SP Urbanismo

Quarta-feira, 29 de Maio de 2024 | Horário: 09:53
Compartilhe:

São Mateus terá programação especial com crianças para receber sugestões de caminhos mais divertidos entre casa e escola

Iniciativa propõe melhorar a caminhabilidade, acessibilidade e segurança no entorno das escolas; 5 mil alunos estão perímetro do Território Educador Iguatemi

 

A Prefeitura de São Paulo quer saber como tornar o caminho da escola mais divertido, seguro e agradável. E tem realizado oficinas do Território Educador para ouvir a população e reunir informações com o objetivo de melhorar a caminhabilidade, acessibilidade e segurança desses espaços públicos. Na segunda-feira (27) é a vez de escutar os moradores, pais, alunos, professores, diretores e funcionários das escolas do distrito Iguatemi (Subprefeitura São Mateus), na zona leste. O encontro será no CEU São Mateus (Rua Curumatim, 201 - Parque Boa Esperança).

Neste dia serão oferecidas diversas atividades informativas e de lazer antes da realização da oficina. Com uma programação especial que envolve a Semana Mundial do Brincar, as crianças participarão de atividades imersivas sobre segurança viária com teatro de fantoches apresentado pela equipe da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Também haverá uma dinâmica especial com diversas brincadeiras e atividades de reconhecimento do território em parceria com o Cocriança - coletivo que foca na criança como protagonista e agente de transformação de territórios.

Por fim, acontecerá a oficina do Território Educador Iguatemi com apresentação do projeto e escuta da comunidade escolar. Neste momento, a Prefeitura reúne as respostas da população a várias perguntas: como são os caminhos do entorno das escolas? Como as pessoas se sentem ao caminhar? Como é a convivência nos espaços públicos? Essas respostas ajudarão o munícipio na elaboração do projeto.

As intervenções do Território Educador Iguatemi beneficiarão mais de 5.000 alunos do CEU São Mateus; EMEI Felipe Doliveira; CEI Dominguinhos; EMEF Plínio de Queiroz e EMEF Parque Boa Esperança II.

O Território Educador está previsto em 10 distritos na capital paulista e propõe uma série de melhorias para que adultos e crianças de 0 a 6 anos (primeira infância) caminhem com segurança nas ruas do entorno de escolas ou Centros Educacionais Unificados (CEUs) e encontrem lugares mais agradáveis, divertidos e lúdicos no trajeto entre casa e escola.

Até o momento, foram realizadas as oficinas nos distritos de Pedreira (Cidade Ademar), na zona sul, São Rafael (São Mateus), Itaim Paulista e Lajeado, na zona leste.

 

QUANDO?

Data: 27/05 (segunda-feira)
Local: CEU São Mateus
Endereço: Rua Curumatim, 201 - Parque Boa Esperança (Subprefeitura São Mateus)

 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

15h às 15h45 – Teatro de Fantoches sobre segurança viária (apresentação CET)
17h às 18h – Atividades e brincadeiras com a equipe do Cocriança
19h às 20h – Apresentação do projeto e escuta da comunidade escolar sobre o Território Educador Iguatemi

 

Mais informações:

Territórios Educadores

 

Notícias relacionadas:

Prefeitura realiza na zona leste da cidade mais duas oficinas do Território Educador: Itaim Paulista e Lajeado

Zonas sul e leste da cidade recebem oficinas para desenvolver caminhos mais seguros e divertidos entre casas e escolas: Pedreira e São Rafael

 

 

Texto: ASCOM

 

collections
Galeria de imagens