Secretaria Municipal das Subprefeituras
SELIMP E SMRI visitam a cidade de Copenhague na Dinamarca, buscando cooperação técnica
A cidade de São Paulo, sempre na vanguarda, vem buscando soluções para mitigar a emergência climática. Com o apoio do Consulado-Geral da Dinamarca e do grupo C40 Cities, na semana dos dias 10 a 14 de junho, o Secretário Executivo de Limpeza Urbana (SELIMP), Osmário Ferreira, visitou a cidade de Copenhague, na Dinamarca, buscando cooperação técnica para o gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos.
A agenda contou com a visita técnica ao Park Kirkegarde Renhold, sede da operação de limpeza urbana da cidade de Copenhague.
Foto: Delegação no Park Kirkegarde Renhold - sede da Limpeza Urbana de Copenhague, DN.
Nesta agenda, representantes da SELIMP tiveram a oportunidade de acompanhar os funcionários da Prefeitura de Copenhague no esvaziamento das lixeiras públicas localizadas no centro da cidade. O serviço é executado com a utilização de veículos elétricos, silenciosos e sem emissão de carbono.
Foto: Veículo elétrico utilizado para fazer o esvaziamento das lixeiras públicas - Visão geral
Vale ressaltar que todas as varredeiras da cidade são elétricas, o que resulta em zero emissão de carbono.
As lixeiras são fixas e possuem sensores em seu interior. Quando necessário, é feita a coleta dos sacos contidos no interior da lixeira, com um nó não apertado, o que facilita a desamarração quando chegam na central de triagem.
Dando proseguimento ás visitas, a delegação chegou até Amager Bakke (ou Copenhill). Este local é destinado à incineração de resíduos que não podem ser reutilizados ou reciclados (e que não necessariamente precisam ir para o aterro). Com a queima, eles produzem eletricidade e calor, que é utilizado no sistema de aquecimento da cidade.
Na sequência, a visita técnica seguiu para a planta Solrød Biogas, usina de propriedade do município de Solrød, na Dinamarca, e operada pela iniciativa privada por meio de um contrato de concessão.
A planta recebe os resíduos orgânicos da cidade de Copenhague (biomassa), produzindo o biogás, que é melhorado e injetado na rede de distribuição de gás natural da cidade. O gás natural é utilizado no sistema de aquecimento da cidade de Copenhague (district heating). Um outro subproduto é o adubo, que é utilizado na agricultura.
A delegação também visitou um dos cincos centros de reciclagem da cidade (Genbrugsstatio), onde os munícipes podem dispor gratuitamente de mais de trinta tipos de resíduos. Empresas também podem realizar descartes por meio de pagamento de taxa. No local há tendas destinadas à reutilização de diversos materiais como livros, móveis e até bicicletas.
Foto: Entrada do Genbrugsstation - Ecoponto de Copenhague, DN.
A seguir, apresentamos exemplos de caixas coletoras específicas:
Da esquerda para a direita: Caixas coletoras de roupas em bom estado, mau estado (rasgadas manchadas) e armazenamento temporário de descarte de resíduos eletrônicos
A delegação também se reuniu para uma visita técnica na escola municipal Harrestrup Å, com a equipe técnica do Departamento de Educação Sustentável da Prefeitura de Copenhague, para conhecer as atividades de educação ambiental realizadas com as crianças.
As atividades não são conduzidas apenas pelos professores regulares, mas também pelos funcionários desse departamento especializado (criado há 20 anos e atualmente composto por 45 pessoas), que trabalham em todas as escolas municipais de Copenhague.
A visita encerrou-se com workshop realizado no BLOXHUB (Nordic Hub for Sustainable Organization ou Centro Nórdico para a Urbanização Sustentável), para balanço das atividades desenvolvidas durante a semana. A ocasião também contou com visita de representante da Embaixada do Brasil em Copenhague, em que a delegação brasileira pôde compartilhar as experiências e conhecimentos adquiridos na missão.
Importante mencionar que todos os deslocamentos da equipe foram com zero emissão de carbono (a pé, através de transporte público ou veículo elétrico).
O intercâmbio técnico das metodologias de gerenciamento de resíduos aumenta sua eficiência e eficácia já que os conceitos utilizados na Dinamarca possuem alta tecnologia e podem servir de inspiração para os métodos brasileiros.
Este intercâmbio de conhecimento reforça o compromisso da Prefeitura de São Paulo em promover uma cidade mais limpa e sustentável para todos, trazendo sempre inovação e tecnologia para uma gestão de resíduos focada na sustentabilidade.