Secretaria Municipal da Saúde
Dia do Desafio estimula hábitos saudáveis na região Sudeste
Por Rosangela Rosendo
No último dia 25 de maio foi promovido o Dia do Desafio. A iniciativa mobilizou diferentes cidades do Brasil e da América Latina na “disputa amistosa” pelo maior número de atividades físicas realizadas em um dia. A fim de aderir a esta competição de promoção de hábitos saudáveis, várias unidades de saúde da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste (CRS Sudeste) também realizaram ações que balançaram o esqueleto de muitos trabalhadores e usuários.
Práticas de exercícios físicos como caminhada, alongamento, zumba, dança circular, Liang Gong e ginástica laboral, entre outras, foram algumas das atividades aplicadas. Quem passou pelo Ambulatório Especialidade Dr. Ítalo Domingos Le Vocci, na região da Mooca, pode conferir as aulas de Hapkido (arte de defesa pessoal), ministrada pelo encarregado de equipe da unidade, mestre faixa-preta 5º Dan, Wilson Gouvêa. A ação movimentou trabalhadores do PAI e URSI Mooca, além de usuários.
Danças circulares
Na AMA/UBS Integrada Chácara Cruzeiro do Sul, grupo de usuários e servidores aproveitou o dia para praticar exercícios de fortalecimento muscular e alongamento. Ainda na região da Penha, o desafio dos serviços do Hospital Dia Rede Hora Certa Penha, Centro Especializado em Reabilitação (CER) II, AMA Maurice Paté e Centro de Referência DST/AIDS foi promover um dia de danças circulares e alongamentos. As atividades reuniram usuários que aguardavam o atendimento, profissionais da saúde, médicos e quem estivesse a fim de participar.
Um pouco mais distante dali, uma turma organizada pela AMA/UBS Vila Sílvia se mobilizou até o Campus da Universidade de São Paulo (USP) Leste para fazer caminhada. Também optou por fazer uma caminhada matinal ao ar livre o grupo que partiu da UBS Jardim São Francisco. O trajeto foi cumprido no Parque Ecológico do Tietê, no bairro Engenheiro Goulart.
Na UBS Cidade Patriarca e na UBS Vila Matilde as palavras de ordem eram concentração em práticas orientais, com a realização de Liang Gong e Xiang Gong, e, na UBS Jardim São Nicolau, ginástica laboral com trabalhadores e alongamento com a comunidade.
Saúde é o que interessa
A proposta do Dia do Desafio é que mais pessoas se sintam estimuladas a praticar qualquer tipo de atividade física ou esporte por pelo menos 15 minutos diários. A data surgiu no Canadá, em 1983, e ao longo do anos foi implantada pelo resto do mundo. A iniciativa tem o apoio da International Sport and Culture Association (ISCA) e é promovida pela The Association for International Sport for All (TAFISA) e UNESCO. No Brasil foi realizado, pela primeira vez em 1995, em parceria com a TAFISA. A partir de 2000 a organização ficou a cargo do Sesc São Paulo.