Procuradoria Geral do Município

Histórico da Biblioteca

No dia 25 de janeiro de 1935, por meio do "Acto nº 805" do Departamento Jurídico da Prefeitura de São Paulo, em funcionamento no Palacete Prates (foto), foi criada a biblioteca da Procuradoria Geral do Município.

A partir de 1938, com a aquisição de 1.290 obras, que na época totalizava um acervo de 2.733 volumes, a biblioteca passou a ser a mais eficiente e perfeitamente aparelhada para atender às necessidades das Procuradorias Fiscal, Jurídica e Administrativa, de acordo com o relatório dos exercícios de 1938, 39 e 40, apresentados pelo então diretor do Departamento Jurídico, Oswaldo Aranha Bandeira de Mello.

Hoje, com mais de 80 anos de existência, a Biblioteca da PGM possui um acervo de obras especializadas na área jurídica da Administração Municipal dos mais completos do Estado de São Paulo. E atualmente, reunindo conteúdos físicos e digitais, conta com:

• Mais de 11.000 títulos de livros especializados;
• Cerca de 29.000 pareceres, sendo digitalizados desde 2001 e em constante inserção;
• Aproximadamente 100 títulos de periódicos.

 A maior demanda de solicitações das pesquisas de pareceres é realizada virtualmente, abrangendo o atendimento de servidores e munícipes, sendo que os empréstimos de obras são disponibilizados somente para servidores e bibliotecas jurídicas.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h, e os pedidos podem ser feitos pelo endereço eletrônico da Biblioteca: pgm_biblioteca@prefeitura.sp.gov.br.