SP Urbanismo

Quinta-feira, 9 de Maio de 2024 | Horário: 17:29
Compartilhe:

Oficina Suspensa: Grajaú receberá caminhos mais seguros e divertidos até a escola e iniciativa será apresentada pela Prefeitura neste sábado (11)

O encontro acontece entre 9 e 10h, na EMEI Jardim Myrna; oficina vai recolher sugestões da população local para elaboração do projeto


Atenção! A oficina está temporariamente suspensa. Avisaremos sobre a nova data!

**

Para planejar a requalificação de espaços públicos na cidade, é indispensável ouvir quem os utiliza. Neste sentido, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), promove, neste sábado (11), no distrito de Grajaú, extremo sul, a primeira de seis oficinas que acontecerão no mês de maio em regiões que receberão projetos do Território Educador. O encontro acontece entre 09 e 10 horas, na EMEI Jardim Myrna. O endereço é Avenida Carlos Alberto Bastos Machado - Jardim Myrna (Subprefeitura Capela do Socorro).

O Território Educador é uma iniciativa que prevê uma série de intervenções para melhorar a experiência de caminhar de adultos e de crianças de 0 a 6 anos (primeira infância) no entorno de escolas ou Centros Educacionais Unificados (CEUs). No caso do Grajaú, o projeto beneficiará sete escolas da região: CEI Pedro Henrique Siqueira Lima, EMEI Maria Eugenia Fakhoury, EMEF Eliza Rachel Macedo Souza, CEI Jd. Três Corações, EE Roberto Mange, EMEI Jardim Myrna e EE Jardim Myrna II. Somadas, as unidades de educação possuem quase cinco mil alunos.

Além do Grajaú (Subprefeitura Capela do Socorro), receberão oficinas, neste mês, os distritos de Pedreira (Subprefeitura Cidade Ademar), São Rafael (Subprefeitura São Mateus), Itaim Paulista (Subprefeitura Itaim Paulista), Lajeado (Subprefeitura Guaianases) e Iguatemi (Subprefeitura São Mateus). As datas dessas agendas ainda serão divulgadas.

O objetivo das oficinas será recolher contribuições da população local a ser beneficiada por cada projeto, especialmente da comunidade escolar, como pais, alunos, professores, diretores e funcionários em geral.

Elas funcionarão da seguinte forma: no início, a Prefeitura apresentará os conceitos gerais da iniciativa Território Educador e o projeto desenvolvido para o Território Educador Cidade Tiradentes como referência para as intervenções a serem desenvolvidas em cada local. Em seguida, a população será convidada a participar de dinâmica para responder questionamentos sobre o meio de transporte utilizado para chegar até a escola; como avalia a experiência do deslocamento; o que seria importante ter no caminho (bancos, árvores, faixa de pedestres, entre outros) e o que deseja para um espaço público, como descansar, brincar e ficar com os amigos. Por fim, irão contribuir indicando onde se sentem seguros ou não em seus territórios através de um grande mapa que será disponibilizado.

As oficinas serão abertas à comunidade e poderão participar funcionários das escolas, pais dos alunos, crianças, além de moradores locais. A expectativa é que as considerações da sociedade ajudem o Município a aprimorar os projetos em desenvolvimento para cada local.

 


SERVIÇO

Território Educador Grajaú
Data: 11/05 (Sábado)
Horário: 09h-10h
Local: EMEI Jardim Myrna
Endereço: Av. Carlos Alberto Bastos Machado - Jardim Myrna (Subprefeitura Capela do Socorro)

 


Entenda a iniciativa Territórios Educadores

Os Territórios Educadores têm como ponto de partida das melhorias previstas um Centro de Educação Unificado (CEU) ou um conjunto de escolas.

Seus projetos são desenvolvidos e orientados por três pilares: segurança viária/caminhabilidade, estações educadoras e trilhas educadoras. O objetivo é qualificar o entorno de equipamentos públicos e educacionais, promover a segurança viária nas rotas percorridas a pé, incentivar a micromobilidade e promover o uso e a apropriação de espaços públicos. Resumindo, a iniciativa busca oferecer uma melhor experiência no trajeto entre casa e escola para o público da primeira infância, contribuindo para o seu desenvolvimento cognitivo e motor.

A iniciativa prevê diversas intervenções para qualificar a caminhabilidade de um território. Para o público infantil, é prevista a criação de travessias mais seguras no trajeto entre a casa e a escola, com pintura de calçadas e muros, nova sinalização de trânsito e a implantação de mobiliários urbanos e lúdicos.

Seu objetivo também é transformar a experiências de pais, cuidadores, crianças de outras faixas etárias, adolescentes e de toda a comunidade que vive e circula pelo local. Para isso, é proposta uma série de ações para a requalificação de espaços públicos, como reforma de calçadas, melhoria da iluminação pública, plantio de árvores e obras de microdrenagem.

 

Iniciativa tem como foco o público da primeira infância. Imagem do projeto Território Educador Cidade Tiradentes

 


Locais definidos

Implantar dez projetos de Territórios Educadores na cidade é a Meta 42 do Programa de Metas 2021-2024 do Município. Eles estarão localizados em distritos selecionados pela Prefeitura após a avaliação de uma série de indicadores, como trajetos de pessoas nas vias, número de crianças de 0 a 6 anos, acidentes de trânsito e acesso a serviços públicos, especialmente educacionais. São eles:

• Território Educador Cidade Tiradentes (distrito de Cidade Tiradentes)

• Território Educador Brasilândia (distrito de Brasilândia)

• Território Educador Iguatemi (distrito de Iguatemi)

• Território Educador Capão Redondo (distrito de Capão Redondo)

• Território Educador Jardim Ângela (distrito de Jardim Ângela)

• Território Educador Grajaú (distrito de Grajaú)

• Território Educador São Rafael (distrito de São Rafael)

• Território Educador Pedreira (distrito de Pedreira)

• Território Educador Itaim Paulista (distrito de Itaim Paulista)

• Território Educador Lajeado (distrito de Lajeado)


Os Territórios Educadores Cidade Tiradentes e Brasilândia apresentam projetos em estágio mais avançado de desenvolvimento. O material licitatório para obras foi concluído para o Território Educador Cidade Tiradentes. O projeto executivo para o Território Educador Brasilândia também está finalizado.

Para os demais Territórios Educadores o Município está elaborando projetos executivos e materiais licitatórios. A São Paulo Urbanismo é a responsável pela execução dos projetos para os Territórios Educadores.

 

 

Iniciativa prevê intervenções para qualificar os caminhos de pedestres. Imagem do projeto Território Educador Cidade Tiradentes

collections
Galeria de imagens