Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos
Prefeitura de São Paulo realiza encontro intersetorial com agentes públicos para discutir o trabalho em rede e estratégias de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes da cidade
Texto: Gustavo Oliveira
Imagens: Gustavo Oliveira
Nessa segunda-feira (9), a Prefeitura de São Paulo, por meio do Comitê Intersecretarial da Rede de Cuidado e Proteção Social, promoveu um encontro intersetorial para discutir o trabalho em rede e estratégias para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes. O Comitê é coordenado pela Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE), da Secretaria de Governo Municipal (SGM), e composto por representantes das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Educação, Saúde e Direitos Humanos e Cidadania.
O evento teve o objetivo de fortalecer o trabalho em rede no atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, destacando a importância da implementação de instrumentos, como o Fluxo de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência e o sistema de comunicação intersetorial, além do decreto municipal Nº 63.518, que regulamenta a escuta especializada, publicado em junho de 2024.
Participaram da reunião mais de 130 servidores das áreas de assistência e desenvolvimento social, saúde e educação. Os profissionais refletiram sobre as realidades de seus territórios de atuação a partir de dados sobre a violência contra a criança e o adolescente, e sobre formas de dar continuidade ao debate local e intersetorial visando a maior integração entre os serviços nesse atendimento. “Eu penso que é um avanço gigantesco conseguir colocar na nossa agenda de trabalho essa mobilização para que a gente consiga de fato, como uma rede, ir tecendo com muita delicadeza esse fio que sustenta a vida e a existência das nossas crianças”, comentou a Coordenadora do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem – NAAPA, da Secretaria Municipal de Educação, Márcia Bonifácio.
“Nós da Secretaria de Governo estamos incumbidos de dar o apoio que for preciso para avançarmos nas ações de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes”, afirmou o Secretário Executivo de Projetos Estratégicos, Edsom Ortega.
No âmbito do Comitê está previsto o estabelecimento de uma agenda de reuniões específicas, bem como o desenvolvimento e implementação de mecanismos que fortalecem o trabalho em rede, como previsto no decreto da escuta especializada.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk