Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas

Quinta-feira, 28 de Novembro de 2024 | Horário: 12:43
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo recebe do Governo do Estado veículos para reforçar ações de proteção aos mananciais

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas, recebeu três novos veículos que fortalecerão as ações de proteção aos mananciais da cidade. A entrega faz parte de um programa da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), que investiu R$ 3,2 milhões na aquisição de 32 veículos destinados a 24 municípios da Região Metropolitana. 

Os veículos foram adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e serão destinados aos municípios participantes dos Grupos de Fiscalização Integrada (GFIs) da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB), vinculada à Semil. 

Na cidade de São Paulo, os veículos serão utilizados na Operação Integrada em Defesa das Águas (OIDA), uma iniciativa estratégica realizada por meio de convênio firmado entre o Estado e o Município de São Paulo, que combate ocupações e construções clandestinas, coíbe crimes ambientais e evita que novas áreas sejam desmatadas, preservando as fontes de água que abastecem a população paulistana através de seus mananciais. 

Durante a cerimônia de entrega, realizada na capital, o Secretário Executivo de Mudanças Climáticas, José Renato Nalini, destacou a importância da iniciativa para a cidade. Representando a OIDA, o coordenador Washington Pestana enfatizou o papel da sociedade nesse processo: “O Estado tem procurado agir para garantir a proteção dos mananciais. A participação da sociedade é fundamental nesse processo, não comprando terrenos em áreas de preservação e denunciando quando virem qualquer tipo de ocupação irregular”. 

A OIDA é um exemplo do compromisso da Prefeitura de São Paulo em aliar tecnologia e gestão integrada para segurança hídrica da população. Os novos veículos, portanto, reforçarão as atividades de monitoramento, especialmente na zona Sul da capital, onde estão localizadas as represas Billings e Guarapiranga, região estratégica para a segurança do abastecimento de água da população e para a manutenção das condições climáticas. 

       Equipe da SECLIMA 
 

collections
Galeria de imagens