Secretaria Municipal da Saúde

Notas Técnicas - Internações Hospitalares do SUS no Município de São Paulo a partir 2008

Origem dos dados

O Sistema de Informação Hospitalar do Sistema Único de Saúde - SIH/SUS coleta mais de 50 variáveis relativas às Autorizações de Internação Hospitalar - AIH: identificação e qualificação do paciente, procedimentos, exames e atos médicos realizados, diagnóstico, motivo da alta, valores devidos, entre outros.

Estão disponibilizadas as principais informações para tabulação sobre as Bases de Dados do SIH/SUS. O arquivo do sistema SIH que dá origem ao referido banco é o RDSP_DBF que contém dados das AIH e internações ocorridas em hospitais da rede própria municipal, estadual e contratados ou conveniados com o SUS no Estado de São Paulo.

O desmembramento da tabulação em dois grupos - “até 2007” e “a partir de 2008” – deve-se a modificações implementadas a partir de 2008, quando da implantação da Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses e Próteses e Materiais Especiais do Sistema Único de Saúde – SUS, instituída pela portaria GM/MS n.º 321 de 08 de fevereiro de 2007.

OBS: Se a opção de tabulação não incluir na linha as variáveis referentes ao estabelecimento será necessário selecionar o Município de Internação “355030 São Paulo”, para obterem-se os dados ocorridos no Município excluindo-se os do resto do Estado de São Paulo, pois, conforme citado acima, a base contém dados de todo o Estado.


Descrição das variáveis disponíveis

Conteúdo

  • AIHs pagas: Quantidade de AIHs pagas no período, tanto de novas internações como de prorrogação (longa permanência). Não estão computadas as AIHs rejeitadas.

  • Valor total: Valor referente às AIHs pagas no período, em reais.

  • Valor UTI: Valor referente às diárias de UTI nas AIHs pagas no período.

  • Dias de Permanência: Total de dias de internação referentes às AIHs pagas no período. São contados os dias entre a entrada do paciente e a sua alta, inclusive os próprios.
    Obs: este valor não pode ser utilizado para calcular a ocupação da unidade hospitalar, por incluir períodos fora do mês e os períodos em que o paciente utilizou UTI.

  • Diárias de UTI: Quantidade total de diárias em UTI nas AIHs pagas no período.

  • Diárias de UTI interm: Quantidade total de diárias em UTI intermediária nas AIHs pagas no período.

  • Diárias acompanhan: Quantidade total de diárias pagas para acompanhantes nas AIHs pagas no período.

  • Óbitos: Quantidade de internações que tiveram alta por óbito, nas AIHs pagas no período.

Variáveis referentes à competência

  • Ano de competência: Ano referente ao processamento da Autorização de Internação Hospitalar (AIH); corresponde, geralmente, ao ano da alta.
    Obs. Nas seguintes situações esse ano não corresponde ao ano da alta: AIH reapresentada por ter sido rejeitada em alguma competência anterior; AIH apresentada com atraso (até 6 meses); AIH referentes a internações de longa permanência (várias AIH para uma mesma internação em meses consecutivos). 

  • Mês/Ano de competência: mês e ano do processamento da Autorização de Internação Hospitalar (AIH); corresponde, geralmente, ao mês da alta.
    Obs: Valem as mesmas observações relativas ao ano de competência.

Variáveis referentes à internação

  • Tipo de AIH: Mostrará o conjunto das internações por tipo de internação (normal ou de longa permanência).

  • Procedimento realizado: Mostrará o conjunto das internações por procedimento realizado, de acordo com a tabela de procedimentos hospitalares do SIH/SUS.
    Obs. só constam desta lista os procedimentos apresentados como realizados, não constando os atos profissionais.

  • GrupoProc: Mostrará o conjunto das internações por grupos de, de acordo com a tabela de procedimentos hospitalares do SIH/SUS.

  • SubGrupo proc: Mostrará o conjunto das internações por subgrupos, de acordo com a tabela de procedimentos hospitalares do SIH/SUS.

  • Especialidade do leito: Mostrará o conjunto das internações por especialidade do leito onde ocorreu a internação (cirurgia, obstetrícia, clinica médica, crônico, psiquiatria, tisiologia, pediatria, reabilitação e psiquiatria em hospital dia).

  • Caráter de atendimento: Mostrará o conjunto das internações pelo caráter do atendimento que gerou a internação: urgência, emergência, acidente no local trabalho ou a serviço da empresa, acidente no trajeto para o trabalho, outros tipos de acidente de trânsito, outros tipos lesões/envenenamentos(agent.fis./quim).
    Obs: Os atendimentos relativos a acidentes são especificações do atendimento de urgência.

Variáveis referentes ao diagnóstico

Em 2015, em decorrência da PORTARIA Nº 1.324, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2014, ocorreu uma alteração importante no preenchimento dos diagnósticos secundários, inclusive a causa da morte (diagnóstico de óbito) e de causas associadas. A AIH passou 9 campos distintos de diagnóstico secundários. Em função disso, há variáveis que estão disponíveis para tabulações até 2014 e outras para tabulações a partir de 2015.

A referida portaria normatiza que os diagnósticos secundários se subdividem entre pré-existentes (todas as doenças pré-existentes que tenham relação com a internação em curso) e adquiridos (doenças que se desenvolvem durante o período de internamento ou que afetem a atenção recebida e/ou o tempo de permanência no hospital). Normatiza ainda que, no caso de internação por Lesões, Envenenamento e Algumas Outras Consequências de Causas Externas, deve ser registrado no primeiro campo de CID Secundário um CID do Capítulo XX cujos códigos estão no intervalo V01 a Y98 (Causas externas de Morbidade e Mortalidade), e nos demais campos de CID Secundário as lesões nos casos de poli traumatizados, sem prejuízo das demais informações.

  • Diagn.princ.intern.(CID10-Cap): Mostrará o conjunto das internações por diagnóstico principal da internação classificado conforme Classificação Internacional de Doenças (CID 10), por capítulo.

  • Diagn.princ.inter.(CID10-3Dig): Mostrará o conjunto das internações por diagnóstico principal da internação classificado conforme Classificação Internacional de Doenças (CID 10), com 3º dígito.

  • Causas sensíveis at básica: Mostrará o conjunto das internações por diagnóstico principal da internação classificado conforme Classificação Internacional de Doenças (CID 10), por causas sensíveis à atenção básica, conforme classificação do Ministério da Saúde.

  • Atenção: Para obter as internações decorrentes de todas as causas sensíveis à atenção básica será necessário iluminar todas as linhas existentes nessa caixa de diálogo, com exceção da linha “Todas as categorias”. Quando esta última ficar iluminada, o resultado obtido corresponderá à totalidade dos diagnósticos (todos os capítulos) conforme a Classificação Internacional de Doenças (CID 10).

Variáveis referentes ao estabelecimento ou agrupamentos de estabelecimentos

  • Gestão e Esfera: Mostrará o agrupamento dos Estabelecimentos de Saúde conforme o tipo de gestão do SUS (Secretaria Municipal de Saúde – SMS e Secretaria de Estado da Saúde – SES) e a esfera administrativa (próprios e contratados/conveniados).

    Nota: De acordo com o Informe do DATASUS de 23/12/2015 a partir da competência 11/2015 o CNES passou a trabalhar exclusivamente com a Natureza Jurídica proveniente de consumo das informações do CNPJ na Receita Federal do Brasil para identificar a constituição jurídico-administrativa dos estabelecimentos de saúde, abandonando os campos Tipo de Prestador, Esfera Administrativa, Natureza da Organização e Retenção de Tributos, que eram manualmente informados pelos operadores. (Port. Nº 1.319/SAS/MS/2014); a variável, porém, só apresentará registro a partir de 01/2016.

  • Gestão Natureza Jurídica (a partir de jan/2016): Mostrará o agrupamento dos Estabelecimentos de Saúde conforme o tipo de Natureza jurídica

  • Estab.Saúde-Cidade: Mostrará o conjunto de Estabelecimentos de Saúde prestadores do SUS no município de São Paulo, que podem ser identificados pelo número de cadastro no CNES e seu nome fantasia. É preciso selecionar os hospitais que se pretende consultar. Nesse arquivo de conversão (CNV) estão contemplados os CNES das Bases SAMU.

  • Prefeitura Regional: Mostrará o total por Prefeitura Regional referente aos Estabelecimentos de Saúde segundo pertencimento administrativo e geográfico delimitado pela administração municipal, podendo ser selecionado o agrupamento desejado.

  • DA: Distrito Administrativo dos Estabelecimentos de Saúde. O município de São Paulo está subdividido em 96 distritos administrativos.

  • CRS: Coordenadoria Regional de Saúde dos Estabelecimentos de Saúde. O município de São Paulo está subdividido 6 Coordenadorias Regionais de Saúde.
     

Variáveis referentes ao paciente

  • Município da residência: Mostrará o conjunto das internações por município de residência do paciente.

  • Faixa etária: Mostrará o conjunto das internações por idade do paciente agrupada em 18 intervalos.

  • Idade: Mostrará o conjunto das internações por idade do paciente.

  • Grau Instrução: Mostrará o conjunto das internações pelo grau de instrução do paciente. Essa variável só está disponível para procedimentos relacionados a planejamento familiar (vasectomia, laqueadura, com ou sem cesariana, etc.) ou a determinados procedimentos cirúrgicos, como por exemplo, cirurgias múltiplas e sequenciais.

  • Raça/cor: Mostrará o conjunto das internações por raça/cor do paciente (branca, preta, amarela ou indígena ou sem informação).

  • Sexo: Mostrará o conjunto das internações por sexo (masculino, feminino ou ignorado).

  • Nacionalidade: Mostrará o conjunto das internações por nacionalidade do paciente.