Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas
Mudanças Climáticas: que bicho é esse?
As mudanças climáticas são alterações nos nossos padrões de clima que acontecem ao longo do tempo. Mas o que está por trás disso? Trata-se de uma combinação de processos naturais e, principalmente, ações humanas que aumentam a quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera e funcionam como uma capa que mantém o calor do sol perto da superfície terrestre, levando ao aquecimento do nosso planeta.
Quais são as consequências?
- Aquecimento Global: a temperatura do planeta sobe, e isso pode causar ainda mais eventos extremos como ondas de calor, tempestades fortes, secas e inundações.
- Derretimento das Geleiras e Elevação do Nível do Mar: com o calor, criam-se as condições para derretimento das geleiras, elevando o nível do mar e ameaçando cidades litorâneas.
- Mudanças nos Padrões de Chuva: algumas regiões podem enfrentar secas, enquanto outras podem ter mais chuvas e inundações, afetando a agricultura e o abastecimento de água.
- Impactos na Biodiversidade: os animais e plantas também sofrem com as mudanças climáticas, o que pode levar à perda de espécies e desequilíbrio nos ecossistemas.
Por que isso é importante?
As mudanças climáticas são um problema sério que afeta a todos nós, humanos e animais. Os impactos podem ser imensos e incalculáveis, afetando a economia, saúde e nosso modo de viver. Por isso, é fundamental que sejam tomadas ações imediatas para reduzir os gases de efeito estufa, e se adaptar aos impactos que já são irreversíveis ou inevitáveis, para produzir uma sociedade mais adaptada e resiliente.
O que São Paulo está fazendo?
Para conter e criar uma solução em longo prazo, após a assinatura da Carta Compromisso com o Acordo de Paris, o Grupo C40 de Grandes Cidades para a Liderança Climática, recomenda que as cidades elaborem um plano de ação climática com medidas que possibilitem que, até 2050, elas se tornem neutras em carbono, indicando estratégias de adaptação e mitigação aos impactos da mudança do clima.
Com base nisso, a Cidade de São Paulo elaborou o PlanClima SP, que foi assistido e aprovado pela rede de cidades C40 e conta com 5 Estratégias, 43 Ações e 54 Metas elaboradas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas na Cidade e adaptar a estrutura da Metrópole para o cenário que irá se descortinar até 2050.Sem dúvida é um passo fundamental para construir uma cidade mais sustentável para as futuras gerações.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk