Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos
Prefeitura de São Paulo realiza o lançamento dos Programas de Prevenção às Drogas na Rede Municipal de Ensino da capital paulista
Nesta quarta-feira (11), a Prefeitura de São Paulo anuncia o lançamento dos Programas de Prevenção às Drogas na Rede Municipal de Ensino. O evento acontece no auditório da Uninove, localizada na Vergueiro, e contará com a presença da Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD) Marta Machado, do Secretário Municipal de Saúde Dr. Luiz Carlos Zamarco, do Secretário Adjunto de Educação Bruno Lopes Correia, e do Secretário Executivo de Projetos Estratégicos, Edsom Ortega Marques.
Os Programas serão promovidos nesses próximos 2 anos, a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD), vinculada ao Ministério da Justiça, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, atendendo as necessidades dos estudantes da através de uma parceria entre a SME, a SENAD e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
A iniciativa prevê a implementação dos programas nas escolas da Rede Municipal, como estratégias de prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas, com estudantes e comunidade escolar, através das metodologias dos programas Elos – Construindo Coletivos, para estudantes dos 3º anos e #Tamojunto, para os estudantes dos 8°s ano. Os programas são reconhecidos e validados pelo Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime - UNODC.
Os programas visam introduzir e manter intervenções preventivas ao consumo de substâncias psicoativas com base em evidências científicas, para atender os estudantes e a comunidade escolar. As atividades de prevenção complementam a promoção da saúde, fomentando atitudes participativas e colaborativas de maneira a contribuir para a construção de coletivos democráticos e oportunizando a aprendizagem.
O Acordo de Cooperação Técnica foi assinado pela Prefeitura de São Paulo em junho deste ano. A primeira etapa dos programas incluiu reuniões de planejamento e o reconhecimento das fragilidades e potencialidades de cada território, com a participação dos Formadores Federais da SENAD/Fiocruz, dos Interlocutores do Programa Saúde na Escola (PSE) da SME e da SMS e dos Formadores e Articuladores locais designados para acompanhar os Programas de Prevenção junto à Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU)/Núcleo Intersecretarial Saúde na Escola (NISE) e junto às Divisões dos Centros Educacionais Unificados (DICEUs) das 13 Diretorias Regionais de Ensino (DREs).
A partir do próximo ano, os programas serão implementados nas Unidades Educacionais em uma colaboração entre os profissionais da saúde com ações formativas e muito mais. Em suas primeiras etapas, o programa #Tamojunto deve ser implementado em 130 escolas, enquanto o Elos - construindo coletivos será desenvolvido em 34 unidades.
“É por meio de parceria e ações integradas entre os profissionais da saúde, educação e demais áreas que trabalhamos a prevenção desde cedo com as crianças e adolescentes, além da conscientização das famílias e de toda a comunidade escolar. Essa é uma missão que precisa do compromisso de toda a sociedade”, destacou o Secretário Bruno Lopes.
Sobre os programas
O #Tamojunto, versão do Unplugged (programa da EU-DAP – Experiência de Prevenção do Uso de Drogas na Europa), adaptado pelo Ministério da Saúde e pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime à realidade brasileira, é uma estratégia de prevenção escolar ao uso de álcool, tabaco e outras drogas destinada a adolescentes de 13 a 14 anos. Nas escolas da rede municipal será oferecido aos estudantes do 8º ano para o desenvolvimento de habilidades de vida, pensamento crítico frente a crenças normativas e entendimento sobre informações acerca de substâncias psicoativas.
O Programa Elos – Construindo Coletivos se configura como uma estratégia lúdica de mediação das relações sociais em sala de aula, focado nas séries iniciais do Ensino Fundamental I entre crianças com faixa etária de 6 a 10 anos. Na cidade de São Paulo, será oferecido aos estudantes do 3º ano das escolas municipais de Ensino Fundamental I, nos anos iniciais.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk