Notícia na íntegra

Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2025 | Horário: 15:38
Compartilhe:

Com estrutura preparada pela Prefeitura, Carnaval de São Paulo terá muita animação nos megablocos, bloquinhos e distribuição gratuita de água 

Festa já começa nesta sexta (28) com os desfiles de escola de samba do Grupo de Acesso no Sambódromo do Anhembi

Com distribuição gratuita de 2,2 milhões de copos de água, 3,8 mil agentes de limpeza, 5.350 GCMs, 7,3 mil PMs, 23 mil câmeras de segurança, 30 mil banheiros químicos e 15 mil vendedores ambulantes, toda a estrutura preparada pela Prefeitura para o Carnaval 2025 já está pronta para receber os foliões, que voltam a colorir a cidade, começando pelos desfiles do Grupo Especial nesta sexta-feira (28), no Sambódromo do Anhembi, e se estendendo até a terça-feira (4 de março). Veja mais aqui.

Depois do sucesso e animação nas ruas nos dois dias do pré-carnaval, total 275 blocos desfilam nos quatro dias do carnaval em todas as regiões da cidade. 

Para garantir o conforto dos foliões que quiserem curtir os blocos e os megablocos, a administração vai garantir a distribuição da água em 158 tendas. Em parceria com a Sabesp, estão sendo disponibilizados 2 caminhões com torneira e 5 bebedouros, o que facilita para quem levar a própria garrafinha aos blocos. Para quem estará na folia, jatos de 18 caminhões-pipa serão usados para refrescar as pessoas. A Prefeitura também tem uma parceria com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) para a distribuição de água e 
.
No pré-carnaval, foram distribuídos 222.288 copos d’água gratuitamente, sendo 159.072 no sábado e 63.216 no domingo. 

Haverá pontos de distribuição de água também em cinco estações de metrô:
Estação Vila Madalena
Estação República
Estação Anhangabaú
Estação Barra Funda
Estação Sé

A Prefeitura criou o site oficial carnavalsp.com com informações sobre locais, horários e itinerários dos blocos de rua. 

Para chegar aos blocos, os foliões poderão usar o Domingão Tarifa Zero, ônibus gratuitos no sistema municipal de transportes, a partir da zero hora dos domingos (2) e (9) de março (pós-carnaval).

A Prefeitura também preparou uma estrutura completa, com 30 mil banheiros químicos. A limpeza nas ruas após os desfiles será feita por 267 equipes, além de 686 veículos para recolher o lixo, mobilizando 3.800 trabalhadores. Haverá 338 contêineres.

Somente no pré-carnaval, com um pelotão de quase 3 mil profissionais por dia, a Prefeitura de São Paulo retirou 227,7 toneladas de lixo das ruas por onde passaram blocos neste pré-carnaval, sendo 107,85 toneladas de lixo reciclável e 119,85 toneladas de lixo não reciclável. A limpeza das grandes avenidas por onde passaram os megablocos, como a do Ibirapuera, foi feita em uma média de 40 minutos.

A fiscalização será feita por 110 equipes, que estarão distribuídas por todos os trajetos dos blocos e no Anhembi.

Segurança
Pela primeira vez, o Carnaval de São Paulo está sendo monitorado pelo Smart Sampa, maior e mais completo sistema de segurança da América Latina, com 23 mil câmeras espalhadas pela cidade. Outro recurso tecnológico da gestão em 2025 será a utilização de 20 drones integrados ao Smart Sampa nos 14 megablocos e 365 câmeras nos circuitos destes desfiles. 

São 5.350 agentes da GCM nas ruas, o que garante um aumento de 30% no efetivo em relação a 2024. No Carnaval de Rua, serão 470 viaturas, além de 140 motos. No Anhembi, serão 234 veículos, entre carros e motos. Além disso, haverá 7.300 policiais militares no reforço à segurança no Carnaval de Rua por dia.

Saúde
A Secretaria Municipal da Saúde preparou uma ampla estrutura para o atendimento durante o Carnaval: no total, serão cerca de 1.800 profissionais da saúde, 174 ambulâncias, sendo 32 delas com UTIs, com capacidade para realizar de pequenas cirurgias a procedimento de alta complexidade, inclusive com desfibriladores disponíveis para emergências, além de 20 postos de saúde por dia, com 3 médicos, além de enfermeiros, técnico de enfermagem e bombeiros civis - serão dois a cada 100 metros caminhando com os foliões em cada megabloco.

Combate ao assédio
O protocolo Não Se Cale, que auxilia no atendimento a vítimas de assédio sexual, LGBTfobia e racismo, será intensificado, com 300 agentes envolvidos e 5 unidades móveis, localizadas estrategicamente nos megablocos ao lado dos postos de atendimento médico. Além disso, diariamente, 25 agentes descaracterizados vão circular pelas áreas de maior movimento como forma de intensificar a segurança e prevenir o assédio contra mulheres. Também serão distribuídas pulseiras de identificação de crianças.

Em outra frente, a Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais (IDMAS), da Guarda Civil Metropolitana, irá atuar com 46 agentes por dia (durante o pré, carnaval e pós), totalizando 368 agentes e oito viaturas. 

Escolas de Samba
Além do Carnaval de Rua, a Prefeitura de São Paulo também participa da organização da festa no sambódromo com os desfiles de 32 escolas de samba que devem atrair mais de 180 mil pessoas.

No total, 4,3 mil profissionais estarão envolvidos na organização dos desfiles e 1,9 mil ônibus serão disponibilizados para transportar os foliões, que também contarão com duas linhas especiais saindo do Tietê e da Barra Funda para chegada e saída do Sambódromo, além de todo o suporte necessário com postos médicos, ambulâncias e a atuação de profissionais de saúde. 

A segurança será reforçada com 816 agentes, 44 câmeras do Smart Sampa na região do sambódromo, 234 viaturas (carros e motos) e o uso de drones.

 Veja os desfiles do dia 28

21h00 – Desfile das Velhas-Guardas de São Paulo
23h00 – Colorado do Brás
00h05 – Barroca Zona Sul
01h10 – Dragões da Real
02h15 – Mancha Verde
03h20 – Acadêmicos do Tatuapé
04h25 – Rosas de Ouro
05h30 – Camisa Verde e Branco

Veja os desfiles do dia 1º

22h30 – Águia de Ouro
23h35 – Império de Casa Verde 
00h40 – Mocidade Alegre
01h45 – Gaviões da Fiel
02h50 – Acadêmicos do Tucuruvi
03h55 – Estrela do Terceiro Milênio
05h00 – Vai-Vai

Mobilidade e transporte
A Prefeitura fará uma operação especial no trânsito e transporte. Serão mais de 1.300 linhas de ônibus circulando nos fins de semana do pré, Carnaval e pós, sendo 150 linhas operando na madrugada.

Haverá ainda uma ação especial com 1,9 mil ônibus para quem for assistir aos desfiles no Sambódromo do Anhembi, que terá 32 escolas de samba em quatro dias. A partir da zero hora de domingo, quem for utilizar o transporte público vai contar ainda com o Domingão Tarifa Zero, em que o passageiro não paga tarifa aos domingos. 
Para garantir o ir e vir organizado, SPTrans e CET colocarão 2 mil agentes nas ruas, distribuídos por todas as regiões.

Para saber sobre mudanças de linhas, a população poderá acessar o site da SPTrans. Além disso, serão instalados adesivos com QR Code em 1,3 mil pontos de ônibus com informações sobre desvios e desativação de linhas durante o Carnaval. 
As informações sobre trânsito durante a festa estarão no site da CET.
O Rodízio Municipal de Veículos estará suspenso para os carros, de segunda-feira (3/3) até a Quarta-Feira de Cinzas (5/3), em razão do período de Carnaval. Saiba mais clicando aqui.

Apoio ao turista
A Prefeitura colocou 2.875 agentes de turismo em ação neste ano para auxiliar os frequentadores do Carnaval, tanto nos circuitos de rua quanto no Sambódromo. Esse é o maior número de guias de turismo já registrado dentro da Ação de Apoio ao Turista, um aumento de 20% em relação ao ano passado. Os guias oferecem informações sobre os horários dos desfiles, localização de banheiros, acesso ao transporte público, entre outros temas relacionados.
 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn