Secretaria Municipal da Saúde

Notas Técnicas – Saúde da Família – Produção das equipes e marcadores para avaliação

Origem dos dados

Esse banco de dados tem origem no Sistema de Informação da Atenção Básica – SIAB - ATIREGaa.dbf, processado pela Gerência de Processamento da Secretaria Municipal de Saúde..

Contém os dados consolidados a partir da ficha D de produção dos médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem das equipes que atuam na estratégia de saúde em estabelecimentos de saúde habilitados nesta estratégia.

Descrição das variáveis disponíveis para tabulação

Conteúdo

Informações sobre produção

Os dados da produção de serviços são Cons méd fora área: Quantidade de consultas médicas de consultas médicas de pessoas residentes em áreas fora da abrangência da Equipe (PSF), mesmo que de outras equipes ESF/EACS do mesmo estabelecimento de saúde, sem discriminação de idade.

  • Cons méd área < 1 a: Quantidade de consultas médicas de residentes na área de abrangência da ESF em menores de 1 ano (0 a 11 meses e 29 dias).
  • Cons méd 1-4a: Quantidade de consultas médicas de residentes na área de abrangência da ESF na faixa etária de 1 a 4 anos 11meses e 29 dias.
  • Cons méd 5-9a: Quantidade de consultas médicas de residentes na área de abrangência da ESF na faixa etária de 5 a 9 anos 11 meses e 29 dias.
  • Cons méd 10-14a: Quantidade de consultas médicas de residentes na área de abrangência da ESF na faixa etária de 10 a 14 anos 11meses e 29 dias.
  • Cons méd 15-19a: Quantidade de consultas médicas de residentes na área de abrangência da ESF na faixa etária de 15 a 19 anos 11 meses e 29 dias.
  • Cons méd 20-39a: Quantidade de consultas médicas de residentes na área de abrangência da ESF na faixa etária de 20 a 39 anos 11 meses e 29 dias.
  • Cons méd 40-49a: Quantidade de consultas médicas de residentes na área de abrangência da ESF na faixa etária de 40 a 49 anos 11 meses e 29 dias.
  • Cons méd 50-59a: Quantidade de consultas médicas de residentes na área de abrangência da ESF na faixa etária de 50 a 59 anos 11 meses e 29 dias.
  • Cons méd 60 ou +: Quantidade de consultas médicas de residentes na área de abrangência da ESF na faixa etária de 60 anos e mais.
  • Atend Puericultura: Quantidade de atendimentos médicos e de enfermagem a residentes no município nas doenças e condições cujo acompanhamento deve-se dar de forma sistemática.
  • Atend Pré-Natal: Quantidade de atendimentos médicos e de enfermagem a residentes no município nas doenças e condições cujo acompanhamento deve-se dar de forma sistemática.
  • Atend Prevenção CA: Quantidade de atendimentos médicos e de enfermagem em prevenção de câncer de colo de útero (coleta de papanicolau) em residentes no município nas doenças e condições cujo acompanhamento deve-se dar de forma sistemática.
  • Atend DST/AIDS: Quantidade de atendimentos médicos e de enfermagem em DST/AIDS a residentes no município nas doenças e condições cujo acompanhamento deve se dar de forma sistemática.
  • Atend Diabético: Quantidade de atendimentos médicos e de enfermagem a diabéticos residentes no município nas doenças e condições cujo acompanhamento deve se dar de forma sistemática.
  • Atend Hipertensão: Quantidade de atendimentos médicos e de enfermagem a hipertensos residentes no município nas doenças e condições cujo acompanhamento deve se dar de forma sistemática.
  • Atend Hanseníase: Quantidade de atendimentos médicos e de enfermagem a portadores de hanseníase residentes no município nas doenças e condições cujo acompanhamento deve se dar de forma sistemática.
  • Atend TBC:  Quantidade de atendimentos médicos e de enfermagem a portadores de tuberculose residentes no município nas doenças e condições cujo acompanhamento deve se dar de forma sistemática.
  • Pedid Patolog: Quantidade de solicitações médicas de realização de exames de patologia clínica.
  • Pedid RadioDiag:  Quantidade de solicitações médicas de realização de exames radiodiagnósticos.
  • Pedid Citolog:  Quantidade de solicitações médicas de realização de exames citopatológicos.
  • Pedid Ultrasson:  Quantidade de solicitações médicas de realização de exames de ultrassonografia obstétrica.
  • Pedid Outros:  Quantidade de solicitações médicas de realização de outros exames.
  • Enc p/ Espec:  Quantidade de encaminhamentos para atendimento ou tratamento em qualquer especialidade. Inclui fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e todas especialidades médicas.
  • Enc p/ Internação:  Quantidade de encaminhados para internação hospitalar.
  • Enc p/ Urgência: Quantidade de encaminhados para atendimento em serviços de urgência/emergência. Não são registrados os casos de urgência atendidos na própria unidade ou no domicílio do paciente, que não foram encaminhados para outros serviços.
  • Internação Domic:  Quantidade de pessoas que iniciaram internamento domiciliar no mês de referência.
  • Acidente Trabalho:  Quantidade de atendimentos específicos para acidente de trabalho realizados no mês de referência. Só deve ser computado o atendimento em que for preenchido o laudo do exame médico (LEM) constante do verso da Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT). Os demais atendimentos ao acidentado do trabalho (consultas médicas sem preenchimento de LEM, retirada de pontos, curativos, etc.) devem ser registrados de acordo com o procedimento realizado, nos campos correspondentes.

    Os acidentes e doenças do trabalho são notificados pelas empresas ao INSS, através da CAT. Na falta de comunicação por parte da empresa, a notificação pode ser formalizada pelo Sindicato, pelos serviços de saúde, pelo próprio trabalhador ou seus dependentes.

    Considera-se acidente de trabalho, o acidente de trabalho típico, ou seja, aquele ocorrido no local de trabalho ou a serviço da empresa; o acidente de trabalho de trajeto, aquele ocorrido no trajeto entre a residência e o local de trabalho. Como doença profissional ou de trabalho, a doença causada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade ou condições especiais de trabalho.

  • Visita Sanitária:  Quantidade de visitas de inspeção sanitária realizada.
  • Atend Enfermeiro:  Quantidade de consultas ou atendimentos individuais realizados por enfermeira(o).
  • Atend Nível Sup:  Quantidade de consultas ou atendimentos individuais realizados por psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, assistente social, nutricionista, fonoaudiólogo e pedagoga em educação em saúde." Exclui procedimentos realizados por médicos, odontólogos e enfermeiras(os).
  • Curativos:  Quantidade de curativos realizados por profissional de nível médio. Quando realizado por profissional de nível superior, deve ser anotado na sua ficha D.
  • Inalações:  Quantidade de inalações: realizadas por profissional de nível médio. Quando realizada por profissional de nível superior, deve ser anotado na sua ficha D.
  • Injeções:  Quantidade de injeções aplicadas por profissional de nível médio. Quando realizada por profissional de nível superior, deve ser anotado na sua ficha D.
  • Retirada de Pontos:  Quantidade de procedimentos realizados por profissional de nível médio. Quando realizado por profissional de nível superior, deve ser anotado na sua ficha D.
  • TRO:  Quantidade de terapias de reidratação oral realizadas por profissional de nível médio. Quando realizado por profissional de nível superior, deve ser anotado na sua ficha D.
  • Sutura:  Quantidade de suturas realizadas por profissional.
  • Grupos Educat:  Quantidade de atendimentos em grupo para desenvolvimento de atividades de educação em saúde. Considera-se como grupo para a realização de ações de educação em saúde, aqueles que contam com, no mínimo, dez participantes e duração mínima de 30 minutos. Este procedimento pode ser realizado tanto por profissionais de nível superior como por aqueles de nível médio. Não são consideradas as atividades educativas realizadas pelos ACS.
  • Proc Colet S Bucal:  Quantidade de procedimentos coletivos em saúde bucal. Procedimento coletivo é um "conjunto de procedimentos de promoção e prevenção em saúde bucal, de baixa complexidade, dispensando equipamentos odontológicos, desenvolvidos integralmente em grupos populacionais previamente identificados" (BRASIL, 1994) e cujos componentes estão descritos abaixo:
    • Bochecho Fluorado: atividade realizada semanalmente, com solução de fluoreto de sódio a 0,2%, ao longo do ano (mínimo de 25 aplicações).
    • Higiene Bucal Supervisionada: atividade realizada trimestralmente, envolvendo a evidenciação de placa bacteriana e escovação supervisionada com pasta fluoretada de 100 ou 90 gramas.
    • Atividade Educativa em Saúde Bucal: atividade realizada trimestralmente, com o objetivo de enfatizar os cuidados com a saúde bucal (dieta, desenvolvimento oro-facial, aleitamento materno, etc.).

      Obs: Os procedimentos deste conjunto não são registrados diariamente. Ao final do mês são informado na coluna "total" o número de pessoas cobertas (número de crianças/mês).

    • Reuniões:  Quantidade de realizadas pelo ACS, que contaram com a participação de 10 ou mais pessoas, com duração mínima de 30 minutos e com o objetivo de disseminar informações, discutir estratégias de superação de problemas de saúde ou de contribuir para a organização comunitária.

Informações sobre marcadores

Os dados dos marcadores são consolidados a partir das Fichas D de todos os profissionais da equipe de saúde e do Relatório SSA2.

  • Not Valvulopa 5-14a:  Quantidade de casos de valvulopatias reumáticas em pessoas de 5 a 14 anos 11 meses e 29 dias. É notificada exclusivamente pelo médico.
  • Not AVC: Quantidade de casos de acidente vascular cerebral confirmados pelo médico. É notificada exclusivamente pelo médico.
  • Not IAM:  Quantidade de casos de infarto agudo do miocárdio confirmados pelo médico. É notificada exclusivamente pelo médico.
  • Not HA da Gravidez:  Quantidade de casos de doença hipertensiva específica da gravidez - DHEG (forma grave) É notificada exclusivamente pelo médico.
  • Not D. Hemolítica:  Quantidade de casos de doença hemolítica perinatal. É notificada exclusivamente pelo médico/pela enfermeira.
  • Not Frat Fêmur >50a:  Quantidade de casos de fratura de colo de fêmur confirmados pela enfermeira. É notificada exclusivamente pela enfermeira(o).
  • Not Mening TBC <5a:  Quantidade de casos de meningite tuberculosa confirmados pela enfermeira. É notificada exclusivamente pela enfermeira(o).
  • Not Hansen Inc > II:  Quantidade de casos de hanseníase classificados como grau de incapacidade I e II. É notificada exclusivamente pela enfermeira(o).
  • Not Citolog NIC III:Citologia oncótica NIC III: número de resultados de exames de citologia oncótica que foram classificados como NIC III/Carcinoma in situ, na data de recebimento do resultado do exame. É notificada exclusivamente pela enfermeira(o).
  • Not Pneumonia <5a:  Quantidade de casos de pneumonia em crianças com idade até 4 anos 11 meses e 29 dias. É notificada exclusivamente pelo médico.
  • VD Médico:  Quantidade de visitas domiciliares realizadas pelo profissional médico.
  • VD Enfermeiro:  Quantidade de visitas domiciliares realizadas pela enfermeira(o).
  • VD Outr Prof Sup:  Quantidade de visitas domiciliares realizadas por outros profissionais de nível superior.
  • VD Prof Médio:  Quantidade de visitas domiciliares realizadas por profissionais de nível médio.

Variáveis referentes ao estabelecimento

Estab de saúde por CRS e STS – Mostrará o agrupamento de Estabelecimento de Saúde delimitado pelos órgãos governamentais da Saúde (Coordenadoria Regional de Saúde e Supervisão Técnica) com os subtotais de cada Supervisão Técnica de Saúde onde as Equipes de Saúde da Família e/ou Equipes de Agentes Comunitários de Saúde atuam. 

Obs: Para selecionar uma CRS ou STS não basta selecionar o título, é preciso selecionar todos os estabelecimentos relacionados ao mesmo.

Estab saúde por CRS e Subpref – Mostrará o agrupamento dos Estabelecimentos de Saúde por pertencimento administrativo e geográfico, delimitado pelos órgãos governamentais da Saúde (Coordenadoria Regional de Saúde) e pela administração municipal (Subprefeitura) com os subtotais por Subprefeitura Estabelecimento segundo Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e Subprefeitura onde as Equipes de Saúde da Família e/ou Equipes de Agentes Comunitários de Saúde atuam.

Obs: Para selecionar os estabelecimentos de uma CRS ou Subprefeitura não basta escolher a linha de descrição das mesmas, é necessário selecionar todos os estabelecimentos desejados na caixa de seleções disponíveis.
 

Variáveis referentes às equipes

Tipo de Equipe: Mostrará os dados agrupados por tipo de equipe de Saúde da Família, organizadas por grupo de equipe (Equipes de Saúde da Família e Equipes de Agentes Comunitários de Saúde). Os grupos aparecem precedidos de asteriscos, mas para selecionar o conjunto de tipo de equipes de cada grupo é necessário selecionar todos os tipos desejados.

Obs: É preciso haver uma compatibilidade entre a escolha do modelo com o tipo de equipe, além do incremento desejado, caso contrário, a consulta será inconsistente (por exemplo, escolher modelo PSF e um tipo de equipe EACS e um procedimento exclusivo de enfermeiro).

Zona: Mostrará se a equipe atua na área rural ou urbana ou ambas.

Modelo de atenção (ESF/EACS): Mostrará os dados segundo o modelo de atenção da equipe (Equipes de Saúde da Família - ESF, Equipes de Agentes Comunitários de Saúde - EACS e outros).

Variável referente à competência

Mês: Mostrará o mês de competência dos dados.

 Atualizada em 25/09/2013