Secretaria Executiva de Relações Institucionais

Juventude em Governo

Aproximando os jovens e as Políticas Públicas

O projeto

O Juventude em Governo é um projeto formativo criado para engajar a população jovem no exercício da cidadania a partir dos pilares de governo aberto. Nele os participantes passam por uma formação em políticas públicas e abertura de governo, e em seguida pelo jogo E se eu fosse o Prefeito?, que tem por objetivo fazer com que os participantes possam aplicar na prática, de forma lúdica e divertida, a análise e discussão de cenários, a priorização e a construção coletiva de soluções.
Desde a sua formulação, o projeto foi elaborado para ser replicado ao máximo de realidades possível, considerando as potencialidades da educação cidadã.

Pensando nisso, os materiais do jogo e da formação estão disponíveis gratuitamente para download. Para acessar, basta clicar aqui

A formação

    O módulo de aula do projeto consiste em uma adaptação da formação Governo Aberto na Prática – criado para apresentar a pauta de governo aberto aos servidores públicos, residentes e conselheiros da cidade de São Paulo. Para atender ao público, o material passou por revisões que aumentaram o conteúdo base – adicionando uma explicação inicial sobre políticas públicas –, simplificaram a linguagem até a obtenção do Selo Municipal de Linguagem Simples e memeficaram a apresentação, ou seja, inseriram elementos visuais – os memes – com o objetivo de aproximar o conteúdo da realidade dos jovens participantes e de tornar a formação mais participativa.

O jogo 
    
O jogo E se eu fosse o Prefeito? é o módulo prático do projeto. Nele os participantes são divididos em até 5 grupos para então receberem, por grupo, uma Carta de Imprevisto e uma de Vantagem, as Cartas de Realidade nos eixos de: Moradia, Saúde, Educação, Infraestrutura, População, Esportes, cultura e lazer e Transporte (sendo uma de cada eixo por grupo), uma Tabela de Valores, com a indicação de políticas públicas e seus valores, um orçamento aleatório de 5 Cartas Dindins e um Painel de Tomada de Decisão, onde os jovens poderão registrar suas escolhas e prestar contas. Além disso, é possível adquirir na tabela de valores uma Carta de Governo Aberto, que garante, por meio da aplicação de um pilar de governo aberto, um benefício à cidade fictícia do grupo.
Ao final de um período de 30 a 40 minutos, cada grupo deverá apresentar o nome de sua cidade, seus problemas e potencialidades, seu orçamento e as políticas públicas priorizadas. 

QUER SABER MAIS? CLIQUE AQUI