Secretaria Municipal da Saúde
Febre Maculosa Brasileira
O que é Febre Maculosa?
É uma doença causada por uma bactéria, transmitida por algumas espécies de carrapatos, que ocasiona febre, dor de cabeça forte, dores musculares, manchas na pele (inclusive nas palmas das mãos e solas dos pés). Inicialmente pode ser confundida com uma gripe comum.
Qual a gravidade desta doença?
Se não diagnosticada e tratada a tempo, pode matar.
Como uma pessoa pega Febre Maculosa?
A única forma de contrair esta doença é ser picado por um carrapato infectado. A doença aparece de 2 a 14 dias após a picada.
Como evitar a Febre Maculosa?
- Não deixe os cães com livre acesso à rua, pois eles poderão entrar na mata e voltar com carrapatos;
- Cuide bem do seu gato, mantendo-o domiciliado e fazendo uso de preventivo contra carrapatos;;
- Examine com frequência os cães e gatos para buscar carrapatos e use luvas para tirar os que encontrar;
- Se for necessário entrar em região de mata, use calçado fechado e calça comprida e camiseta de manga longa de cores claras;
- Ao retornar de áreas com vegetação, verifique imediatamente a roupa e o corpo para remover possíveis carrapatos;
- Não arranque carrapatos com força. Retire-os com calma, através de leve torção. De preferência, use uma pinça.
"IMPORTANTE: todos os carrapatos que você encontrar (em animal, no meio ambiente ou em pessoas), deverão ser encaminhados para identificação. Basta colocar em um frasco com tampa e álcool, fechar, anotar seu endereço e entregar na UBS (Unidade Básica de Saúde) ou na UVIS (Unidade de Vigilância em Saúde) mais próximas do seu endereço. Você também poderá levar a amostra ao LabFauna (Laboratório de Identificação e Pesquisa da Fauna Sinantrópica), de 2ª a 6ª, das 8 às 17 horas. O LabFauna está localizado na Divisão de Vigilância de Zoonoses (antigo CCZ), no seguinte endereço: Rua Santa Eulália, 86 – Santana Telefone: 2974-8000"
Caso você entre na mata ou encontre carrapato em seu corpo e, depois de alguns dias, apresente sintomas compatíveis com febre maculosa, avise seu médico. Esta informação é muito importante para um diagnóstico correto.
MATERIAIS DE COMUNICAÇÃO
Assista vídeo explicativo sobre a doença, clicando na figura abaixo:
folder cartaz