Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos

Quinta-feira, 14 de Novembro de 2024 | Horário: 16:13
Compartilhe:

Programa Reencontro supera 2.600 vagas com a Vila Reencontro Sapopemba

Prefeitura entrega 10ª Vila Reencontro, com capacidade para até 296 pessoas

Texto: Sabrina Ribeiro
Fotos: Bianca Lopes e Breno Lopes

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), entregou, nesta sexta-feira (05), a Vila Reencontro “Sapopemba”, na zona leste da cidade. Este é o 10º equipamento da modalidade preparado para acolher até 74 famílias. Com essa entrega a cidade de São Paulo ultrapassa 2.600 vagas de acolhimento dentro do Programa.

Localizada na Rua Manhã de Sol, 94, o equipamento foi preparado para ofertar moradias provisórias para até 296 pessoas em 74 módulos, com destaque para 3 unidades de 36m², sendo uma delas adaptada para Pessoas com Deficiência (PCDs) e outras duas para famílias grandes, compostas por até oito pessoas. As outras 71 residências seguem o tamanho padrão de 18m² e podem acolher famílias de até 4 pessoas. Todas as casas modulares são equipadas com camas, beliches ou berços, de acordo com a composição familiar; geladeira; fogão com duas bocas; banheiro e pias.

Construída em um terreno de 2950m² cedido pela Prefeitura de São Paulo, com investimento de R$3.600.666,95, a Vila dispõe de espaços de uso compartilhado, como quadra poliesportiva, academia ao ar livre, playground, academia ao ar livre, brinquedoteca, refeitório, lavanderia, cozinha, horta e salas administrativas.

“É com muita alegria que inauguramos mais uma vila na nossa cidade. Esse é mais um exemplo do avanço de São Paulo nas políticas públicas voltadas para as pessoas em situação de rua. Aqui a gente garante um lar, endereço, condições dignas, oportunidades para reinserção no mercado de trabalho e conexões significativas para as pessoas. O acolhimento sempre será nosso principal objetivo como gestão que trabalha por recomeços nestes espaços.", declarou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Ciça Santos.

As famílias acolhidas têm perfis variados: casais com filhos, famílias monoparentais e outras composições familiares encontram amparo e a chance de reconquistar a autonomia no projeto. São priorizadas ainda famílias com crianças de 0 a 6 anos e mulheres com históricos de violência doméstica.

"Então esse acolhimento aqui é um dar a mão para a pessoa que está naquele momento mais difícil da sua vida. Vocês viram aqui tantas pessoas que as Vilas Reencontro têm essa prioridade de acolher famílias com crianças para a gente poder dar aqui essa oportunidade pro reencontro. E a gente não tem dúvida nenhuma que essa cidade é uma cidade acolhedora, vai continuar sendo uma cidade acolhedora, uma cidade que reconhece a importância de você fazer uma gestão humanizada, com o coração, do cuidar", afirma o prefeito Ricardo Nunes.

A Prefeitura de São Paulo, através da SMADS, já entregou outras oito unidades do projeto. A primeira, inaugurada em dezembro de 2022, foi a Vila Reencontro “Cruzeiro do Sul”. O equipamento oferta 40 módulos para até 160 pessoas e deu início à jornada de acolhimento através de moradias transitórias.

 

Confira a notícia completa clicando aqui.

collections
Galeria de imagens