SP Regula
SP-Regula e Abelore unem esforços para impulsionar a logística reversa
Este acordo visa promover a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e garantir o tratamento adequado dos materiais, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e as regulamentações específicas da cidade de São Paulo.
Na prática, essa parceria representa uma união de esforços para aprimorar os processos de gestão de resíduos, visando avançar nos números de coleta e destinação adequada de materiais recicláveis. Segundo dados divulgados pela SP-Regula, houve um aumento de 29% no volume de resíduos coletados para reciclagem no último ano, passando de 70.265 toneladas em 2022 para 90.632 toneladas em 2023. Apesar desse avanço, esse volume representou apenas 2,6% do total da coleta domiciliar comum em 2023.
Alexandre Braz, presidente da Abelore, ressalta: "Nosso objetivo ao assinar este termo de cooperação é promover a troca de experiências e conhecimentos para aprimorar as práticas de coleta e destinação de resíduos recicláveis em São Paulo. Acreditamos que a parceria entre o setor público e privado é fundamental para impulsionar a evolução e beneficiar toda a sociedade".
Composta por 16 operadores de logística reversa, a Abelore é a primeira associação criada para atender à crescente demanda por iniciativas públicas e privadas que assegurem a destinação correta de resíduos, além de regulamentar e incentivar esse mercado. Em 2023, as empresas associadas reciclaram mais de 400 mil toneladas de materiais, incluindo plástico, vidro, metal, papelão, papel, embalagens longa vida e produtos eletrônicos.