Secretaria Municipal das Subprefeituras
Reunião com as 32 subprefeituras reforça a importância da zeladoria e de iniciativas voltadas para o meio ambiente

No auditório da SMSUB, Subprefeitos e Chefes de Gabinete tiveram ainda a oportunidade de apresentar as especificidades de cada Subprefeitura, compartilhar detalhes sobre os serviços de zeladoria e o dia a dia das equipes, além de fazer sugestões para o Plano de Metas e propor melhorias no sistema de zeladoria. “Vamos trabalhar para promover o trabalho das equipes de zeladoria. Cada um de vocês tem um exército nas mãos”, afirmou o Secretário Fabrício Cobra durante o encontro.
Foto: Guilherme Coutinho
Esta foi a primeira reunião envolvendo todos os subprefeitos da gestão 2025 - 2028. O encontro marcou também o balanço do primeiro fim de semana da Operação São Paulo Limpa, que envolveu limpeza manual e mecanizada em todas as 32 subprefeituras ao longo do dia, incluindo áreas alagáveis da cidade. A operação também tem como objetivo conscientizar os moradores sobre o descarte adequado. A ação, feita no último sábado (15), resultou na retirada de 173 toneladas de lixo recolhidos que nos dias de chuva poderiam contribuir para pontos de alagamentos na cidade.
Foto: Guilherme Coutinho
Durante a reunião, o Secretário enfatizou a importância da 1ª reunião do Conselho Participativo, que será simultaneamente nas 32 Subprefeituras. Vale ressaltar que os Conselhos desempenham um papel fundamental para a população, pois garantem ao munícipe o direito ao controle social, por meio da fiscalização de ações e gastos públicos, além de permitir a apresentação de demandas, necessidades e prioridades específicas de cada território.
Outro assunto de destaque no encontro foi o trabalho de arborização na cidade, uma resposta da prefeitura diante da crise climática global. Ações como Jardins de Chuva e Bosques Urbanos foram reafirmadas aos gestores, além do convite para que colaborem com a meta do plantio de 120 mil árvores por meio da indicação de áreas que possam receber o trabalho da Secretaria do Verde e Meio Ambiente e os mutirões organizados pela Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas.
Foto: Guilherme Coutinho
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk