Secretaria Municipal da Saúde

Notas técnicas - Síndrome Respiratória Aguda Grave


Os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) são de notificação compulsória e são registrados no sistema SIVEP - Gripe.

Seguem as definições operacionais de casos suspeitos, confirmados e descartados:

 

Casos Suspeitos

Definição: Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG): Síndrome Gripal que apresente: dispneia/desconforto respiratório OU Pressão persistente no tórax OU saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente OU coloração azulada dos lábios ou rosto.

- EM CRIANÇAS: além dos itens anteriores, observar os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.

 

Os casos de SRAG são investigados para identificação do agente etiológico, em especial para vírus respiratórios: influenza, parainfluenza, Vírus Sincicial Respiratório, Adenovirus entre outros, e desde o surgimento da pandemia da COVID-19 também é realizado a investigação laboratorial para o vírus SARS-CoV-2.

Os casos de SRAG são classificados de acordo com o resultado dos exames laboratoriais em:

·        SRAG por COVID-19

·        SRAG por influenza

·        SRAG por outro vírus respiratório

·        SRAG por outro agente etiológico

·        SRAG não especificado

 

Casos Confirmados

Por critério laboratorial: caso suspeito de SRAG com teste de:

Biologia molecular (RT-PCR em tempo real, detecção do vírus SARS-CoV2, Influenza ou Vírus Sincicial Respiratório - VSR):

- Doença pelo Coronavírus 2019: com resultado detectável para SARS-CoV2.

- Influenza: com resultado detectável para Influenza.

- Vírus Sincicial Respiratório: com resultado detectável para VSR.

Imunológico (teste rápido ou sorologia clássica para detecção de anticorpos):

- Doença pelo Coronavírus 2019: com resultado positivo para anticorpos IgM e/ou IgG em amostra coletada após o sétimo dia de início dos sintomas.


Por critério clínico-epidemiológico: caso suspeito de SRAG com:

Histórico de contato próximo ou domiciliar, nos últimos 7 dias antes do aparecimento dos sintomas, com caso confirmado laboratorialmente para COVID-19 e para o qual não foi possível realizar a investigação laboratorial específica.


Caso Descartado de Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-2019)

Caso suspeito de SRAG com resultado laboratorial negativo para CORONAVÍRUS (SARSCOV-2 não detectável pelo método de RT-PCR em tempo real), considerando a oportunidade da coleta OU confirmação laboratorial para outro agente etiológico.