Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos
Cidade de São Paulo participa de seminário sobre população em situação de rua e destaca força da maior rede socioassistencial da América Latina
Por: Marianne Seixas
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) marcou presença no Seminário “Ninguém Mora na Rua: emergência social, dados e intervenções para a população em situação de rua em São Paulo”, realizado nesta segunda-feira (8). O evento teve como objetivo fortalecer o diálogo entre as secretarias de assistência social do estado e abrir espaço para a troca de experiências sobre as tipificações dos serviços e os desafios dos municípios.
A coordenadora da Proteção Social, Camila Sakai, representou a SMADS na mesa “Desafios e Soluções – tecnologia, dados e políticas públicas”. Ao lado de representantes de outras gestões municipais, compartilhou estratégias e ações que vêm sendo adotadas na cidade de São Paulo para garantir atendimento qualificado à população em situação de rua: “São Paulo tem uma rede extensa e estruturada, com mais de 26 mil vagas de acolhimento para pessoas em situação de rua. Compartilhar essa experiência com outros municípios é essencial para avançarmos juntos na garantia de direitos e na proteção da população em situação de vulnerabilidade.”
A cidade de São Paulo tem a maior rede socioassistencial da América Latina. Atualmente, conta com 1390 serviços em funcionamento, que atendem, diariamente, crianças, adolescentes, adultos, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade. Entre eles, estão os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e centros de acolhida que atuam diretamente com a população em situação de rua e vulnerabilidade social.
A participação da SMADS no seminário reforça o compromisso da gestão com a articulação intermunicipal, a valorização do SUAS e o aprimoramento das políticas públicas de assistência social.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk