Secretaria Municipal da Saúde
Instruções de Uso TabNet ISA-Capital
- Linha, Coluna e Conteúdo
- Seleções Disponíveis
- Ordenação dos Dados
- Formato da Tabela
- Mostre
- Limpa
- Exportação das Tabelas
- Fonte e Notas Técnicas
ATENÇÃO:
1. O Tabnet do ISA-Capital está operando uma base de dados de amostra complexa em que a tabulação de indicadores é precedida pela ponderação dos valores, segundo os domínios considerados para o cálculo da amostra: grupo etário/sexo (adolescente, adulto masculino e adulto feminino e idoso) e as Coordenadorias Regionais de Saúde (Centro-Oeste, Leste, Norte, Sudeste e Sul).
2. Em função disso, é necessário que o usuário do tabnet do Isa Capital escolha, inicialmente, o conteúdo (necessário para determinar a variável para a qual será feito o tratamento estatístico da ponderação).
3. O conteúdo escolhido deve constar obrigatoriamente na linha ou na coluna da tabela e é a variável para a qual serão calculadas as proporções e seus intervalos de confiança, imprescindíveis na análise por inferência amostral. Por exemplo, se tenho como objetivo saber a proporção de hipertensão arterial referida segundo sexo devo:
- Escolher a proporção do diagnóstico de hipertensão arterial como conteúdo e a mesma variável na linha ou coluna para o cálculo da significância estatística da inferência
- Escolher a outra variável (sexo) para obter a inferência da proporção de hipertensão arterial e seus intervalos de confiança para o sexo masculino e para o sexo feminino separadamente.
Sendo assim, defina o formato da sua tabela, cujos dados serão obtidos a partir da sua tabulação:
a. Linha: escolha, entre as opções existentes, a informação que você deseja exibir nas linhas de sua tabela;
b. Coluna: escolha, entre as opções existentes, a informação que você deseja exibir nas colunas de sua tabela. Atenção: É possível selecionar apenas uma variável para coluna;
c. Conteúdo: escolha as informações cujo conteúdo será considerado nas células. Serão aceitas apenas opções já pré-selecionadas na linha ou na coluna..
Trata-se de um recurso composto por várias opções que permitem restringir a abrangência da tabulação a ser efetuada. Em cada opção é possível adotar os seguintes filtros, também utilizando os procedimentos padrões do Windows
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Para selecionar todas as categorias de uma variável: clique na opção "Todas as categorias"
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Para selecionar apenas uma categoria da variável: clique no nome dessa categoria.
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Para selecionar várias categorias em sequência: clique na primeira categoria desejada, mantenha a tecla
pressionada e clique no último item de interesse. -
Para selecionar categorias alternadas: clique na primeira categoria desejada, mantenha a tecla
pressionada e clique nas demais categorias de interesse.
Se desejar que os dados sejam apresentados em ordem decrescente, clique na opção "Ordenar pelos valores da coluna". Se esta opção não for marcada, os dados serão mostrados na ordem em que foram dispostos nas bases de dados (normalmente na ordem de seu código ou em ordem alfabética).
Para a apresentação dos dados é possível escolher entre:
- "Tabela com bordas",
- "Texto pré-formatado" e
- "Colunas separadas por “;” (ponto-e-vírgula)".
As opções "Tabela com bordas" e "Texto pré-formatado" geram tabelas que podem ser visualizadas na tela e impressas usando os recursos de impressão do seu programa de navegação.
Tabelas pequenas são melhor observadas no formato com "Tabelas com bordas", enquanto as maiores ficam melhor escolhendo-se "Texto pré-formatado". Para exportar uma tabela, escolha a opção "Colunas separadas por ”;". Veja o item "Exportação das Tabelas".
Realiza o processo de tabulação. Aguarde até que os resultados sejam exibidos na tela.
Nos resultados é importante estar atento que na comparação das prevalências devem ser consideradas diferenças significativas quando não houver sobreposição dos respectivos intervalos de confiança e sem diferença quando um dos intervalos de confiança for parcial ou totalmente englobado pelo outro.
As células da tabela cujos valores estavam abaixo de 30 não tiveram suas proporções calculadas por serem imprecisas. Da mesma forma, as estimativas de prevalências para valores do coeficiente de variação (CV) superiores a 0,3 (30%) devem ser consideradas com cautela, pois indicam baixa precisão estatística, independente da grandeza dos valores da variável analisada, o que pode não recomendar a sua comparação.
Desfaz todas as seleções efetuadas anteriormente.
Existem três opções para salvar as tabelas geradas em seu micro: "Copia como .CSV", "Cópia para Tabwin" e "Colunas separadas por ; (ponto-e-vírgula)".
a. Copia como .CSV
Escolhendo-se a opção ‘Tabela com bordas’ ou ‘Texto pré-formatado’, a tabela será apresentada de acordo com a opção selecionada e haverá, abaixo da tabela, um link chamado "Copia como .CSV". Clicando-se nesse link, a tabela será salva em um arquivo com formato delimitado (CSV). Esse arquivo pode ser importado por outros softwares, tais como planilhas eletrônicas, gerenciadores de Banco de Dados etc. Esse arquivo está configurado para os padrões brasileiros: o delimitador é o ponto-e-vírgula e o separador decimal é a vírgula.
Se, em seu computador, os arquivos de extensão CSV já estiverem associados a um programa (por exemplo, o MS Office Excel 2003 ou superior), e o seu navegador for o Internet Explorer 7 ou superior, o arquivo poderá ser automaticamente aberto nesse programa.
b. Copia para Tabwin
Escolhendo-se a opção Tabela com bordas ou Texto pré-formatado, a tabela será apresentada de acordo com a opção selecionada e haverá, abaixo da tabela, um link chamado Cópia para Tabwin. Clicando-se nesse link, a tabela será salva em um arquivo com extensão TAB, o qual poderá ser posteriormente aberto no programa TabWin. Se, em seu computador, os arquivos TAB estiverem associados ao programa TabWin, a tabela poderá ser aberta automaticamente no TabWin.
c. Colunas separadas por (;) (Ponto-e-Vírgula)
Quando se escolhe a opção "Colunas separadas por (;)" a tabela, ao ser apresentada, não estará formatada convenientemente para visualização.
Para levar essa tabela para o software desejado ou para transformá-la em arquivo, selecione o conteúdo da tabela com o mouse ou por meio do Menu (Editar/Selecionar tudo) ou no teclado (
Para salvar em arquivo, abra um editor de textos qualquer, tal como o Bloco de Notas do Windows, por exemplo. Cole o conteúdo da área de transferência (Menu Editar/Colar ou
É possível colar diretamente o conteúdo da Área de Transferência num programa de planilhas, como o MS Office Excel. Utilize o mesmo método, tomando cuidado para que o separador das colunas (Ponto-e-Vírgula) seja corretamente aceito pelo programa de planilhas. Se a transferência não puder ser feita diretamente da Área de Transferência para o programa de planilhas, salve a tabela num arquivo texto (como descrito anteriormente) e abra esse mesmo arquivo pelo programa de planilhas. O programa então perguntará o tipo de formato (informe delimitado) e qual o tipo de separador (informe o ponto-e-vírgula).
Os itens Fonte e Notas Técnicas apresentam informações sobre:
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Origem dos dados que estão sendo tabulados;
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Variáveis que estão disponíveis para tabulação;
HAND TALK
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