Subprefeitura Sapopemba
CIPA
LEMBRE-SE: Não há vontade tão importante nem trabalho tão urgente que não possa ser feito com segurança.
TODOS podem e devem zelar pela segurança no seu ambiente de trabalho. Viu ou presenciou uma situação de risco, ou perigosa, entre em contato com a CIPA.
VOCÊ SABIA? A CIPA pode ajudar a encaminhar casos de violência no trabalho, como assédio moral e sexual. Basta entrar em contato com a CIPA.
Maio Laranja
Em 2025, o Maio Laranja será a Campanha de Conscientização Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (instituído pela à
Lei nº. 14.432/2022 em todo o território nacional) marcará o 25º ano do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Dia 18 de Maio). A campanha na cidade de São Paulo, contará com algumas atividades que serão promovidas durante todo o mês:
Iluminação de prédios públicos com luzes laranja; Palestras, eventos e atividades educativas; Campanhas de mídia; Divulgação de informações de informações em banners, folders e Inclusão, na Barra Funda.
Símbolo da campanha
É a flor de cor laranja, que faz referência à gérbera, uma flor comum no Brasil que representa a fragilidade, vulnerabilidade, e da necessidade de cuidado e proteção. Para combater o abuso sexual infantil, é preciso promover a conscientização sobre os sinais de abuso, desmistificar tabus e estigmas que podem cercar o tema, criar ambientes seguros para crianças e jovens e promover a união. Ainda são objetivos da campanha: Informar sobre os recursos disponíveis para ajudar vítimas; promover a denúnc abuso; e proporcionar informação adequada a crianças sobre seu próprio corpo e os limites saudáveis em relação a ele.
Constituição Federal Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade o direito à vida,à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
O QUE A CIPA TEM FEITO? As reuniões da CIPA ocorrem uma vez por mês, quando os membros discutem as pautas colocadas pelos próprios membros e solicitações dos servidores, para averiguação da gravidade e urgência de todas as questões pertinentes à análise da CIPA que precisam ser resolvidas. No mês de abril, alguns cipeiros já concluíram o curso da CIPA, já sendo aptos a colocarem em prática o aprendizado do curso, como por exemplo, a criação dos mapas de riscos de todos os setores da Subprefeitura, onde serão apontadas todas as inconformidades e seus graus de urgência, sendo
sustentados pelo conhecimento e certificação. Algumas das pautas discutidas nas reuniões anteriores que se fizeram mais urgentes: falta de EPIs (Equipamentos de Segurança Individual) para os serviços que se fazem necessários; A manutenção dos degraus da escada de acesso ao gabinete (portaria principal); Instalação do elevador para acessibilidade; Instalação da Brigada de Incêndio; vazamentos e infiltrações; substituição das cadeiras sem condições de uso, entre outros. O trabalho da CIPA de verificar, relatar e encaminhar os problemas aos responsáveis dos setores específicos, já foi iniciado para que, mesmos sejam solucionados da melhor maneira possível.
Dia 02 de Maio
Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral.
Dia 18 de Maio
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Edição n°5 Boletim CIPA Subprefeitura Sapopemba - Ano 2025 – Editora do Texto: Flávia de Paula Borges
Sugestôes, situações de risco, elogios,críticas encaminhem um email para CIPA: cipa-sb@smsub.prefeitura.sp.gov.br
Saíba mais sobre a CIPA:
BOLETIM INFORMATIVO N° 4 CIPA SUBPREFEITURA SAPOPEMBA
BOLETIM INFORMATIVO N° 3 CIPA SUBPREFEITURA SAPOPEMBA
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk