Nome da Secretaria
PRODAM e Ruth Cardoso, sincronia de ideias
A PRODAM prestou uma importante homenagem, na noite de 21 de janeiro, a uma das mais notórias e respeitadas mulheres que este país já teve, Ruth Cardoso. A partir daquele momento o auditório do 16º andar da empresa, na sede Água Branca passou a ser denominado “Auditório Ruth Cardoso”.
A cerimônia de inauguração, marcada por intensa emoção, teve a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e sua filha Beatriz, a vice-prefeita Alda Marco Antonio, o ex-ministro, conselheiro da PRODAM e atual secretário Especial de Direitos Humanos José Gregori, e representando o prefeito Gilberto Kassab, o secretário de Modernização, Gestão e Desburocratização, Rodrigo Garcia.
No início da solenidade, o diretor-presidente da empresa João Octaviano Machado Neto lembrou o pedido à FHC quando pensou em homenagear Ruth Cardoso, associando seu nome, pautado pela transparência e articulação, ao trabalho desenvolvido pela PRODAM. “É uma honra ter a Dra. Ruth Cardoso dando o seu nome ao auditório. É importante que esteja ali presente na lembrança do quanto representou para os brasileiros a sua dedicação. E tenho certeza que todos que passarem por atividades e treinamentos neste auditório procurarão honrar os princípios que tornaram Ruth Cardoso inesquecível para o Brasil”, completou.
Durante o descerramento da placa alusiva ao evento, Fernando Henrique reforçou a pertinência da homenagem pela empresa e declarou que sua esposa era receptiva às novas tecnologias. “Todo o esforço da Ruth foi colocar o conhecimento a serviço das pessoas”, enfatizou. “Sabemos que o que se diz aqui são palavras que não são formais, vêm realmente de um sentimento pelo que a Ruth fez, mas a palavra “única” dita no final da homenagem me emocionou, pois única ela foi”, finalizou.
O evento marcou também a abertura da exposição “Ruth Cardoso, uma Homenagem”, no Espaço Cultural PRODAM, ambiente anexo ao auditório. A mostra traz um panorama sobre a vida e os trabalhos dessa renomada antropóloga e professora. Sua trajetória foi dividida entre alguns registros fotográficos, informações sobre as organizações criadas por Ruth, como a ALFASOL (Alfabetização Solidária), além de uma parte interativa com biografia completa, prêmios, frases e depoimentos de personalidades do meio acadêmico e das organizações sociais.
“Através desta exposição e do nome do auditório, a PRODAM conseguiu retratar a grande mulher que foi Ruth Cardoso, e o quanto ela se preocupava com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. A empresa alia isso à sua missão e ao seu compromisso com a sociedade”, afirmou Regina Esteves, superintendente da Alfabetização Solidária (AlfaSol).
Prestigiaram ainda a homenagem os secretários Clóvis Carvalho, do Governo Municipal; Carlos Augusto Calil, de Cultura; Ricardo Montoro, de Participação e Parceria e, Marcos Belizário, da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.