Secretaria Municipal das Subprefeituras

Quarta-feira, 5 de Março de 2025 | Horário: 18:46
Compartilhe:

Prefeitura já recolheu 487 toneladas de lixo no carnaval e segue liberando avenidas em 40 minutos

Foram utilizados 2.929.300 litros de água de reuso, junto com 28.300 litros de desinfetante nestes seis dias de festa.

A espera pelos dias de festa mexe com os corações dos foliões e também com a expectativa de quem está por trás da organização de um evento tão grande e tão tradicional, que é o carnaval. Em São Paulo, a data já virou sinônimo de boa ordem em todos os requisitos. A corrida da organização já começa no pré-carnaval, nos dias 22 e 23 de fevereiro.

Trabalhadores com uniformes laranja de alta visibilidade realizam a limpeza de uma rua urbana durante o dia. Um caminhão-pipa está estacionado na via, e um dos trabalhadores, usando um avental de borracha e luvas, opera uma mangueira de alta pressão para lavar o asfalto. Outros funcionários varrem a água para as laterais da rua. No fundo, há prédios, árvores e pedestres observando a operação, alguns vestindo coletes de segurança. O ambiente urbano e a presença de caminhões indicam uma possível manutenção ou higienização da via pública.
 

Neste primeiro fim de semana de folia foram retiradas 227,7 toneladas de lixo das ruas, sendo que deste montante, 107 toneladas eram recicláveis. Foram utilizados 1.229.000 litros de água de reuso e 19.425,5 litros de desinfetante para realizar a limpeza das vias no fim de semana. 949 veículos foram utilizados para limpeza, Além disso, foram disponibilizados 657 contêineres no trajeto dos blocos, 1.045 cestos aramados, 896 papeleiras e 371 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária). É preciso ressaltar que as equipes de quase 3 mil profissionais, entregaram todas as ruas limpas numa média de 40 minutos após a festa. 

Os quatro dias oficiais de carnaval, 1, 2, 3 e 4 de março, não deixaram a desejar, a festa continuou cheia de grandiosidade e estrutura. Para os quatro dias o pelotão foi maior, com 10.800 profissionais da limpeza. Das ruas, 259,4 toneladas de lixo não reciclável foram retiradas e 63,43 toneladas de lixo foram recicladas. Para que isso fosse possível, a Prefeitura disponibilizou 1.328 contêineres no trajeto dos blocos, 2.018 cestos aramados, 1.636 papeleiras e 655 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária). 
Na parte de serviço de fiscalização de comércio irregular, 1.585 lacres de apreensão foram utilizados pelas equipes das Subprefeituras. Ação importante para a boa convivência e cuidado com os foliões. 

Um caminhão de coleta de lixo de cor laranja, identificado com a inscrição "LIMPEZA URBANA", circula por uma rua movimentada em uma área central da cidade. O veículo pertence ao serviço de limpeza da Prefeitura de São Paulo, conforme indicado nas laterais. No fundo, prédios altos e modernos, árvores e alguns pedestres atravessando a rua compõem a paisagem urbana. A via apresenta sinais de umidade, sugerindo que pode ter chovido recentemente ou passado por um processo de limpeza.
 

Foram utilizados 1.700.300 litros de água de reuso, junto com 8.900 litros de desinfetante. Já virou tradição a liberação das vias em tempo recorde após a passagem dos blocos, a limpeza completa dura em média apenas 40 minutos. 

Com organização épica, o Carnaval 2025 tem sido um desfile repleto de harmonia entre a cultura, tradição e a ordem.

 

collections
Galeria de imagens