Secretaria Municipal da Saúde
Hospitais Veterinários Públicos das zonas sul e leste passam a atender aos sábados, domingos e feriados
A Prefeitura de São Paulo ampliou, a partir deste sábado (16), o atendimento nos Hospitais Veterinários Públicos das zonas sul e leste para todos os sábados, domingos e feriados, das 7h às 17h, nos casos de urgência e emergência, que seguem critérios médicos.
O serviço, que cresce ano a ano, visa atender à população de baixa renda e é exclusivo a quem mora na cidade de São Paulo. Em 2023, foram realizados 150.454 atendimentos, enquanto no ano anterior, 131.287. Em 2021, os hospitais veterinários fizeram 122.395 atendimentos e, em 2020, 96.917.
Para utilização do serviço, o munícipe deve apresentar os documentos obrigatórios, que são: carteira do Registro Geral do Animal (RGA), documento oficial com foto, constando RG e CPF do responsável pelo animal; comprovante de residência atualizado (emitido nos últimos 90 dias) em nome do responsável pelo animal, comprovante de benefício, como Cadastro Único (CadÚnico)/outro documento comprobatório da condição social. É realizada triagem social na recepção de cada unidade.
"São Paulo é pioneira no cuidado com a saúde animal, temos feito muitas ações e ampliado serviços disponíveis. Agora as unidades das zonas sul e leste farão atendimento para urgências e emergências nos finais de semana. Esse serviço público é importante para garantir que os animais recebam o cuidado que merecem", declara o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), oferece atendimento clínico e cirúrgico aos animais nos hospitais veterinários públicos, serviço pioneiro no Brasil, sendo disponibilizadas quatro unidades sediadas nas regiões leste e sul, que passam a atender aos fins de semana e feriados, norte e oeste. Uma nova unidade está prevista para ser inaugurada em 2025, também na região leste.