Secretaria Municipal das Subprefeituras
Prefeitura de São Paulo promove mais um Carnaval de Rua com limpeza em tempo recorde
O maior Carnaval de rua do Brasil se aproxima. Serão mais de 600 blocos e um público recorde de 16 milhões de pessoas. Um evento dessa magnitude exige cuidados especiais para que a população possa curtir a folia e, após os desfiles, ter uma cidade limpa e harmoniosa.
Crédito: Thito Cassimiro/SMSUB
Neste ano, a Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) vai ficar à frente da limpeza e fiscalização do evento. Na parte da limpeza urbana, coordenada pela Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (Selimp), serão 3868 agentes responsáveis por realizar toda a zeladoria nos trajetos.
Além disso, a SMSUB terá à disposição uma frota com 686 veículos e toda uma estrutura para que a população possa realizar o descarte correto dos resíduos, serão 745 cestos aramados, 1330 papeleiras, 241 pontos de entrega voluntária e 338 containers. Dentre esse total 180 agentes de limpeza, 6 veículos, 20 cestos aramados, 15 pevs e 4 contêineres são especificamente para o Sambódromo.
Vale lembrar que a Prefeitura de São Paulo possui uma das limpezas mais eficientes do Brasil, levando, em média, 40 minutos para deixar o trajeto limpo, como se nenhum evento tivesse ocorrido. Para o Carnaval de rua de 2025, a Selimp conta com o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que estabelece as ações a serem realizadas antes e depois da folia.
Antes dos blocos desfilarem, é realizada a limpeza preventiva dos trajetos, com serviços de varrição manual de sarjetas e calçadas, raspagem de terra e areia nas sarjetas, capina de guias, pintura de meio fio, retirada de grandes objetos, lavagem especial de equipamentos públicos e vias.
Após o início da dispersão, a Selimp entra em ação, com os serviços de varrição manual, varrição mecanizada (quando necessário), coleta de sacos disponibilizados em vias ou contêineres e, por fim, lavagem de vias, com auxílio de caminhão-pipa. No plano, consta também a destinação adequada de todos os resíduos recolhidos durante o carnaval. Para a operação de limpeza, foram investidos 9,3 milhões de reais.
Crédito: Thito Cassimiro/SMSUB
No Carnaval de Rua, em média, são reciclados 50% dos resíduos recolhidos das vias públicas. O restante, composto por lixo orgânico (restos de comida) e rejeitos (papeis molhados e/ou sujos), não pode ser reciclado. No ano passado, foram retiradas mais de 705 toneladas de lixo das ruas de São Paulo.
Sobre a fiscalização, a SMSUB destaca que contratou uma equipe composta por 1100 agentes para combate ao comércio irregular e 110 veículos. O investimento foi de 5,8 milhões de reais.
Além disso, a fiscalização será responsável por impedir a entrada de vidros e/ou objetos cortantes, verificar se os blocos estão cumprindo o trajeto correto, dentro do horário previamente estabelecido e a multa do xixi, que é aplicada somente com a presença de um agente da Guarda Civil Metropolitana.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk