Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos
Prefeitura recebe visita de Delegação Força-Tarefa Defesa, Orientação e Apoio a Pessoas em Situação de Rua (DOA) de Florianópolis
Imagem: Gustavo Oliveira
A Delegação Força-Tarefa DOA (Defesa, Orientação e Apoio a Pessoas em Situação de Rua) de Florianópolis está em São Paulo para uma agenda de três dias, entre os dias 26 e 28 de novembro de 2024, com o objetivo de conhecer experiências e discutir políticas públicas voltadas à população em situação de vulnerabilidade social que faz uso abusivo de substâncias químicas. A comitiva inclui nomes como Maryanne Mattos, vice-prefeita de Florianópolis, Estevão Ribeiro, coordenador de habitação de interesse social, o comandante da Guarda Municipal, Andrey Vieira, o promotor Daniel Paladino (MPSC) e o delegado Wanderley Redondo (PCSC). Eles foram recebidos hoje, 27, na Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos/SGM em evento que contou com a participação de representantes da SMS, SMADS, SMSU, SMDET, SMDHC e GCM. Na sequência, a delegação foi conhecer as ações de Segurança Urbana na Central Smart Sampa.
As lideranças políticas, sociais e especialistas de Florianópolis também estiveram na terça-feira, dia 26, no Serviço de Cuidados Prolongados (SCP) Álcool e Drogas (AD) Boracea. “A gente não precisa inventar a roda. Queremos conhecer aquilo que já funciona para nos basear”, declarou Maryanne Mattos.
Localizado no mesmo prédio em que funciona o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD III Boracea, na região central, o SCP integra a rede do Programa Redenção oferecendo acolhimento e tratamento para dependentes de álcool e drogas e é uma iniciativa pioneira no Brasil. O foco do equipamento é reinserir os pacientes na sociedade do ponto de vista biopsicossocial e econômico. Para a psiquiatra Aglaé Amaral, coordenadora do SCP, a visita da delegação demonstra que o trabalho desenvolvido na unidade é um sucesso e pode ser modelo para outros lugares.
Prontuário eletrônico para o Redenção da Rua
Uma inovação apresentada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo foi a utilização de um tablet pelas equipes do Redenção na Rua. Parte do Programa Redenção, essas equipes realizam busca ativa de pacientes que estejam em situação de rua nas cenas de uso aberto.
A partir de agora, as informações dos pacientes podem ser atualizadas durante as ações, em tempo real. Além disso, há um recurso de georreferenciamento em que é possível acompanhar o deslocamento dos pacientes.
Acompanharam também a comitiva o Secretário Executivo de Projetos Estratégicos, Edsom Ortega, a médica psiquiatra e diretora da Divisão de Saúde Mental da SMS, Claudia Ruggiero Longhi, a Assessora do Núcleo Redenção na SMS, Lindsay Mol de Souza, a socióloga e assessora técnica do gabinete do vice-governador de São Paulo, Gleuda Apolinário e Quirino Cordeiro, diretor do HUB, de Cuidados em Crack e Outras Drogas.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk