Secretaria Municipal das Subprefeituras
Prefeitura e AES Eletropaulo fazem parceria para acelerar podas de árvores na cidade antes do período de chuvas
Com o objetivo de otimizar o serviço de poda de árvores na cidade, a Prefeitura de São Paulo e a AES Eletropaulo iniciaram um mutirão de podas de árvore.
Os trabalhos tiveram início com o mapeamento de pontos com muita incidência de quedas de árvores e desligamentos de energia por conta de quedas de árvores. Nestes locais, AES Eletropaulo e Prefeituras Regionais farão a execução conjunta dos trabalhos, sendo por meio de poda elétrica, poda regular ou retirada da espécie.
Tudo acompanhado por engenheiros agrônomos. Vale frisar que sempre que houver a necessidade de remoção, há a compensação ambiental.
A CET também participa do processo, efetuando a reserva de vagas e o bloqueio de vias nas áreas onde é possível fazê-la.
As regionais de Vila Mariana e Santo Amaro já realizaram o trabalho. Na primeira região, houve um aumento de produtividade de 71% comparada ao trabalho que seria realizado sem o mutirão. Em cerca de XX dias, foram feitas 1152 intervenções em árvores. No mesmo período, sem o projeto, seriam cerca de 670.
Já em Santo Amaro, em 50 dias, foram 1144 intervenções. Para se ter uma ideia, a média por mês é de 12 intervenções.
Antes da atual operação piloto, ao verificar a necessidade de desligamento da fiação elétrica para a realização da poda, a Prefeitura Regional encaminhava ofício à AES Eletropaulo. O processo era mais lento e burocrático.
“Com este novo entendimento com a concessionária, é possível concentrar os serviços em uma área por vez, aproveitando o eixo primário de desligamento da fiação elétrica programado e realizando um número maior de podas por jornada de trabalho”, explica o vice-prefeito e Secretário de Prefeituras Regionais, Bruno Covas.
As próximas regionais a receberem o mutirão são Ipiranga, Lapa, Sé e Pinheiros.