Secretaria Municipal da Saúde
Campanha do Dia Mundial de Luta Contra Aids continua nessa semana em São Paulo
Estação da Luz, da linha 4-Amarela do metrô, volta a receber ação de testagem nesta terça-feira (4).
No último sábado (1º) foi celebrado o Dia Mundial de Luta Contra Aids, data em que cidades de todo o planeta realizam ações de prevenção e informações sobre o HIV e a doença causada pelo vírus: a aids. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, por meio do Programa Municipal de DST/Aids (PM DST/Aids), planejou uma extensa programação para a campanha, que teve início na semana passada e que agora se estende até o próximo domingo (9).
“O balanço que fazemos desta primeira semana de campanha é muito positivo. Realizamos mais de 500 testes rápidos de HIV em diversos pontos, o que mostra uma ampliação ao acesso a esse importante serviço de saúde”, diz Cristina Abbate, coordenadora do PM DST/Aids.
A estação da Luz, da linha 4-Amarela, volta a receber a ação de testagem rápida de HIV nesta terça-feira (4). Na sexta (7) é a vez da estação Campo Limpo, da linha 5-Lilás. Em ambos os locais, a unidade móvel do programa de DST/Aids ficará do lado de fora das estações. A atividade acontece das 11h às 16h (cadastro e coleta até 15h30).
Agentes de prevenção, também do PM, estarão na área de bloqueio das estações convidando o público a se testar, bem como distribuindo folhetos informativos e camisinhas gratuitas.
Os testes rápidos oferecidos são de fluido oral, ou seja, sem a necessidade de coleta de sangue. Basta passar uma haste com algodão na gengiva e aguardar cerca de 20 minutos. O resultado é dado por um profissional da saúde em uma sala isolada. Todo o processo é gratuito, seguro e sigiloso.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, haverá também, nesta quarta (5) e quinta-feira (6) à noite, a exibição de dois filmes com temática de HIV/Aids em dois equipamentos de cultura da cidade. Posteriormente, os participantes poderão debater sobre as películas.
No sábado (8), o PM DST/Aids realiza a II Jornada Municipal de DST/Aids de São Paulo, voltada aos profissionais de saúde que atuam na rede de saúde da capital paulista. O objetivo é atualizá-los sobre as novidades de tratamento e prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), com foco no HIV e na aids.
Para encerrar a programação, a avenida Paulista recebe mais uma vez a unidade móvel do programa, que ofertará testes rápidos de HIV próximo ao parque Mário Covas. A ação de prevenção acontecerá das 11h às 16h (cadastro e coleta até 15h30).
Dois gigantes laços vermelhos foram instalados na Prefeitura de São Paulo e no prédio da Fundação Cásper Líbero, na avenida Paulista. As intervenções seguem nessa semana. Os relógios de rua da capital também continuam a exibir mensagens sobre a campanha, bem como os prédios públicos iluminados em vermelho.
Serviço:
Testagem rápida de HIV nas estações do metrô
Quando: 4 e 7 de dezembro, das 10h às 16h.
Onde: Estações Luz, da linha 4-Amarela e Campo Limpo, da linha 5-Lilás, do metrô de São Paulo
Atividades culturais sobre HIV/Aids - Parceria com a Secretaria de Cultura
Exibição de filmes com a temática HIV/Aids e debates
5/12, das 18 às 20h, CCJ Grajaú - Rua Profº Oscar Barreto Filho, 252 - Grajaú
6/12, das 16 às 20h, CFC Tiradentes - Rua Inácio Monteiro, 6.900 - Conj. Habitacional Sítio Conceição
III Jornada Municipal de DST/Aids de São Paulo
Quando: 8 de dezembro, das 8 às 14h
Onde: Maksoud Plaza
Endereço: Rua São Carlos do Pinhal, 424 - Bela Vista
Testagem rápida de HIV na avenida Paulista
Quando: 9 de dezembro, das 11h às 16h
Onde: Avenida Paulista, próximo ao parque Mário Covas