Subprefeitura Sé
Passagem Literária da Consolação recebe exposição Cidade Adentro
A Passagem Literária da Consolação apresenta nova exposição a partir desta quarta-feira (17). É a mostra Cidade adentro, que traz os projetos realizados por artistas plásticos do Atelier Amarelo durante 2006. Os artistas, selecionados por meio de concurso, desenvolveram projetos sobre o centro de São Paulo.
Fazem parte da mostra os trabalhos Mutação, de Silvia M; Instalações cartográficas de percurso, de Cleo Barreto, Fernanda Alexandre, Katia Salvanny, Rafaela Jammene; Calendário das árvores da região central de São Paulo, de Regina Montenegro; Mapa, de Taís Cabral; Construsombras, de Hugo Perucci; Marcas de Passagem, de Marli Fronza; Penélope, Luciana Camuzzo; e Outzider, de Marcio Donasci.
“A exposição traz um olhar diferenciado destes artistas sobre a realidade do Centro, já que estes vivenciam diariamente a revitalização da região, pois o Atelier Amarelo está no coração na Nova Luz”, afirma o secretário de Coordenação das Subprefeituras e subprefeito da Sé, Andrea Matarazzo, que foi o responsável por tornar a passagem da Consolação um espaço cultural.
Sobre o Atelier Amarelo
O Atelier Amarelo é um espaço para artistas ou mesmo grupos que se identifiquem com as manifestações plásticas contemporâneas e suas problemáticas. Com o apoio de um grupo de curadores presidido por Maria Bonomi, o local tem como principal objetivo desenvolver e concretizar obras visuais autônomas fomentadas pelo desenvolvimento em pesquisa e projetos cujas temáticas permitam um aprofundamento das discussões e reflexões entre a arte pública e as manifestações plásticas contemporâneas do centro da cidade de São Paulo. O atelier é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, desenvolvido pelo Departamento de Museus e Arquivos (DEMA).
Sobre a Passagem Literária
Com o objetivo de criar um novo ambiente cultural, a Subprefeitura da Sé abriu, em novembro de 2005, a Passagem Literária Consolação, transformando um corredor subterrâneo num espaço com programação cultural e venda de livros usados. Nove vendedores de livros usados também estão permanentemente no local, numa parceria com a Associação Via Libris de Livreiros.
A passagem foi fechada em março de 2005, quando a Subprefeitura encontrou o local depredado, com infiltração de água nas paredes e sujeira, oferecendo riscos à população. O espaço foi reformado, com pintura, revisão da parte hidráulica e elétrica, colocação de forro de gesso e outros reparos necessários. Além da exposição Cidade Adentro, até o dia 28 de janeiro, o público também pode conferir a exposição Compadre de Ogum, com serigrafias de Carybé.
Serviço:
Exposição Cidade Adentro
Data: 17 de janeiro a 8 de fevereiro
Horário: De segunda a sexta-feira - das 9 às 21h; sábado, domingo e feriados - das 10 às 22 horas
Local: Passagem subterrânea da Rua Consolação próximo à Avenida Paulista
Grátis