Subprefeitura

Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2025 | Horário: 08:00
Compartilhe:

Operação Altas Temperaturas: tendas atenderam quase 38 mil pessoas na terça-feira (11)

Reforçando o atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade, 10 tendas espalhadas pela cidade distribuem itens para amenizar os efeitos do sol e calor; ação segue em funcionamento nesta quarta

A Prefeitura de São Paulo atendeu 37.714 pessoas e distribuiu 51.807 itens, sendo 37.584 garrafas de água, 6.223 copos de chá gelado, 6.000 frutas e, além disso, 2.000 copos de água foram consumidos nos bebedouros disponibilizados pela Sabesp nas 10 tendas da Operação Altas Temperaturas (OAT), das 10h às 16h de terça-feira (11).  Atendimento segue nesta quarta-feira (12).

 

Durante os trabalhos na terça, 69 pessoas com pets receberam orientações sobre cuidados com o calor intenso, 59 animais foram atendidos e distribuídos 37 potes com água.

 

Ativada sempre que a temperatura ou sensação térmica atingem 32ºC, a Operação Altas Temperaturas atende a população paulistana em 10 tendas montadas em pontos estratégicos da cidade e acolhe qualquer pessoa que queira um abrigo com temperatura amena para descansar e se hidratar. Além de descansar, os cidadãos têm acesso à água e, se quiserem, chás, sucos gelados e frutas. As tendas também contam com espaço para atendimento e orientação aos munícipes quanto aos cuidados necessários com os animais em dias de calor intenso.

 

Orientadores socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) também prestam atendimento nas tendas, além do trabalho que é realizado de busca ativa, que é realizado cotidianamente nas ruas da cidade, ofertando acolhimento em equipamentos da rede socioassistencial e encaminhamento para outras demandas apresentadas.

 

A Operação Altas Temperaturas é uma ação intersecretarial, com participação das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Saúde (SMS) e Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), que conta ainda com apoio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP).

 

Endereço das tendas

 

Região Central - Praça da República e Praça Marechal Deodoro

Região Sul - Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto x Rua Paulo Eiró) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel)

Região Norte - Santana (Praça Heróis da FEB, s/n) e Vila Maria (Praça Novo Mundo)

Região Leste - Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n); Itaquera (Av. Musgo com Flor x Avenida Imperador); e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella)

Região Oeste - Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus)

collections
Galeria de imagens