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Secretaria Municipal da Saúde
Central de Orientações do Solução para Gestão de Profissionais da Saúde - SGPS
O SGPS - Solução para Gestão de Profissionais da Saúde é o sistema que substitui o SISRH - Sistema de Informação de Recursos Humanos, com o objetivo de agrupar informações sobre os profissionais da Saúde, como lotação, categoria funcional, férias, situação funcional, entre outros detalhes, independentemente do tipo de vínculo de contratação.
Idealizado e planejado com base em incontáveis sugestões da rede de interlocutores do SISRH durante o seu período de operação, o SGPS foi desenvolvido pela Divisão de Desenvolvimento e Informações Estratégicas de Gestão de Pessoas - DIGEP, do Departamento da Educação em Saúde - DES, da Coordenadoria de Gestão de Pessoas - COGEP. Oficialmente lançado em 24 de outubro de 2024.
Link para acessar o sistema: https://sgps.smsprefeiturasp.com.br/
1 - Solicitar acesso
Acesse a página inicial do SGPS, clique em Novo usuário + e preencha o formulário com seus dados. Em Unidade de acesso, atente-se para localizar corretamente a unidade na qual você trabalha, pois essa informação será utilizada para validar o seu perfil. Clique no botão PRÉ-CADASTRO e aguarde o e-mail com as orientações para criar a senha.
2 - Cadastro da senha/Esqueci minha senha
Ao receber a mensagem, clique no botão CADASTRAR SENHA e crie sua senha de acesso respeitando a política de caracteres indicada.
Para recuperar o acesso ao sistema em caso de esquecimento de senha, clique no botão Esqueci minha senha?, digite seu CPF e aguarde o e-mail com as instruções (são as mesmas do cadastro inicial de senha).
3 - Principal tela do SGPS: o Quadro da Unidade
É a partir do quadro da unidade que os usuários podem consultar os profissionais da sua unidade e exportar os dados, visualizar e editar detalhes de cadastro, adicionar novos profissionais contratados, encerrar contratações vigentes e transferir profissionais para outra unidade.
3.1 - Filtros
O campo permite buscar profissionais por Nome, CPF, Registro/Matrícula ou CBO. Tecle ENTER ou no botão OK para realizar a pesquisa e no botão LIMPAR para desfazer a busca.
3.2 - Exportar
Clique no botão EXPORTAR para fazer o download de arquivo .csv com os dados dos profissionais lotados na sua unidade neste momento. O arquivo pode ser aberto pelo Excel. Cada navegador pode ser configurado para salvar arquivos baixados numa pasta escolhida pelo usuário. Por padrão, o arquivo será salvo em Downloads.
3.3 - Detalhes
Exibe um cartão com mais dados do profissional.
3.4 - Editar
Possibilita a edição de alguns dados do profissional. Altere as informações e clique em SALVAR.
3.5 - Eventos
Permite o cadastro de eventos funcionais como férias, aposentadoria, demissão, exoneração, afastamentos e licenças diversas. Clique no botão EVENTOS correspondente ao profissional que você deseja incluir o evento, selecione a opção na lista, digite a(s) data(s) e clique no botão INCLUIR. Atenção e cuidado! Eventos que visam remover o profissional do quadro impossibilitam acesso ao registro após a inclusão do evento e a ação não poderá ser desfeita.
3.6 - Transferir
Funcionalidade que permite a transferência de um profissional para outra unidade. Clique no botão TRANSFERIR correspondente ao profissional que você deseja enviar para outra unidade, selecione a unidade de destino, use a data do último dia trabalhado no campo DATA DE SAÍDA e, opcionalmente, insira comentários em OBSERVAÇÕES. Então, uma notificação será enviada ao operador da unidade de destino com a possibilidade de aceitar ou rejeitar a transferência e você também verá uma notificação com a possibilidade de cancelar a transferência.
3.7 - Monitore o seu quadro regularmente, pois outras unidades podem enviar profissionais para a sua unidade.
5 - Novo Profissional
Quando um novo profissional começa a atuar na sua unidade por meio de nova contratação, adicione-o ao seu quadro clicando no botão + NOVO PROFISSIONAL e digite o CPF para buscá-lo no sistema. Caso esse profissional já tenha atuado em alguma unidade da Secretaria Municipal da Saúde, os dados pessoais serão preenchidos automaticamente. Além disso, se uma lotação ainda estiver ativa, será exibida em tela para fins informativos. Então, preencha os campos requeridos no formulário e clique em INCLUIR.
6 - Consultas
Ao selecionar a opção CONSULTA > PROFISSIONAL, você poderá pesquisar por nome ou CPF e exibir o histórico de contratações de um profissional.
E, ao selecionar CONSULTA > UNIDADE, poderá pesquisar uma unidade por nome do estabelecimento ou número do CNES e visualizar o seu quadro de profissionais.
Acesse a página inicial do SGPS, clique em Novo usuário + e preencha o formulário com seus dados. Em Unidade de acesso, atente-se para localizar corretamente a unidade na qual você trabalha, pois essa informação será utilizada para validar o seu perfil. Clique no botão PRÉ-CADASTRO e aguarde o e-mail com as orientações para criar a senha.
Ao receber a mensagem, clique no botão CADASTRAR SENHA e crie sua senha de acesso respeitando a política de caracteres indicada.
Para recuperar o acesso ao sistema em caso de esquecimento de senha, clique no botão Esqueci minha senha?, digite seu CPF e aguarde o e-mail com as instruções (são as mesmas do cadastro inicial de senha).
É a partir do quadro da unidade que os usuários podem consultar os profissionais da sua unidade e exportar os dados, visualizar e editar detalhes de cadastro, adicionar novos profissionais contratados, encerrar contratações vigentes e transferir profissionais para outra unidade.
O campo permite buscar profissionais por Nome, CPF, Registro/Matrícula ou CBO. Tecle ENTER ou no botão OK para realizar a pesquisa e no botão LIMPAR para desfazer a busca.
Clique no botão EXPORTAR para fazer o download de arquivo .csv com os dados dos profissionais lotados na sua unidade neste momento. O arquivo pode ser aberto pelo Excel. Cada navegador pode ser configurado para salvar arquivos baixados numa pasta escolhida pelo usuário. Por padrão, o arquivo será salvo em Downloads.
Exibe um cartão com mais dados do profissional.
Possibilita a edição de alguns dados do profissional. Altere as informações e clique em SALVAR.
Permite o cadastro de eventos funcionais como férias, aposentadoria, demissão, exoneração, afastamentos e licenças diversas. Clique no botão EVENTOS correspondente ao profissional que você deseja incluir o evento, selecione a opção na lista, digite a(s) data(s) e clique no botão INCLUIR. Atenção e cuidado! Eventos que visam remover o profissional do quadro impossibilitam acesso ao registro após a inclusão do evento e a ação não poderá ser desfeita.
Funcionalidade que permite a transferência de um profissional para outra unidade. Clique no botão TRANSFERIR correspondente ao profissional que você deseja enviar para outra unidade, selecione a unidade de destino, use a data do último dia trabalhado no campo DATA DE SAÍDA e, opcionalmente, insira comentários em OBSERVAÇÕES. Então, uma notificação será enviada ao operador da unidade de destino com a possibilidade de aceitar ou rejeitar a transferência e você também verá uma notificação com a possibilidade de cancelar a transferência.
Monitore o seu quadro regularmente, pois outras unidades podem enviar profissionais para a sua unidade.
Quando um novo profissional começa a atuar na sua unidade por meio de nova contratação, adicione-o ao seu quadro clicando no botão + NOVO PROFISSIONAL e digite o CPF para buscá-lo no sistema. Caso esse profissional já tenha atuado em alguma unidade da Secretaria Municipal da Saúde, os dados pessoais serão preenchidos automaticamente. Além disso, se uma lotação ainda estiver ativa, será exibida em tela para fins informativos. Então, preencha os campos requeridos no formulário e clique em INCLUIR.
Mesmo que seja durante o mesmo órgão contratante é necessário criar outro registro, INATIVANDO O REGISTRO COM A INFORMAÇÃO DO CARGO ANTERIOR. Quando um profissional muda de categoria entendemos que é referente a um novo contrato, com novas atribuições e atividades, por isso é preciso que seja criado um NOVO cadastro para o profissional com a nova categoria. Dessa forma conseguimos identificar que o profissional exerceu diferentes atribuições naquela unidade.
O gerenciador de perfis do SISRH (CAC) possui um mecanismo de segurança que bloqueia seu acesso sempre que detecta inatividade em algum perfil por motivos de segurança, ou seja, se você ficar sem utilizar o sistema por mais de 20 dias, a senha expirará automaticamente.
Esse "bug" acontece em versões dos navegadores Internet Explorer mais novos. Na "Videoaula 01 - Introdução e login" mostramos como resolver esse problema.Você pode acessar a Videoaula 01 no exato momento que explicamos isso clicando aqui
O acesso às unidades do SISRH funciona por modelo de hierarquia, ou seja, uma unidade só consegue editar os profissionais da sua unidade e abaixo dela. Sendo assim, uma Supervisão Técnica de Saúde só conseguirá editar os profissionais que estão lotados em sua Supervisão Técnica de Saúde e nas unidades abaixo delas. Neste caso, o profissional em questão deve ainda estar vinculado a uma unidade fora da sua hierarquia, sendo assim, você precisa entrar em contato com o interlocutor da sua região e solicitar que o mesmo desligue o profissional em questão da unidade atual.
Infelizmente o SISRH não dispõe de muitas opções de relatórios, por isso elaboramos alguns modelos em formato separado. Acesse nossa página de relatórios para conhecer
Conheça o Portal de Relatórios da COGEP e também o Tabnet, aplicativo desenvolvido pelo DATASUS que permite a realização de tabulações cruzando diversas variáveis. As bases de dados do Tabnet são atualizadas periodicamente em uma parceria com a Coordenação de Epidemiologia e Informação - CEInfo.
Dados Abertos (COGEP) |
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