AZEVEDO

Atração: O Mar

Quando: 12/04 às 21h e 13/04 às 19h

Onde: Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca

Ingresso:  Grátis

Classificação: + 12 anos

Duração: 70 minutos

Observação: No 2º sábado (19/04) terá Libras e áudio descrição

Sinopse: Na trama, as palestinas Adila e sua neta Farida chegam ao escritório da advogada israelense Dania, que defende mulheres israelenses presas por levarem palestinas para conhecer o mar. A avó tem um pedido: sua neta quer conhecer o mar. Um acontecimento inesperado obriga as três a permanecerem juntas e a descobrirem possibilidades de relação.

Ficha técnica:

Texto: Federico Roca

Direção: Fernando Nitsch

Elenco: Bete Dorgam, Yael Pecarovich e Laura La Padula



Atração: As Desventuras de Pinóquio

Quando: 12/04 e 13/04 / Sábado e Domingo 16h

Onde: Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca

Ingresso:  R$ 20 inteira e R$ 10 meia

Classificação: Livre

Duração:60 minutos

Sinopse: Sete artistas, um palco e um desafio: contar a história de Pinóquio como você nunca viu! Em As Desventuras de Pinóquio, o Grupo Trapo reinventa o clássico, trazendo uma abordagem moderna e envolvente para o público infantil. Misturando humor, criatividade e muita contação de histórias, essa trupe transforma a jornada do boneco de madeira em uma aventura repleta de surpresas. Afinal, como seria contar essa história nos dias de hoje? Venha descobrir e se encantar com essa versão inédita do boneco mais famoso da literatura!

Ficha técnica:

Direção: João Carlos Ferreira da Silva

Elenco:Camila Suzane, Vitoria Rabelo, Muriel Vitória, Ana Luiza Sousa de Oliveira, Pedro Henrique Gonçalves Lima, Isaque Patrício Matias, Bruno Bertolli, Wellington do Nascimento.

 

TEATRO PAULO EIRÓ

Atração: Supernada Ep02

Quando: 12/04 (Sábado) a 13/04 (Domingo) às 16h

Onde: Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro

Ingresso:  Grátis

Classificação: Livre

Duração: 50 minutos

Sinopse: Supernada Ep02 é o segundo episódio da intervenção coreográfica para crianças. Este episódio parece um livro que arrancaram as páginas, misturaram e agora sei lá o que é o começo e o que é o fim. Tem umas princesas perdidas e umas coisas estranhas correndo, tipo um chocolate azul e uma nota de dinheiro gigante sangrando.

Ficha técnica:

Direção e coreografia: Clarice Lima

Bailarinos: Amanda Dias, Aline Bonamin, Diego Kang, i Gonçalves, Ísis Andreatta, Karen Marçal, Paulo Carpino, Marcela Costa, Maurício Alves e Sabrina Ferreira.

 


Atração:

Caco#3: BOTE

Caco#5: PRESENTES

Caco#4: TUDO VIRA

Caco#2: ME ENVENENA, VEM CÁ

Quando: 12/04 (Sábado) às 21h

Onde: Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro

Ingresso: Grátis

Classificação: 14 anos

Duração: 100 minutos

Observação: Haverá intervalo entre as coreografias.

Sinopse: Caco#3: BOTE.Provocar o delírio significa a constante negociação com a matéria. Enquanto delira o bicho do humano edifica seres e arquiteturas. Enquanto dura o movimento, durará também um ambiente ficcional inaugurante que existirá na própria duração de um movimento de braço, por exemplo. Como o animal que aproveita o momento do bote. Ele confia em toda a sua sabedoria anatômica, numa organização de vida e morte que será, e só poderá ser, numa fração de segundos. Acertando ou não a presa, o bote é a verdadeira fome e nada mais!

 

Caco#5: PRESENTES. Presentes em uma dança que evoca outras presenças num murmúrio perpétuo que toca as entranhas do espaço e da memória. Tocamos para não esquecer que estamos onde tantas outras estiveram e ainda estarão. Uma dança que celebra o encontro entre um coreógrafo e uma dançarina, entre vivos e mortos.

 

Caco#4: TUDO VIRA. Coexistir sem perder o corpo das diferenças, das histórias, das referências e das raízes que impulsionam escolhas, encontros e também desencontros. Sempre junto e nunca igual requer persistência, curiosidade e também uma tonalidade capaz de permitir perceber o que está fora de você, ao mesmo tempo em que você regula, com delicada atenção, tudo que sempre se revira dentro de você. Como nesta passagem do filme Ensaio de Orquestra de Federico Fellini (1978), sobre o instrumento Tuba: “Há quem desmaie de ternura. Mas há também quem se irrite. O mundo é belo porque é variado".

Coreografia: Cristian Duarte em companhia

Bailarinos: Allyson Amaral, Andrea Rosa Sá e Felipe Stocco

Direção: Cristian Duarte

 

Caco#2: ME ENVENENA, VEM CÁ. Como as redes sociais e a internet ecoam em você? E nos seus gestos? Nesse dueto dirigido por Cristian Duarte, os dançarinos Gabriel Fernandez Tolgyesi e Maurício Alves buscam modos de estabelecer conexões entre si, com a plateia e com o mundo, reverberando corpo-verborragicamente em palavras-danças aquilo que circula em seus

feeds, desde memes até trágicas notícias.

Coreografia: Cristian Duarte em companhia

Bailarinos: Gabriel Fernandez Tolgyesi e Maurício Alves

Direção: Cristian Duarte

 


Atração:

Caco#3: BOTE

Caco#1: MORDE COMO UM CÃO

Caco#5: PRESENTES

Caco#4: TUDO VIRA

Quando: 13/04 (Domingo) às 19h

Onde: Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro

Ingresso: Grátis

Classificação: 14 Anos

Duração: 105 minutos

Sinopse: Caco#3: BOTE. Provocar o delírio significa a constante negociação com a matéria. Enquanto delira o bicho do humano edifica seres e arquiteturas. Enquanto dura o movimento, durará também um ambiente ficcional inaugurante que existirá na própria duração de um movimento de braço, por exemplo. Como o animal que aproveita o momento do bote. Ele confia em toda a sua sabedoria anatômica, numa organização de vida e morte que será, e só poderá ser, numa fração de segundos. Acertando ou não a presa, o bote é a verdadeira fome e nada mais!

Coreografia: Cristian Duarte em companhia

Bailarinos: Danielli Mendes e Leandro Berton

Direção: Cristian Duarte

 

Caco#1: MORDE COMO UM CÃO. Nada escapa, seguimos em um espaço descontínuo de sinapses frenéticas. Salivamos com graça e mordemos com força. Entre o desejo de seguir juntos e desmoronar emerge uma dança vigorosamente instável.

Coreografia: Cristian Duarte em companhia

Bailarinos: Aline Bonamin e Paulo Carpino

Direção: Cristian Duarte

 

Caco#5: PRESENTES. Presentes em uma dança que evoca outras presenças num murmúrio perpétuo que toca as entranhas do espaço e da memória. Tocamos para não esquecer que estamos onde tantas outras estiveram e ainda estarão. Uma dança que celebra o encontro entre um coreógrafo e uma dançarina, entre vivos e mortos.

Coreografia: Cristian Duarte em companhia

Bailarinos: Aline Bonamin e Cristian Duarte

Direção: Cristian Duarte

 

Caco#4: TUDO VIRA. Coexistir sem perder o corpo das diferenças, das histórias, das referências e das raízes que impulsionam escolhas, encontros e também desencontros. Sempre junto e nunca igual requer persistência, curiosidade e também uma tonalidade capaz de permitir perceber o que está fora de você, ao mesmo tempo em que você regula, com delicada atenção, tudo que sempre se revira dentro de você. Como nesta passagem do filme Ensaio da Orquestra de Federico Fellini (1978), sobre o instrumento Tuba: “Há quem desmaie de ternura. Mas há também quem se irrite. O mundo é belo porque é variado".

Coreografia: Cristian Duarte em companhia

Bailarinos: Allyson Amaral, Andrea Rosa Sá e Felipe Stocco

Direção: Cristian Duarte

 

TEATRO CACILDA BECKER

Atração: Sinos no Cacilda - Sinfonia n°2 de Tchaikovsky

Quando: 13/04 (Domingo) às 11h

Onde: R. Tito, 295 - Lapa, São Paulo

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Duração: 80 minutos

Sinopse: A Orquestra pretende oferecer concertos no formato sinfônico (todos os instrumentos) e camerísticos(grupos com formações menores). Abordando todos os gêneros, desde a música clássica até a música popular.

Ficha técnica:

Diretor artístico: Webster Silas

 

ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL

Estante Compartilhada AHM 

12/04 | 10h 

O AHM quer tornar a leitura mais acessível e divertida! Por isso, criamos a Estante Compartilhada, um espaço onde podes trazer um livro e levar outro, fazendo as histórias circularem e incentivando a leitura.   

A nossa banca funciona assim: você traz um livro e troca por outro do seu interesse. Fácil assim!  “Mas eu não tenho livros para doar, posso dar uma olhada e pegar um livro?”  Sim! Acreditamos que os livros são feitos para serem lidos e devem circular. 

Importante: Os livros precisam estar em boas condições de uso - afinal, ninguém merece um livro rasgado ou mofado, não é? Vem trocar, descobrir novas leituras e fazer parte desse movimento literário! 

Local: Saguão do AHM

 

BOSQUE DE LEITURA CIDADE DE TORONTO

Histórias de um Cavaquinho - Contação de História

Rafael de Barros

A livre adaptação da história inusitada sobre o choro “Brasileirinho”.

Vamos descobrir como o seu sobrinho e um Cavaquinho quebrado, ajudaram Waldir Azevedo a compor essa música tão importante para a cultura brasileira. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.

Dia 12 de abril às 11h - Bosque de Leitura Cidade de Toronto

 

BOSQUE DE LEITURA PARQUE DO TROTE

Circopoético - Circo

Mizael Alves

O espetáculo Circopoético mistura o riso com emoções, mistura a infância com o futuro, o brincar e o refletir. Consiste na junção de duas linguagens que Mizael Alvez, o palhaço Tóin-Tóin, traz a partir de seu repertório brincando com circo e poesia. O intuito é estabelecer uma brincadeira com o público tentando resgatar o repertório humano que cada ser traz consigo, repertório esse voltado para o imaginário circense e poético. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 45 minutos.

Dia 12 de abril às 11h - Bosque de Leitura Parque do Trote

 

BOSQUE DE LEITURA PARQUE DO CARMO e PARQUE DO IBIRAPUERA

Viveiro de Cantigas - Música

O grupo musical “Viveiro de Cantigas” nasceu em 2024 e surge com o objetivo de potencializar, estimular e exaltar a música brasileira. Fazendo isso, seus integrantes se colocam como guardiões que agem para difusão da riqueza sonora do nosso país atrelada à performances poéticas que fazem referência e se inspiram na tradição das cantigas populares brasileiras, possibilitando espaços onde manifestações da identidade cultural floresçam e abracem novas gerações.

Unindo músicos, cantores, atores e atrizes, o grupo se apresenta no formato cortejo e valoriza a música e a poesia como ferramentas de transformação social, destacando a importância das artes na promoção da saúde e do bem-estar. Ao proporcionar um viveiro onde cantigas possam crescer, multiplicar e nutrir-se não apenas de música, mas também de memória ancestral. Classificação indicativa: Livre - Jovens. Duração: 60 minutos.

Dia 12 de abril às 11h - Bosque de Leitura Parque do Carmo

Dia 13 de abril às 11h - Bosque de Leitura Parque Ibirapuera

 

BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE

Título: Brincadeira de todos os tempos

Tipo de evento: Recreação infantojuvenil

Datas e horários: 12 de abril, das 12h às 15h

Espaços: Jardim Contemplativo (em caso de necessidade, Espaço Tula Pilar Ferreira)

Sinopse

Com mais de 12 anos de existência, o projeto Brincadeira de Todos os Tempos celebra a riqueza das brincadeiras tradicionais e culturais que atravessam gerações. Por meio de uma programação diversificada, reúne espetáculos interativos, performances cênicas e números circenses que despertam a imaginação e incentivam a participação ativa de crianças e famílias. A cada apresentação, o público é conduzido a um universo lúdico, onde personagens encantadores resgatam brincadeiras que marcaram a infância de diferentes gerações, fortalecendo memórias afetivas e laços sociais. Pernaltas, malabaristas, contadores de histórias e artistas cênicos interagem diretamente com as crianças, tornando a experiência ainda mais envolvente, sensorial e imersiva. Neste projeto especial para a Biblioteca Mário de Andrade, o Brincadeira de Todos os Tempos convida o público a redescobrir o prazer das brincadeiras, da leitura e do universo dos livros, promovendo a convivência presencial e fortalecendo a cultura lúdica como parte essencial da formação infantil.

 

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

Contação de histórias: Era uma Vez… com Quem Escreveu! (Com Quintal do Passarinho)
12 e 13/4

Sábado e Domingo, às 15h

Foyer

Classificação indicativa: livre

Grátis

Sem necessidade de retirada de ingressos

Em celebração ao Dia Nacional do Livro Infantil, este mês será dedicado a encontros mágicos entre leitores e aqueles que dão vida às histórias. Nesta programação especial, escritores de literatura infantil que também são contadores de histórias assumem a missão de narrar suas próprias obras. Com vozes cheias de encanto, eles compartilham não apenas suas histórias, mas também os bastidores de suas criações, inspirando crianças e adultos a mergulharem no universo da imaginação e da escrita.

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn