Notícia na íntegra
Centros Culturais e parceiros começam esquenta da Virada Cultural 2025, neste fim de semana
A Prefeitura de São Paulo apresenta a programação especial da pré-Virada Cultural, que começa já neste sábado (17), com shows, oficinas, peças de teatro e espetáculos nos equipamentos municipais de cultura como Centros Culturais, Casas de Cultura e teatros, além dos parceiros, como o Paulista Cultural.
A edição deste ano da Virada promete ser uma das maiores, em comemoração aos 20 anos do evento e conta com a presença de grandes nomes da música brasileira, como Alceu Valença, BK, Luísa Sonza, Léo Santana e Liniker. Nos palcos oficiais, terão shows de artistas renomados que já lotaram espaços, além do resgate do passeio pelo centro, com palcos e atrações próximas. Até o início da Virada, que acontece às 18h do dia 24 de maio, a população da capital pode aproveitar a seguinte programação:
CENTRÔ e SP Rock Fest
O CENTRÔ! deste sábado (17), tem duas programações especiais: às 12h, na Praça Antônio Prado, quem toca é o Pagode na Lata, e às 15h, na mesma praça, a Festa Ploc vai agitar o público. Ela foi criada há mais de 20 anos e é considerada o maior evento retrô da América Latina. Também se transformou em um evento multi-plataforma com djs, shows, intervenções visuais, e moda retrô, além de ter uma média de 170 eventos anuais com o nome Ploc no Brasil, seis turnês na Europa e Estados Unidos e três DVDs lançados com mais de um milhão de cópias vendidas.
No domingo (18), o SP Rock Fest apresenta a Vespas Mandarinas, a partir das 13h, no Centro Cultural Santo Amaro, na área externa, uma banda de rock paulistana com 12 anos de história, aclamada pela crítica musical e abraçada pelo Público, com músicas que tocam em rádios e já tendo passado por festivais como o Lollapalooza, Bananada e João Rock.
Centro Cultural FIESP
O Centro Cultural FIESP traz três exposições que ficam abertas entre sábado (17) e domingo (18), das 10h às 20h. Uma delas é a coleção do Museu de Arte Moderna (MAM), que, ao longo dos últimos 77 anos, se transformou e ampliou. Desde a década de 1960, o acervo adquiriu mais de 5 mil obras, grande parte de artistas contemporâneos.
Os povos originários também terão a presença retratada na mostra “TA'ÃNGAA, OS INDÍGENAS POR ELES MESMOS”, projeto do FAMA Museu que questiona a apropriação da cultura indígena por modernistas e propõe uma reflexão sobre arte contemporânea a partir da perspectiva ancestral.
“TUDO PODE (perder-se)” mostram as obras do multi artista Tadeu Jungle, herdeiro da poesia concreta e um dos precursores da videoarte no Brasil, incluindo peças originais dos anos 1980 e trabalhos concebidos especialmente para a exposição, que completa 45 anos de produção.
O FIESP ainda apresentará peças de teatro gratuitas e os ingressos precisam ser reservados com antecedência pelo site. No sábado (17) e domingo (18), "A Incrível Viagem do Quintal" começa às 14h para o público infantil, contando a história de quatro personagens que realizam uma viagem pelo quintal e, em cada parada, descobrem preciosidades da cultura brasileira e de tradições de cada região deste imenso Brasil. Enquanto "Avenida Paulista, da Consolação ao Paraíso" será outra atração, que retrata a inquietude da principal avenida da cidade que nunca para e nunca dorme, repleta de sonhos, frustrações, desejos, possibilidades, dúvidas e milhões de solidões entrecruzadas. A peça será exibida no sábado (17), às 20h, e no domingo (18), às 19h.
Teatros
Os teatros municipais vão estar com programação durante todo o dia, no sábado (24), já dando as boas-vindas à Virada oficial que tem início de noite.
O Teatro Cacilda Becker, terá uma apresentação da Intuição Companhia de Dança (Epifania), às 16h. No Theatro Municipal, às 17h, Zeh Palito, pintor e muralista que teve obra comprada por Beyonce e Jay-Z, vai ter suas artes expostas no equipamento. O Teatro Arthur Azevedo, às 16h, recebe o espetáculo “Dinossauros do Brasil”, do Pia Fraus, uma peça teatral baseada no livro “Novo Guia Completo dos Dinossauros do Brasil” de Luiz E. Anelli.
No Teatro Paulo Eiró, o espetáculo “Zebra sem Nome” comanda o espaço, às 16h, contando a história de uma Zebra que sai da savana africana em busca da sua identidade e de um nome para chamar de seu. Logo em seguida, às 17h30, é o momento do “Besouro Mutante”, do grupo Namakaca, que tem como cenário um fusca e três vendedores charlatões.
No Teatro Arthur Azevedo, o POIN & Circo traz seus números com muita música festiva, no domingo (25), às 17h30.
O Teatro Alfredo Mesquita também participa da festa, começando com “O Mágico di Ó”, às 16h, no sábado (24). Inspirado no clássico "O Mágico de Oz", de Frank Baum, a peça traz um olhar abrasileirado dos personagens Dorothy, Espantalho, Leão e Homem de Lata. No sábado (24), os famosos cortejos do Circa Margarida vão agitar a tarde, começando às 16h30 com o Cortejo Cênico Musical e às 17h30 com o Cortejo Cênico Malabarístico.
Japan House
A Japan House faz um ciclo de conversa sobre o mangá "Parasyte", de Hitoshi Iwaaki, no sábado (17), das 11h às 11h40, ressaltando aspectos estéticos e culturais das tradições nipônicas, encontrados nas histórias, personagens, cenários, diálogos e acontecimentos das obras selecionadas.
No mesmo dia, terá uma visita mediada das 15h às 16h30, pela exposição "Princípios japoneses: design e recursos", uma mostra que reúne 16 projetos de 14 criadores com foco em minimizar desperdícios de recursos e materiais, aplicando técnicas japonesas em arquitetura, design, artesanato e itens de esporte e instrumentos musicais.
Por fim, no domingo (18), das 11h às 15h, a atração das crianças será uma oficina de tirinhas japonesas, onde elas serão estimuladas a pensar sobre o princípio japonês “mottainai”, de não desperdício, que valoriza o uso consciente dos recursos e a conexão com os objetos do dia a dia.
Centros Culturais e Casas de Cultura
O Centro Cultural Tendal da Lapa apresenta o Primaverar (Cia do Estômago), no sábado, em quatro sessões: 9h30, 11h, 14h e 16h.
No Centro Cultural Santo Amaro, também no sábado, vai rolar o Válvula 5, às 17h. Seguindo na Zona Sul, na Casa de Cultura Santo Amaro, Zé de Zilda convida Peneira & Sonhador para tocarem, às 13h, e o Trio Golada se apresenta às 15h.
Na Zona Norte, a Casa de Cultura do Tremembé traz o Dj Sonora para tocar, às 17h, e o “FUSKA, o belo mestre de cerimônias”, d’O Mundo do Circo, tem sessão em Santana/Tucuruvi, às 12h30 e às 15h30.
CEU Caminho do Mar
O CEU Caminho do Mar, no Jabaquara, zona sul da capital, faz um esquenta da virada na quinta-feira (22), com a apresentação de dança “Esgares”, que resgata os movimentos que o corpo faz na vida cotidiana e que podem ser cômicos, assim como expressões que o rosto assume em determinadas situações, intencional ou não, mesclando os limites da dança, teatro e poesia.
Unibes Cultural
No sábado (17), o Unibes Cultural traz três atrações: o espetáculo infantil "Círculo das Baleias", às 16h, que conta a história da pequena baleia jubarte Jujuba, nascida na Bahia, e de um simpático pinguim argentino, que embarcam em uma jornada até o Polo Sul.
Para os adultos que querem aprender a construir e compartilhar boas narrativas, das 13h às 18h, o equipamento oferece uma oficina de práticas com o grupo Era Uma Vez, que desde 1997 trabalha com contação de histórias de vários povos, ensinando suas técnicas para educadores, cuidadores e todas as pessoas interessadas.
Por fim, um Festival de Fotografia, que fica no sábado (17) e domingo (18), das 10h às 18h, e que apresenta a arte de diversos fotógrafos, inclusive exposições da renomada plataforma Women Street Photographers e a 10ª edição da Feira de Fotografia. Também terão quatro palestras com nomes relevantes do cenário nacional e internacional da fotografia, como Corinna del Bianco e Leticia Valverdes.
Itaú Cultural
O esquenta no Itaú Cultural já começa com dois shows: no sábado (17), às 20h, a atração é o DJ Dolores, fundador da "Orchestra Santa Massa" e "Aparelhagem ou o Blind Date" e que assinou diversas trilhas para espetáculos de dança, teatro, cinema e exposições; e no domingo (18), às 19h, o compositor, cantor, multi-instrumentista e arranjador Paulinho Bastos lançará o novo projeto “EP “Recado”, que traduz a riqueza musical da Amazônia amapaense e mostra ao público parte da tradição e do sentimento de pertencimento regional.
Bibliotecas
As bibliotecas também aproveitam o esquenta da Virada para começar com programações especiais no sábado (24). Confira:
Zona Leste
A Biblioteca Cora Coralina, em Guaianases, apresenta no sábado (24), o Figazza Show (Painé Santamaria), às 11h. Em seguida “Ciranda de Mundareú”, às 13h. Em São Miguel, no mesmo dia, a Biblioteca Raimundo de Menezes traz a Trupe de Peripécias, às 11h e o “O Saci que Queria Voar”, às 13h. Por fim, às 11h, a Biblioteca Fraccaroli, na Mooca, tem como atração “Sementeiras".
Zona Norte
Na Zona Norte, o I-Magia se apresenta às 11h, na Biblioteca Brito Broca, em Pirituba. Na Biblioteca Menotti Del Picchia, na Casa Verde, às 11h o espetáculo é com “A menina que bordava estrelas” e às 13h, com ‘NUTAR - Girando pelo fio do tempo”, do Projeto Nutar.
Zona Oeste
Na Zona Oeste, a Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em Pinheiros, traz às 11h, o “De Férias no Sítio (ETC e TAL) e às 13h, “Árvore de Histórias”.
Zona Sul
A Biblioteca Marcos Rey, no Campo Limpo, apresenta “Carlos Fliipe em Apuros (Cafi Otta-Circo Caju)”, às 11h e “VerDe Perto, o Musical Ecológico”, às 13h.
Palcos
Alguns artistas já começam a tocar durante a pré-virada que se estende até o fim da tarde do sábado (24), antes de dar início à Virada oficial que começa às 18h e vai até a próxima noite, no domingo (25).
Confira os artistas confirmados:
Jota.Pê
sábado (24), às 17h
Palco Butantã - Butantã
Karol Conká
sábado (24), às 17h
Palco Itaquera/Praça Brasil - Itaquera
Raquel dos Teclados
sábado (24), às 16h30
Palco Campo Limpo - Campo Limpo
Darlan
sábado (24), às 17h
Palco Cidade Ademar - Cidade Ademar
Beto Barbosa
sábado (24), às 17h
Palco Parada Inglesa - Santana/Tucuruvi
Barra da Saia - A História da Mulher na Música Caipira
sábado (24), às 17h
Palco Jardim Myrna Capela do Socorro
Bê Lourenço
sábado (24), às 18h
AV. São João 667 - Sé
Flip
sábado (24), às 17h
Palco Largo do Arouche II - Sé
Enivo
sábado (24), às 17h
Palco Praça da República - Sé
Mestre de Cerimônia Claudia Alexandre
sábado (24), às 17h
AV. São João 667 - Sé
A programação completa está no site viradasp.com.br. Para conferir as atividades do SESC na Virada, acesse: sescsp.org.br/sescnavirada.
Veja tudo o que foi anunciado na Virada Cultural 2025.
Acompanhe as redes sociais @smculturasp e fique por dentro das novidades.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk