Secretaria Municipal da Saúde

HOSPITAIS VETERINÁRIOS PÚBLICOS

 

#PraCegoVer: população busca atendimento para seus pets na recepção de um hospital veterinário
População busca atendimento para seus pets

 

A prefeitura oferece atendimento clínico e cirúrgico aos animais por meio de hospitais veterinários públicos, serviço pioneiro no Brasil, sendo disponibilizadas quatro unidades atualmente. As unidades estão sediadas nas Zonas Leste, Norte, Sul e Oeste.

O serviço visa atender à população de baixa renda, assistida por programas sociais e é exclusivo aos munícipes residentes na cidade de São Paulo. Os atendimentos são realizados conforme disponibilidade de vaga e com priorização dos casos de urgência e emergência, que seguem critérios médicos.

Os hospitais oferecem serviços gratuitos de consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internação. No total são oito especialidades: oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia, dermatologia e cirurgia buco-maxilo.

 

Informações importantes:

1- Casos de urgência e emergência* são atendidos durante todo o funcionamento da unidade, sem a necessidade de agendamento. O número de atendimentos diários é limitado. Triagens poderão ser realizadas até às 16h30;

2- A definição dos casos de urgência e emergência segue critérios médicos;

3- Para casos não emergenciais, beneficiários de programas sociais indicados na relação de documentos obrigatórios, portadores de CadÚnico, poderão agendar consulta de maneira presencial, todos os dias de funcionamento da unidade das 07h às 16h;

4- Para munícipes que não possuem benefício, a triagem social poderá ser realizada na unidade de sua preferência, conforme sistema de agendamento que está indicado logo abaixo, junto aos endereços.

 

Documentos necessários para o atendimento:

1. Documento de identificação oficial com foto e CPF do responsável pelo animal, que deverá estar presente no dia do atendimento;
2. Comprovante de residência na cidade de São Paulo atualizado (emitido em até três meses) em nome do responsável pelo animal, que deverá estar presente na consulta;
3. carteirinha do Registro Geral do Animal (RGA);
4. Número do CadÚnico e cartão/comprovante do programa social vinculado (Bolsa Família; BPC-Benefício de Prestação continuada; Auxílio Gás dos Brasileiros; Renda Mínima);

Importante: na ausência de benefício indicado acima, haverá triagem com assistente social onde deverão ser apresentados outros documentos comprobatórios da condição social (holerite, auxílio desemprego, contrato de locação, dentre outros);

 

Horário de funcionamento das unidades:

Unidade Leste – todos os dias, das 7h às 17h;

Unidade Sul – todos os dias, das 7h às 17h;

Unidade Norte – de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h (exceto feriados);

Unidade Oeste – de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h (exceto feriados);

 

 

*O QUE É URGÊNCIA E EMERGÊNCIA?

URGÊNCIA
Pode ser entendida como uma situação clínica ou cirúrgica, SEM RISCO DE MORTE IMINENTE, mas que, se não for tratada, pode evoluir para um quadro mais grave.

 

EMERGÊNCIA
É tudo que implica RISCO IMINENTE DE MORTE, que deve ser tratado nos primeiros momentos após sua constatação.

Exemplos: hemorragia ativa, convulsão, perda de consciência, falta de ar, obstrução urinária em felinos (quando o gato para de urinar).

ATENÇÃO: casos como dor de ouvido, coceira ou doença de pele, tumores sem sangramento ativo, pequenas feridas ou cortes, claudicação (animal mancando), vômito esporádico, episódio pontual de diarreia, cistite e problema locomotor crônico NÃO SÃO CASOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA e serão atendidos mediante agendamento.

 


UNIDADES DE ATENDIMENTO

- Unidade Leste
Av. Salim Farah Maluf, esquina com R. Ulisses Cruz, lado par – Tatuapé

Funciona diariamente das 7h às 17h. Triagens clínicas poderão ser realizadas até 16h30.

Aos sábados, domingos e feriados atende apenas a urgências e emergências*

Agendamento de consulta para casos não emergenciais:

- Beneficiários de programas sociais indicados na relação de documentos obrigatórios, portadores de CadÚnico, poderão agendar consulta de maneira presencial, todos os dias de funcionamento da unidade das 07h às 16h.

- Para munícipes que não possuem benefício/CadÚnico, a triagem social será realizada todas as terças-feiras, a partir de 14h. O número de agendamento é limitado à capacidade operacional de cada unidade.
 

. - Unidade Sul
Rua Agostino Togneri, n° 153 – Jurubatuba

Funciona diariamente das 7h às 17h. Triagens clínicas poderão ser realizadas até 16h30.

Aos sábados, domingos e feriados atende apenas a urgências e emergências*

Agendamento de consulta para casos não emergenciais:

- Beneficiários de programas sociais indicados na relação de documentos obrigatórios, portadores de CadÚnico, poderão agendar consulta de maneira presencial, todos os dias de funcionamento da unidade das 07h às 16h.

- Para munícipes que não possuem benefício/CadÚnico, a triagem social será realizada todas as segundas-feiras, a partir de 14h. O número de agendamento é limitado à capacidade operacional de cada unidade.

 

- Unidade Norte
Rua Atílio Piffer, 687 - Casa Verde

Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, exceto feriados. Triagens clínicas poderão ser realizadas até 16h30.

Agendamento de consulta para casos não emergenciais:

- Beneficiários de programas sociais indicados na relação de documentos obrigatórios, portadores de CadÚnico, poderão agendar consulta de maneira presencial, todos os dias de funcionamento da unidade das 07h às 16h.

- Para munícipes que não possuem benefício/CadÚnico, a triagem social será realizada todas as quartas-feiras, a partir de 14h. O número de agendamento é limitado à capacidade operacional de cada unidade.

 

- Unidade Oeste
Av. Professor Orlando Marques de Paiva, 87 – Butantã (USP).

Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, exceto feriados. Triagens clínicas poderão ser realizadas até 16h30.

Casos não emergenciais são atendidos conforme ordem de chegada a partir de 07h, de segunda a sexta-feira, mediante triagem social.

 


 

Grafite colorido em tons de verde, marrom e azul. Do lado esquerdo há a ilustração de um gato e do lado esquerdo a de um cachorro.No topo da parede há um painel eletrônico de senha.

Mural do terceiro Hospital Veterinário Público, unidade Sul