Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Prefeitura de São Paulo e Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa lançam projeto de programação cultural gratuita no Centro de São Paulo

Fizz Jazz: atração da programação CENTRÔ! (Divulgação)
São Paulo, 11 de março de 2025 - A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, apresenta um novo projeto: o CENTRÔ!, que levará programação cultural gratuita semanalmente às ruas e praças do Centro de São Paulo. O projeto que ocorrerá regularmente visa celebrar a arte de rua, impulsionando o desenvolvimento técnico e profissional de artistas locais e levando mais democratização do acesso à cultura por meio de intervenções itinerantes em pontos icônicos do centro histórico, nas varandas e calçadas. Assim, tais lugares ganham um novo significado, transformando-os em palcos públicos.
Inaugurando nesta sexta-feira (14) e sábado (15), o “CENTRÔ!” já tem programação confirmada até o dia 5 de abril. Largo do Café, Theatro Municipal, Av. Vieira de Carvalho (altura do nº31), a Praça do Patriarca e a Praça Antonio Prado são logradouros públicos que recebem as primeiras atividades culturais do novo projeto.
Entre as atrações do fim estão Discopédia, DJ Lady Brown, Samba de Dandara, cortejo Sanfonada, da Cia Chegança, Fizz Jazz - swing band ao estilo de New Orleans do início do século XX, Quarteto em Dó Machado, grupo de música instrumental brasileira, entre outros (confira a programação completa abaixo).
Com foco nos artistas de rua, as ações levarão teatro, circo, música e diversas linguagens para a dinâmica das ruas, oferecendo novas experiências aos munícipes. As intervenções acontecem às sextas e sábados, em diferentes horários, transformando o centro histórico em um circuito de descobertas artísticas.
“A requalificação da região central é uma das prioridades da gestão do prefeito Ricardo Nunes. Mais do que espetáculos, o “CENTRÔ!” propõe uma reconexão com o espaço público. A cada apresentação, o projeto desafia a ideia convencional de palco, levando arte de qualidade a quem circula pela região”, explica Totó Parente, Secretário de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo.
Serviço:
CENTRÔ!
Intervenção Artística
Dias: 14, 15, 16, 21, 22, 26, 28 de março e 5 de abril
Horários: 12h, 13h, 14h, 15h, 15h30 e 17h
Locais:
Largo do Café - Centro Histórico de São Paulo (CEP: 01010-001)
Av. Vieira de Carvalho - República (CEP: 01210-010)
Praça do Patriarca - Centro Histórico de São Paulo (CEP: 01002-010)
Praça Antonio Prado - Centro Histórico de São Paulo (CEP: 01010-001)
Hall do Theatro Municipal - Praça Ramos de Azevedo, s/n - República, São Paulo - SP, 01037-010
Sinopses:
Ensemble FTM
Música, Livre
O Ensemble FTM, criado em 2018, é composto por músicos experientes do Theatro Municipal de São Paulo. O grupo se dedica à pesquisa de novos repertórios e arranjos, explorando possibilidades sonoras para instrumentos clássicos a partir da música popular brasileira do século XX. Suas apresentações, muitas vezes em formato de concertos didáticos, ocorrem em diversos espaços culturais da cidade, como a Sala do Conservatório, bibliotecas e centros culturais.
14/3, 12h e 13h - Hall do Theatro Municipal
Duo de Eufônio
Música, Livre
O duo é formado pelos talentosos alunos da Escola de Música da Fundação Theatro Municipal de São Paulo: Kauã Romero e Samuel Alves. O repertório é composto pelos Duetos de Jean Baptiste Arban.
15/3, 12h e 13h - Hall do Theatro Municipal
Sanfonada
Música, Livre
O cortejo Sanfonada, realizado pela Cia Chegança, celebra a força e a tradição da música nordestina, trazendo para as ruas e palcos a energia vibrante do forró, do xaxado e da música pé de serra. Com uma formação composta por quatro sanfoneiros, o grupo une a cadência da zabumba, a sonoridade marcante do triângulo e a melodia envolvente das rabecas, proporcionando ao público uma experiência única de imersão na cultura popular nordestina.
14/03, 12h - Largo do Café
21/03, 13h - Praça Antonio Prado, Centro
28/03, 13h - Praça do Patriarca, Centro
Fizz Jazz
Música, Livre
A Fizz Jazz é uma swing band ao estilo de New Orleans do início do século XX. Os shows da Fizz Jazz passam por toda a primeira metade do Século XX através de temas clássicos, dos blues às origens do Rock’n Roll, em que a banda conta histórias e curiosidades de
maneira descontraída.
14/03, 13h - Largo da Café, Centro
21/03, 12h - Praça do Patriarca, Centro
28/03, 12h - Praça Antonio Prado, Centro
Quarteto em Dó Machado
Música, Livre
Quarteto em Dó Machado é um grupo de música instrumental brasileira, com foco no choro, passeando por outros ritmos como samba, valsa, bossa-nova, polca e maxixe. Formado por Mário Machado (clarinete), Bruno Vieira (violão de 7 cordas), Leo Matheus (cavaquinho) e Beto Araújo (pandeiro).
14/03, 12h - Praça do Patriarca, Centro
21/3, 12h - Praça Antonio Prado, Centro
28/3, 12h - Largo do Café, Centro
Quarteto Raiz
Música, Livre
O projeto Quarteto Raiz nasce com a missão de levar a sonoridade autêntica da moda de viola para as ruas de São Paulo. Inspirado na riqueza da música caipira, o grupo realiza um cortejo musical que celebra as tradições rurais e a cultura popular brasileira. Com um formato itinerante, a roda de viola percorre espaços públicos, levando consigo a essência da viola caipira e a energia contagiante das mini orquestras de violeiros.
14/03, 13h - Praça Antonio Prado, Centro
21/3, 13h - Largo do Café, Centro
28/3, 12h - Praça do Patriarca, Centro
Ciranda das Gêmeas Dias e a Trupe Cirandá
Intervenção, Livre
No picadeiro redondo, somos movimento perpétuo, a roda que gira e convida a todos para entrar, sentir e deixar-se levar pela sinfonia da vida, da arte e da tradição. O espetáculo é um misto de música, poesia, performance circense e dança de roda, e nos convida a mergulhar na maravilha que é quando damos as mãos em círculo e nos olhamos nos olhos enquanto dançamos.
14/03, 13h - Praça do Patriarca, Centro
21/3, 12h - Largo do Café, Centro
28/3, 13h - Praça Antonio Prado, Centro
POIN & Circo
Intervenção, Livre
A POIN é um trabalho paralelo dos integrantes da cia cabelo de maria: um septeto formado por músicos que tocam violão, acordeon, flauta, violino, sousafone e percussão e que tem como principal característica a interatividade com o público, que é incluído de diferentes formas em todos os números musicais instrumentais apresentados.
14/03, 12h - Praça Antonio Prado, Centro
21/3, 13h - Praça do Patriarca, Centro
28/3, 13h - Largo do Café, Centro
Poesia nas Alturas
Intervenção, Livre
“Poesia nas Alturas” é uma intervenção artística que une música, poesia e a grandiosidade dos pernaltas em um espetáculo inspirado na cultura popular brasileira. Os artistas, elevados pelo encanto dos saltos, percorrem espaços urbanos e festivais levando versos e melodias que celebram o imaginário popular, os cantos de raiz e a oralidade como patrimônio imaterial.
15/3, 12h - Largo do Café, Centro
Robson Capela
Música, Livre
Robson Capela apresenta sambas autorais, compostos em sua trajetória sambística, onde permite um passeio as origens, parcerias, passagens e temas cotidianos no formato de samba tradicional com obras gravadas por grandes personalidades e bandas: Leci Brandão, Demônios da Garoa, Clube do Balanço , Banda Sandália de Prata , Deolindo, Carlão Maneiro, entre outros...
15/3, 13h - Largo do Café, Centro
29/3, 13h - Praça Antônio Prado, Centro
As Mina Risca
Música, Livre
Atuando desde 2020, o coletivo é composto por DJs experientes e renomadas da cena Hip Hop, com apresentações que enfatizam os Toca Discos como principal instrumento musical. Nos bailes, elas se revezam nos toca-discos, apresentando repertórios musicais variados e relevantes com técnica e feeling afiados, costurando diversas vertentes da música negra como rap, r&b, soul, funk, disco, afrobeat, disco, house e por aí vai.
15/3, 15h - Largo do Café, Centro
Discopédia
Música, 12 anos
A Discopédia é a festa que busca contar histórias através do vinil e apresentar ao público sonoridades do mundo. É uma mistura de rap, soul, funk 70, jazz e muitos outros grooves! Tudo foi pensado pelos DJs Dandan e Marco, que tocam com Criolo, e também por DJ Nyack, integrante da banda do Emicida.
15/3, 17h - Largo do Café, Centro
Samba de Dandara
Música, Livre
Samba de Dandara é um grupo composto por mulheres que exalta e faz releituras das obras das grandes mulheres do samba, pontos de candomblé e umbanda e canções autorais. Através de uma representação musical que passeia por ritmos afro-brasileiros, como o samba em suas diversas vertentes, ijexás, afoxés, e pontos de candomblé e umbanda, a banda promove e enaltece essa resistência. Fundada em 2012, a banda também propõe discussões sobre ancestralidade e protagonismo feminino no samba e na sociedade.
16/3, 14h e 15h30 - Av. Vieira de Carvalho, altura do nº31, República
Dj Lady Brown
Música, Livre
Lady Brown é uma DJ que traz peso cultural e musical para a cena de São Paulo, com uma pesquisa que explora a conexão entre ritmos ancestrais e a diáspora africana. Inspirada por uma junção de Nujabes e Cise Starr, seu nome carrega a essência de batidas profundas e refinadas, refletidas em sets que vão do dancehall e rap ao drill, grime, afrohouse e amapiano.
16/3, 13h e 15h - Av. Vieira de Carvalho, altura do nº31, República
Dj Luís Giusti
Música, Livre
Luís Giusti atua como DJ na cena pop desde 2016. Sua musicalidade viaja pelas vertentes do Pop Nacional e Internacional com foco na música brasileira como funk, axé, sertanejo, entre outros ritmos. Atualmente, é DJ residente nas festas Minhoqueens e Euphoria. Já se apresentou em grandes eventos como Carnaval de São Paulo, Parada LGBT+ de São Paulo, Rock in Rio, Navio Costa e Hopi Pride.
16/3, 16h30 - Av. Vieira de Carvalho, altura do nº31, República
Tereza Gama
Música, Livre
Tereza Gama, vocalista da banda Clube do Balanço, tem em sua carreira solo, o título de “Dama do Partido Alto” graças ao seu trabalho realizado desde 2005, quando lançou seu primeiro álbum “Aos Mestres com carinho”, realizando vários shows pela rede SESC, SESI e diversas rodas de samba pelas mais variadas comunidades, além de se apresentar no exterior.
22/3, 13h - Praça Antônio Prado, Centro
5/4 - 13h - Praça Antônio Prado, Centro
Ciclistas Bonequeiros
Intervenção, Livre
O grupo "Ciclistas Bonequeiros" foi fundado em 2010 por um coletivo de artistas e educadores apaixonados por bicicletas e teatro de bonecos. O objetivo era combinar a paixão pela arte de rua com a mobilidade sustentável e a educação ambiental. Tudo começou com um caixote de feira e logo depois o grupo concretizou-se em uma séria pesquisa sobre o teatro lambe-lambe.
22/3, 12h - Praça Antônio Prado, Centro
29/3, 12h - Praça Antônio Prado, Centro
Selvagem
Música, Livre
A Selvagem é um dos mais importantes e influentes selos de música eletrônica do Brasil e da América Latina, com uma história rica de mais de 10 anos iniciada em 2011. Ela é reconhecida nacional e internacionalmente por ter transformado e aprofundado a cena nacional com uma mistura única de música brasileira, house e disco music de qualquer lugar do mundo.
22/3, 15h às 17h30 - Praça Antônio Prado, Centro
Tijolo na Rua
Música, Livre
Fundada no Brooklyn, em 2018, pelo DJ e produtor brasileiro Akilez (também conhecido como sixx4sixx), a Tijolo é uma label multidisciplinar que tem como propósito valorizar a linguagem periférica e a cultura das ruas, promovendo artistas e projetos autênticos, de diferentes estilos e linguagens. Promovendo sonoridades que vão de house e techno a rap e baile funk, os djs Suelen Mesmo, CESRV, Eram e AK1N trazem suas pesquisas para as pistas.
22/3, 17h30 às 20h - Praça Antônio Prado, Centro
Mac Fly Mob
Dança, Livre
A Mac Fly Mob é um coletivo de Hip Hop que já se tornou referência no breaking brasileiro, com uma identidade sólida enraizada no underground, transita na versatilidade das vertentes do Hip Hop. Com parcerias importantes e participações relevantes em campeonatos (com três B-Boys no Top 16 Brasil), o foco do grupo está sempre no futuro da cultura.
4/4, 12h - Rua XV de Novembro, 194, Centro
Fernando Loko
Música, Livre
Conhecido por levar desde 2008 o bom e velho rock'n'roll para o público que circula pela Avenida Paulista, o artista de rua Fernando Loko apresenta seu repertório e irreverência com clássicos internacionais de todas as eras deste estilo que cativa todas as idades. Com sua inseparável Gibson, realiza na guitarra releituras de clássicos com domínio e técnica impecáveis.
4/4, 12h - Largo do Café, Centro
All Colours Band
Música, Livre
A versatilidade da banda traz o Jazz, Blues, Soul, Rock em um show com muita potência vocal e solos vibrantes. A Banda vem com um show inédito para esta temporada, com virtuosidade e sofisticação, cantando e tocando clássicos de artistas que marcaram época como Nina Simone, Billie Holiday, Ray Charles, entre outros.
4/4, 12h - Praça Antonio Prado, Centro
Cendiras B.girls
Dança, Livre
Destacando a força feminina na cena Hip Hop e exaltando a originalidade brasileira, o coletivo Cendiras é formado por seis B-Girls cuja identidade está profundamente conectada ao breaking. Com muita personalidade e representatividade, elas apresentam um showcase dinâmico e impactante com movimentos ritmados e acrobáticos, que traduzem a verdadeira essência da cultura Hip Hop.
4/4, 13h - Praça Antonio Prado, Centro
Leone da Gaita
Música, Livre
O Blues é um gênero e forma musical que se desenvolveu a partir das raízes tradicionais das músicas africanas, crescendo através da oralidade e fazendo parte da construção identitária afro americana. Em 2015 Leone da Gaita realizou uma grande pesquisa sobre a história do blues inspirado pelas narrações de histórias, criou um trabalho com interlinguagens unindo a música e a literatura. Desde então, realiza o shows interativos, "Blues do Mississippi a Chicago" apresentando histórias marcantes que retratam os primórdios do blues.
4/4, 13h - Rua XV de Novembro, 194, Centro
Banda Cucamonga
Intervenção, Livre
No final do ano de 2012, o multi-artista circense, músico e banjoísta Wilson Vasconcelos, teve a percepção de reunir em um mesmo trabalho, linguagens distintas que pudessem explorar a alegria e a abordagem lúdica do circo com a liberdade e a virtuosidade de bons músicos. Com apresentações realizadas ao vivo na Av. Paulista, o grupo mantém constante evolução sem perder a característica de sua essência no formato “Street Band” – que se apresenta de forma itinerante e com interação permanente com o público.
4/4, 13h - Largo do Café, Centro
Mac Fly Mob
Dança, Livre
A Mac Fly Mob é um coletivo de Hip Hop que já se tornou referência no breaking brasileiro, com uma identidade sólida enraizada no underground, transita na versatilidade das vertentes do Hip Hop. Com parcerias importantes e participações relevantes em campeonatos (com três B-Boys no Top 16 Brasil), o foco do grupo está sempre no futuro da cultura.
11/4, 13h - Largo do Café, Centro
Fernando Loko
Música, Livre
Conhecido por levar desde 2008 o bom e velho rock'n'roll para o público que circula pela Avenida Paulista, o artista de rua Fernando Loko apresenta seu repertório e irreverência com clássicos internacionais de todas as eras deste estilo que cativa todas as idades. Com sua inseparável Gibson, realiza na guitarra releituras de clássicos com domínio e técnica impecáveis.
11/4, 13h - Rua XV de Novembro, 194, Centro
All Colours Band
Música, Livre
A versatilidade da banda traz o Jazz, Blues, Soul, Rock em um show com muita potência vocal e solos vibrantes. A Banda vem com um show inédito para esta temporada, com virtuosidade e sofisticação, cantando e tocando clássicos de artistas que marcaram época como Nina Simone, Billie Holiday, Ray Charles, entre outros.
11/4, 12h - Largo do Café, Centro
Cendiras B.girls
Dança, Livre
Destacando a força feminina na cena Hip Hop e exaltando a originalidade brasileira, o coletivo Cendiras é formado por seis B-Girls cuja identidade está profundamente conectada ao breaking. Com muita personalidade e representatividade, elas apresentam um showcase dinâmico e impactante com movimentos ritmados e acrobáticos, que traduzem a verdadeira essência da cultura Hip Hop.
11/4, 12h - Rua XV de Novembro, 194, Centro
Leone da Gaita
Música, Livre
O Blues é um gênero e forma musical que se desenvolveu a partir das raízes tradicionais das músicas africanas, crescendo através da oralidade e fazendo parte da construção identitária afro americana. Em 2015 Leone da Gaita realizou uma grande pesquisa sobre a história do blues inspirado pelas narrações de histórias, criou um trabalho com interlinguagens unindo a música e a literatura. Desde então, realiza o shows interativos, "Blues do Mississippi a Chicago" apresentando histórias marcantes que retratam os primórdios do blues.
11/4, 13h - Praça Antonio Prado, Centro
Banda Cucamonga
Intervenção, Livre
No final do ano de 2012, o multi-artista circense, músico e banjoísta Wilson Vasconcelos, teve a percepção de reunir em um mesmo trabalho, linguagens distintas que pudessem explorar a alegria e a abordagem lúdica do circo com a liberdade e a virtuosidade de bons músicos. Com apresentações realizadas ao vivo na Av. Paulista, o grupo mantém constante evolução sem perder a característica de sua essência no formato “Street Band” – que se apresenta de forma itinerante e com interação permanente com o público.
11/4, 12h - Praça Antonio Prado, Centro
Ensemble FTM
Música, Livre
O Ensemble FTM, criado em 2018, é composto por músicos experientes do Theatro Municipal de São Paulo. O grupo se dedica à pesquisa de novos repertórios e arranjos, explorando possibilidades sonoras para instrumentos clássicos a partir da música popular brasileira do século XX. Suas apresentações, muitas vezes em formato de concertos didáticos, ocorrem em diversos espaços culturais da cidade, como a Sala do Conservatório, bibliotecas e centros culturais.
11/4, 12h - Hall do Theatro Municipal, Centro
Ciclistas Bonequeiros
Intervenção, Livre
O grupo "Ciclistas Bonequeiros" foi fundado em 2010 por um coletivo de artistas e educadores apaixonados por bicicletas e teatro de bonecos. O objetivo era combinar a paixão pela arte de rua com a mobilidade sustentável e a educação ambiental. Tudo começou com um caixote de feira e logo depois o grupo concretizou-se em uma séria pesquisa sobre o teatro lambe-lambe.
12/4, 12h - Praça Antônio Prado, Centro
Pagode da 27
Música, Livre
O Pagode da 27 nasceu em 2005 da reunião de sambistas do Grajaú na Rua 27 (R. Manoel Guilherme dos Reis). Considerada nos anos noventa uma das ruas mais perigosas da zona sul, hoje ela é considerada uma rua de patrimônio cultural. O samba é tocado na rua todos os domingos e desde o início tem chamado a atenção de muitos amantes do samba.
12/4, 12h às 14h30 - Praça Antônio Prado, Centro
Dj Nyack
Música, Livre
Com quase duas décadas de carreira, Nyack já levou sua música para grandes palcos no Brasil e no exterior, além de ser fundador da icônica festa Discopédia e idealizador da Rádio Gatilho FM. No Centrô, ele entrega uma experiência sonora intensa e cheia de groove, fazendo da pista um espaço de conexão e celebração.
12/4, 15h às 17h30 - Praça Antônio Prado, Centro
Carlos do Complexo
Música, Livre
Nascido e criado no Complexo do Engenho da Rainha, no Rio de Janeiro, o artista se consolida como um dos produtores mais geniais desta geração. CDC, como também é conhecido, está constantemente experimentando sonoridades da EDM, R&B, funk carioca, músicas africanas, entre outros gêneros.
12/4, 17h30 às 20h - Praça Antônio Prado, Centro
Theatro de Portas Abertas
Intervenção, Livre
Às terças-feiras e aos sábados, as portas do Theatro Municipal ficam abertas para que o público possa conhecer sua arquitetura e seus elementos artísticos.
Aos sábados serão oferecidas atividades para ampliar as possibilidades de experimentações nos espaços. As inscrições para as atividades serão feitas no local, as vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.
Salão nobre, foyer e varanda poderão ser visitados pelos participantes inscritos nas atividades.
12/4, 12h às 14h30 - Theatro Municipal de São Paulo
Recital dos alunos da Escola de Música da Fundação Theatro Municipal
Música, Livre
A Escola de Música de São Paulo se destaca como um ambiente propício ao desenvolvimento artístico e educacional, contribuindo significativamente para a formação de talentos musicais que têm impacto não apenas no Brasil, mas também além de nossas fronteiras.
12/4, 11h - Sala do Conservatório - Praça das Artes
A programação está sujeita a alteração. Confira a agenda completa dos equipamentos culturais municipais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa nas redes sociais e site.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk