Secretaria Municipal da Saúde
Prefeitura de São Paulo lança plataforma para homenagear vítimas da covid-19 no município
A plataforma digital A Última Homenagem homenageia as vítimas fatais da covid-19 no município, centralizando os serviços relativos aos óbitos causados pela pandemia e disponibilizando um mural de mensagens virtuais enviadas por amigos e familiares das vítimas.
Sobre A Última Homenagem
O site A Última Homenagem é uma iniciativa que vai proporcionar apoio às famílias e amigos das vítimas, possibilitando que publiquem mensagens e fotos em tributo aos seus entes queridos e orientações sobre o protocolo de sepultamento específico para covid-19.
A plataforma também funciona como repositório para conteúdos especializados sobre luto e saúde mental, endereços e telefones úteis para os serviços municipais de referência, e inclui o botão “Desejo conversar com alguém”, que direciona o usuário para o preenchimento de um formulário simples que é encaminhado diretamente para a equipe de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), encarregada por entrar em contato e dar o direcionamento adequado ao caso.
Saúde mental no contexto da covid-19
A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) projeta que, em situações de eventos extremos, como desastres, guerras e pandemias, entre um terço e metade da população pode apresentar impactos psicossociais. As normas sanitárias indispensáveis para evitar a proliferação do vírus esbarram em nossos mais antigos rituais sociais, como a celebração de nascimentos, aniversários, casamentos e cerimônias fúnebres. O momento exige a imposição de grandes restrições para a realização de velórios e enterros e a incapacidade de se realizar cerimônias de despedida, tão presentes em nosso imaginário e parte fundamental do processo de luto, associada a um contexto de incerteza e isolamento social, pode se mostrar extremamente prejudicial para as famílias e círculo social enlutado.
É neste contexto que a iniciativa A Última Homenagem surge, como ferramenta virtual auxiliar no processo de luto e provedora de informação sobre o tema, mantendo a Prefeitura próxima ao cidadão e, ao mesmo tempo, respeitando as normas sanitárias de isolamento.
Ações adjacentes
Com a mesma preocupação estendida à população, a Prefeitura inaugura parceria pioneira entre o Serviço Funerário Municipal (SFMSP) e o Programa de Residência Médica em Rede em Psiquiatria da Escola Municipal de Saúde (EMS). A colaboração tem como foco os servidores do SFMSP, como sepultadores, veloristas e demais trabalhadores da rede, profissionais estes que vêm enfrentando situações de estresse extremo em seu ambiente de trabalho, dado o aumento da demanda pelo serviço, atenção ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e novas normas sanitárias, a abordagem de resistência a essas mesmas normas por algumas famílias e todo o contexto coletivo da pandemia.
A parceria prevê a criação de grupos focais de apoio, com periodicidade semanal e com a participação dos servidores SFMSP, residentes em Psiquiatria e seus supervisores.