Secretaria Municipal da Saúde
Guia de Encaminhamento de Cadáver (GEC)
Com o intuito de fornecer informações para subsidiar o médico legista na identificação da causa de mortis e no completo preenchimento da declaração de óbito (dados de identificação, histórico de saúde, circunstâncias do óbito), o PRO-AIM elaborou a Guia de Encaminhamento de Cadáver (GEC).
Esse documento deve ser preenchido (PORTARIA Nº 1056/2012 –SMS.G1) quando do encaminhamento do cadáver para2:
- SVO: óbitos por causas naturais mal definidas ou sem assistência médica
Ou - IML: óbitos por causas externas (homicídios, suicídios, acidentes e eventos de intenção ignorada ou atuação de profissional não médico3), independentemente do tempo decorrido entre o evento e a morte
A GEC poderá ser impressa diretamente clicando AQUI. Ressaltamos que deve ser emitida em 3 vias e todos os seus campos devem ser preenchidos:
- 1ª via: encaminhar ao SVO ou IML;
- 2ª via: arquivar no estabelecimento de saúde que a emitiu.
- 3ª via: encaminhar à Delegacia de Polícia, onde será emitido o Boletim de Ocorrência e providenciada a remoção do cadáver.
Orientações para o preenchimento da Guia de Encaminhamento de Cadáver
A Guia de Encaminhamento de Cadáver é composta por sete (7) blocos que contemplam a grande maioria das informações que constam da declaração de óbito (DO), além de informações sobre a história clínica e o atendimento prestado. O legista e/ou patologista utilizará esses dados para o preenchimento da DO no Instituto Médico Legal (IML) ou Serviço de Verificação de Óbito (SVO).
É de responsabilidade do médico que assina a Guia toda e qualquer informação nela constante, inclusive a garantia de seu completo preenchimento.
Campo “Guia destinada ao”
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Assinalar um “x” na quadrícula correspondente ao SVO, se for óbito por causa natural, ou IML, se for óbito por causa externa ou morte suspeita.
BLOCO I - Responsável pelo encaminhamento:
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Campo Natureza do óbito: assinalar a opção Morte natural ou Causa externa
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Campo Data do óbito: anotar a data do óbito
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Campo Hora: anotar a hora aproximada do óbito.
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Campo Nome do Hospital/PS: anotar o nome do estabelecimento de saúde onde ocorreu o óbito.
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Campo CNES: anotar o número do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde).
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Campo Endereço: anotar o endereço do estabelecimento de saúde.
- Campo Fone: anotar o telefone de contato do responsável pelo preenchimento.
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Campo Distrito Administrativo/Bairro: anotar o distrito administrativo ou o bairro onde se localiza o estabelecimento de saúde.
BLOCO II - Identificação do cadáver
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Campo Óbito: assinalar a opção Fetal (Natimorto) ou Não fetal.
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Campo Nº Registro: anotar o número de registro utilizado no próprio estabelecimento (número de prontuário, ficha de atendimento, etc).
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Campo RG: anotar o número do RG do falecido, caso disponível.
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Campo Data Nasc.: anotar a data de nascimento do falecido
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Campo Idade: anotar a idade do falecido em anos se maior que 1 ano de vida; em meses, se menor que 1 ano de vida e maior que 1 mês; em dias, se maior que 1 dia e menor que 1 mês de vida; em horas, se maior que 1 hora e menor que 1 dia de vida, ou em minutos se menor que 1 hora de vida. Assinalar as quadrículas correspondentes às unidades de medida (anos, meses, dias, horas, minutos). Se a informação for ignorada, assinalar a opção “ignorado”.
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Campo Escolaridade (em anos de estudo): assinalar a opção correspondente aos anos de estudo concluídos pelo falecido.
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Campo Ocupação: o- Campo “Ocupação” nos blocos II e III deverá ser preenchido informando o tipo de trabalho desenvolvido na maior parte da vida produtiva. Não preencher com ocupações vagas, como vendedor, operário, ajudante geral, funcionário público.
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Campo Filiação: anotar o nome da mãe do falecido.
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Campo Endereço residencial: anotar o tipo e nome do logradouro (rua, avenida, praça) do(a) falecido(a). No caso de óbitos em casas de repouso, deve-se registrar, se disponível, o endereço de residência anterior e não o da casa de repouso.
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Campo Nº: anotar o número da residência.
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Campo Complemento: anotar o complemento (apartamento, bloco, casa, etc.)
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Campo CEP: anotar o número do CEP da residência do falecido.
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Campo Distrito Adm/Bairro: anotar o nome do distrito administrativo ou do bairro de residência.
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Campo Cidade: anotar o nome da cidade de residência do falecido.
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Campo UF: anotar o nome da Unidade Federativa de residência do falecido.
BLOCO III - Óbito de Mulheres em Idade Fértil
Este bloco destina-se à coleta de informações sobre mulheres em idade fértil, isto é, entre 10 e 49 anos de idade. Esses dados são importantes para o calculo da mortalidade materna.
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Assinalar se a morte ocorreu em um dos períodos apontados: na gravidez, no parto, no aborto, até 42 dias após o parto, de 43 dias a 1 ano após o parto, não ocorreu nestes períodos, ignorado.
BLOCO IV - Óbitos fetais e em menores de 1 ano
Este bloco destina-se à coleta de informações sobre a mãe do falecido, nos casos de óbito fetal ou em menor de 1 ano de vida. Esses dados são importantes para estudos sobre a mortalidade neonatal e infantil, fatores de risco envolvidos e pareamento com a base de dados de Nascidos Vivos.
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Campo Idade: anotar a idade da mãe em anos.
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Campo Escolaridade: anotar a escolaridade da mãe em anos de estudo concluídos.
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Campo Ocupação: informar o tipo de trabalho desenvolvido na maior parte da vida produtiva da mãe. Não preencher com ocupações vagas, como vendedora, operária, ajudante geral, funcionária pública. Anotar estudante, se a mãe apenas estudar e não exercer nenhuma atividade remunerada. No caso de dona de casa não utilizar o termo “doméstica”..
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Campo Número de filhos tidos: anotar o número (não incluir o falecido, nascido vivo ou morto ao qual se refere a Guia).
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Campo Número de semanas de gestação: anotar a duração da gestação da mãe em semanas.
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Campo Tipo de gravidez: anotar se a gravidez é única, dupla, tripla e mais ou ignorada.
- Campo Tipo de parto: anotar se o parto foi vaginal, cesáreo ou ignorado.
- Campo Peso ao nascer: anotar o peso ao nascer em gramas.
- Campo Nº Declaração Nascido Vivo: anotar o número da Declaração de Nascido Vivo (DN).
BLOCO V - Óbitos por causas externas
Este bloco destina-se à coleta de informações sobre as “circunstâncias do acidente ou violência que produziu a lesão fatal” (CID-10 - definição de causa básica de morte).
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Campo Morbidade informada: assinalar a opção entre Acidente, Suicídio (auto-agressão), Agressão por terceiros e Evento de intenção indeterminada.
- Seção Acidentes
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Acidente de trânsito (Informações sobre a vítima): em caso de acidente de trânsito assinalar esta opção e informar a condição da vítima assinalando entre as opções pedestre, condutor, passageiro ou ignorado.
Se a vítima estava em um veículo, assinalar entre as opções bicicleta, motocicleta, automóvel, ônibus, outro veículo (registrar) e veículo ignorado. -
Queda: em caso de acidente por queda, assinalar esta opção e informar o tipo de queda assinalando entre as opções laje, andaime, mesmo nível e outro tipo (registrar).
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Outros acidentes: neste mesmo bloco informar outros acidentes assinalando a opção entre Afogamento, Fogo/incêndio, acidente com arma de fogo, acidente com arma branca, intoxicação, choque elétrico, outro tipo de acidente (especificar).
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Seção suicídio
Em caso de suicídio, assinalar, sempre que possível, a opção entre intoxicação/envenenamento (informar a substância), enforcamento, precipitação de lugar elevado, arma de fogo e outro instrumento (especificar). -
Seção agressão por terceiros
Nesses casos informar o instrumento ou meio utilizado: arma de fogo, arma branca, asfixia, uso de força corporal, outros meios (especificar). -
Campo Local onde ocorreu o acidente, suicídio ou agressão por terceiros: informar o local onde ocorreu o acidente ou violência e não o local de ocorrência do óbito, assinalando entre via pública, domicílio, trabalho, outro (registrar) e ignorado.
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Campo Acidente de trabalho: informar se sim, não ou ignorado.
BLOCO VI - Informações do serviço médico
Este bloco destina-se à coleta de informações sobre as condições clínicas do paciente durante o atendimento no serviço médico.
- Campo Condição do Paciente/Falecido: Assinalar entre as opções: chegou sem vida ao serviço, faleceu ao receber os primeiros socorros, faleceu durante a internação (registrar o número de dias de internação), natimorto (óbito fetal) ou criança cujo nascimento e óbito ocorreu no hospital antes da alta.
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Campo Quadro clínico ou lesões apresentadas ao chegar ao hospital: Informar a condição clínica do paciente à entrada e descrever as lesões observadas.
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Campo Síntese da história clínica e exames complementares de relevância (com cronologia): Informar os principais dados de história e exames complementares, em ordem cronológica, de modo a subsidiar o exame necroscópico.
BLOCO VII - Atendimento realizado no Hospital/Pronto Socorro
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Campo Clínico ou cirúrgico: registrar os procedimentos clínicos e/ou cirúrgicos realizados durante a internação e os resultados encontrados.
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Campo Retirada de corpo estranho: assinalar entre as opções não e sim. Registrar o tipo de corpo estranho e enviar ao IML.
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Campo Causa possível do óbito: registrar a causa presumida da morte à vista das informações clínicas.
BLOCO VIII - Médico responsável
Carimbo e a assinatura do médico responsável e a data de preenchimento.
Referências:
1Portaria Nº 1056/2012 –SMS.G, publicada no Diário Oficial do Município, em 19/05/12 - p.33
2Resolução CFM nº 1.779/2005, publicada no D.O.U., 05 dez 2005, Seção I - p. 121