Secretaria Municipal das Subprefeituras

Terça-feira, 30 de Julho de 2024 | Horário: 13:46
Compartilhe:

Projeto Descarte Correto já acabou com 88 pontos viciados de entulho na Zona Leste da Capital

A iniciativa é uma parceria público-privada e vem se consolidando nas oito subprefeituras da região

 Iniciado em maio de 2021, o projeto Descarte Correto nasce com o objetivo de reduzir os pontos usados para o despejo irregular de lixo na cidade de São Paulo, por meio da conscientização ambiental e com a divulgação dos equipamentos já existentes para a entrega voluntária do descarte.

Em um espaço externo coberto do Centro de Educação Infantil (CEI) A.E. Carvalho, em São Paulo, um grupo de pessoas participa de uma palestra sobre descarte correto de resíduos. Um homem de máscara, segurando um objeto, conduz a apresentação enquanto os participantes, sentados em cadeiras plásticas, acompanham atentamente. Ao lado, um banner do "Projeto Descarte Correto" informa sobre horários e instruções para descarte de materiais recicláveis. Algumas pessoas tiram fotos, e o ambiente ao redor inclui edificações residenciais e uma pequena área de lazer infantil.

O projeto é coordenado pela concessionária Corpus, em parceria com a Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), em conjunto com o projeto Varre Vila e as oito subprefeituras da Zona Leste (Itaim Paulista, São Mateus, Sapopemba, Guaianases, Itaquera, Cidade Tiradentes, São Miguel Paulista e Ermelino Matarazzo).

Esta é mais uma ação da Prefeitura de São Paulo de cidadania e sustentabilidade. O descarte de lixo nas vias públicas é crime ambiental. Por mês, a capital gasta até 10 milhões de reais com a limpeza dos pontos viciados de entulho. Quem for flagrado cometendo o crime, é multado em R$ 19.203,00. A multa pode chegar em até R$70.000,00.

Para fortalecer o projeto junto à comunidade, nos dias 06 e 07 de janeiro, o Descarte Correto deixa duas caixas disponíveis para a entrega de entulho, restos de móveis e materiais que acabam despejados nas vias públicas. As caixas estão disponíveis das 08h às 17h, na Estrada Dom João Nery e na rua Santa Rita Durão, no Itaim Paulista. Essa é uma região que recolhe cerca de 100 toneladas por mês de resíduos destinados aos Ecopontos.

 

COMO FUNCIONA O PROJETO?

A empresa, juntamente com a Subprefeitura Itaim Paulista, faz um mapeamento das áreas de grande volume de descarte irregular. Com essa informação, é elaborado um estudo técnico e, após a autorização da administração regional, o projeto se inicia. Depois dessa fase, a concessionária tem permissão para iniciar a limpeza e a revitalização do local.

Em uma rua de bairro com casas simples e vegetação ao fundo, dois homens estão dentro de uma grande caçamba metálica laranja, organizando materiais descartados, como papelão e sacos com resíduos. Um deles usa roupa esportiva azul, enquanto o outro veste preto. Um carro prata está estacionado próximo à caçamba, e o chão ao redor tem áreas coloridas, possivelmente de um espaço público ou playground. A cena ilustra um descarte adequado de resíduos em local apropriado.

Terminada a reforma no endereço, a empresa providencia a instalação de duas caixas, que possuem uma estrutura similar aos Ecopontos da capital. Elas têm dimensões diferentes: a de 40m³ para materiais volumosos como móveis; e a outra de 15m³ para materiais de obras e entulhos.

O trabalho se completa com a ida dos agentes ambientais de porta-a- porta, para divulgar a importância do descarte correto e incentivar o uso das ferramentas já existentes da Prefeitura, como os Ecopontos e o Serviço de Cata-Bagulho.

 

Em um espaço urbano com um grande muro ao fundo, há uma área colorida com grafismos e a inscrição "Projeto Descarte Correto". Uma caçamba laranja está posicionada na rua para coleta de materiais descartados. Ao lado, uma tenda branca com a marca "Corpus" abriga uma mesa e cadeiras, onde uma pessoa conversa com dois agentes de limpeza urbana, que vestem uniformes laranja com faixas refletivas. Outro agente está próximo à tenda. A cena retrata uma ação de conscientização e organização para o descarte correto de resíduos.
Tenda de orientação durante a ação

 

Em uma rua próxima a um grande muro com arame farpado, agentes de limpeza urbana realizam a remoção de lixo e entulho descartados irregularmente. Vestindo uniformes laranja com faixas refletivas, um trabalhador varre os resíduos, enquanto outros estão ao fundo coletando materiais. Uma grande caçamba laranja está posicionada para receber o descarte correto. No lado direito da imagem, um outro profissional, usando uniforme azul, acompanha a ação. Ao fundo, é possível ver uma comunidade com diversas casas em uma área elevada.
Antes da Revitalização

 

 Trabalhadores da limpeza urbana, vestidos com uniformes laranja com faixas refletivas, realizam a revitalização de um espaço público. No primeiro plano, um dos trabalhadores está agachado, plantando uma muda em um pequeno canteiro com solo recém-revolvido. Outro funcionário segura uma ferramenta enquanto auxilia na preparação do terreno. Ao fundo, mais agentes participam da ação, incluindo um que está pintando um muro com grafites coloridos e mensagens escritas, transformando a área em um ambiente mais agradável e sustentável.
Local em revitalização

 

 Muro revitalizado com um colorido mural do Projeto Descarte Correto. A pintura inclui formas abstratas em tons de verde, amarelo, laranja, roxo e rosa, trazendo um visual vibrante ao local. No centro, destaca-se o nome do projeto em letras brancas sobre um fundo avermelhado, incentivando a conscientização sobre o descarte adequado de resíduos. No chão, áreas pintadas com cores suaves complementam a transformação do espaço, que também conta com pequenas árvores plantadas, reforçando a proposta de revitalização urbana e sustentabilidade.
Ponto revitalizado
 

Redação por: Emerson Lucas Campos Caramel/SMSUB

collections
Galeria de imagens