Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos
Projeto de São Paulo sobre planejamento urbano e primeira infância é selecionado para participar de programa internacional
Texto: Giovanna Fernandes
Imagem: Urban95 Academy
Entre os dias 21 e 25 de outubro, servidoras do Núcleo da Política Municipal Integrada para Primeira Infância da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos - SEPE, da Secretaria de Governo Municipal – SGM, e da Secretaria Municipal de Licenciamento e Urbanismo (SMUL) participaram de uma semana de imersão em Londres para aprender, compartilhar e desenvolver estratégias que visem a melhoria das cidades para as crianças na primeira infância e os(as) seus(suas) cuidadores(as), juntamente com representantes das cidades de Balikpapan (Indonésia), Harere (Zimbabue), Hebron (Palestina), Hyderbad (Índia), Lusaka (Zâmbia), Baya Blanca (Argentina), Waimakariri (Nova Zelândia), Niterói e Londrina.
A atividade é parte do programa de liderança executiva desenvolvido pela Fundação Bernard Van Leer e pela LSE para que líderes municipais e servidores públicos de todo o mundo se engajem e fortaleçam políticas, programas e projetos que incluam a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nas demais ofertas.
O curso Urban95 Academy conta com sete semanas de conteúdo online, além de sessões virtuais ao vivo com professores da London School of Economics and Politics Science. Em uma segunda etapa, as cidades que apresentam os projetos mais promissores são selecionadas para uma imersão presencial em Londres, para complementar e aprofundar a formação. Recebem, ainda, o apoio de uma consultoria internacional para auxiliar no desenvolvimento do projeto após a finalização do curso.
Durante a etapa presencial em Londres, a equipe da Prefeitura apresentou e aprimorou o projeto para a elaboração de um Plano Diretor do Brincar para o município, que tem como principal objetivo a inserção da perspectiva da primeira infância no planejamento dos espaços urbanos na cidade. Esse projeto está ancorado no Plano Municipal pela Primeira Infância (2018-2030), na Meta nº 5 do Eixo II, que consiste em “tornar o ambiente da cidade mais acolhedor para as crianças de 0 a 6 anos”.
O que é a Urban95?
A Urban95 é uma iniciativa global que busca incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços oferecidos nas cidades, considerando a experiência de uma criança de 3 anos de idade que, em média, possui até 95 cm de altura.
No Brasil, a capital paulista foi uma das primeiras cidades a integrar a rede Urban95, que é composta atualmente por 27 municípios que compartilham o objetivo de desenvolver e fortalecer programas e políticas voltadas para o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância e a garantia do direito à cidade.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk