Secretaria Municipal da Saúde

HOSPITAIS VETERINÁRIOS PÚBLICOS

 

#PraCegoVer: população busca atendimento para seus pets na recepção de um hospital veterinário
População busca atendimento para seus pets

 

A prefeitura oferece atendimento clínico e cirúrgico aos animais por meio de hospitais veterinários públicos, serviço pioneiro no Brasil, sendo disponibilizadas quatro unidades atualmente. As unidades estão sediadas nas Zonas Leste, Norte, Sul e Oeste.

O serviço visa atender à população de baixa renda, assistida por programas sociais e é exclusivo aos munícipes residentes na cidade de São Paulo. Os atendimentos são realizados conforme disponibilidade de vaga e com priorização dos casos de Urgência e Emergência, que seguem critérios médicos.

Os hospitais oferecem serviços gratuitos de consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internação. No total são oito especialidades: oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia, odontologia e dermatologia.

Informações importantes:

Casos de urgência e emergência* são atendidos durante todo o funcionamento da unidade, sem a necessidade de retirar senhas. O número de atendimentos diários é limitado. Triagens poderão ser realizadas até às 16h30.

Para casos não emergenciais, consulte o sistema de atendimento da unidade de sua preferência, que está indicado logo abaixo, junto aos endereços.

*a definição dos casos de urgência e emergência segue critérios médicos.

 

 

Horário de funcionamento das unidades:

Unidade Leste – todos os dias, das 7h às 17h

Unidade Sul – todos os dias, das 7h às 17h

Unidade Norte – de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h (exceto feriados)

Unidade Oeste – de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h (exceto feriados)

 

Documentos necessários para o atendimento:

1. Documento de identificação oficial com foto e CPF do responsável pelo animal, que deverá estar presente no dia do atendimento;
2. Comprovante de residência atualizado em nome do responsável pelo animal;
3. carteirinha do Registro Geral do Animal (RGA)
4. comprovante de benefício social como Cadastro Único (CadÚnico) / outro documento comprobatório da condição social.

 

O QUE É URGÊNCIA E EMERGÊNCIA?

URGÊNCIA

Pode ser entendida como uma situação clínica ou cirúrgica, SEM RISCO DE MORTE IMINENTE, mas que se não for tratada, pode evoluir para um quadro mais grave.

Exemplos: tumores com feridas, icterícia (animal amarelado) e secreção na região genital, no caso de fêmeas.

EMERGÊNCIA

É tudo que implica RISCO IMINENTE DE MORTE, que deve ser tratado nos primeiros momentos após sua constatação.

Exemplos: atropelamento, hemorragia ativa, convulsão, perda de consciência, falta de ar, obstrução urinária em felinos (quando o gato para de urinar).

ATENÇÃO: casos como dor de ouvido, coceira ou doença de pele, tumores sem sangramento ativo, pequenas feridas ou cortes, claudicação (animal mancando), vômito esporádico, episódio pontual de diarreia, cistite e problema locomotor crônico NÃO SÃO CASOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA e serão atendidos mediante agendamento.

 

UNIDADES DE ATENDIMENTO

 - Unidade Leste
Av. Salim Farah Maluf, esquina com R. Ulisses Cruz, lado par – Tatuapé
Triagem social obrigatória na recepção
Agendamento presencial de casos não emergenciais todas as terças-feiras, a partir de 14h.
O número de agendamento é limitado à capacidade operacional de cada unidade.
A unidade Leste funciona também aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 17h, para atendimento de urgências e emergências*. Triagens poderão ser realizadas até 16h30.
Mais informações, consulte aqui

 

- Unidade Norte
Rua Atílio Piffer, 687 - Casa Verde
Triagem social obrigatória na recepção
Agendamento presencial de casos não emergenciais todas as quartas-feiras, a partir de 14h.
O número de agendamento é limitado à capacidade operacional de cada unidade.
Mais informações, consulte aqui

 

- Unidade Sul
Rua Agostino Togneri, n° 153 – Jurubatuba

Triagem social obrigatória na recepção 
Agendamento presencial de casos não emergenciais todas as segundas-feiras, a partir de 14h.
O número de agendamento é limitado à capacidade operacional de cada unidade.
A unidade Sul funciona também aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 17h, para atendimento de urgências e emergências*. Triagens poderão ser realizadas até 16h30.
Mais informações, consulte aqui

 

- Unidade Oeste
Av. Professor Orlando Marques de Paiva, 87 – Butantã (USP)
Triagem social obrigatória na recepção.

Casos não emergenciais são atendidos conforme ordem de chegada, mediante distribuição de senhas, que acontece a partir de 07h, de segunda a sexta-feira. Em breve, por agendamento.

 

 

Grafite colorido em tons de verde, marrom e azul. Do lado esquerdo há a ilustração de um gato e do lado esquerdo a de um cachorro.No topo da parede há um painel eletrônico de senha.

 Mural do terceiro Hospital Veterinário Público de São Paulo, criado para atender a uma demanda antiga da população da zona Sul