Secretaria Municipal das Subprefeituras
Secretaria Executiva de Limpeza Urbana participa da Virada Sustentável 2024
A Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (SELIMP) participou pelo segundo ano consecutivo da Virada Sustentável na cidade de São Paulo, na 14ª edição do evento. O maior movimento de mobilização para a sustentabilidade da América Latina, contou com diversas atividades realizadas na cidade e o foco da Secretaria foi a conscientização ambiental, revitalização urbana e promoção da sustentabilidade.
Uma das atividades realizadas pela secretaria foi uma programação especial do Projeto Revitaliza SP, em pontos estratégicos da cidade em locais próximos a escolas, promovendo o engajamento da comunidade com o espaço urbano, buscando eliminar e revitalizar pontos viciados de descarte irregular de entulho na capital.
A Secretaria também participou da “Conexão Virada”, em parceria com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (SMDET) e a agência reguladora SPRegula, lançada nesta edição do evento. A “Conexão Virada” são vivências imersivas pela cidade para discutir a sustentabilidade na prática! Cada parada é um momento de aprendizado e troca de experiências, com quem de fato atua no dia a dia do local.
Eixo Economia circular e sustentabilidade
As visitas ocorreram focadas no tema de reciclagem, e o roteiro foi composto por três locais: Ecoponto Vitor Manzini, Central Mecanizada de Triagem Carolina Maria de Jesus e Cooperativa Coopercaps.
No Ecoponto, os visitantes puderam entender o funcionamento do equipamento, bem como a destinação final de cada tipologia dos resíduos recebidos, inclusive dos resíduos recicláveis.
Os consórcios responsáveis pelos serviços indivisíveis de limpeza urbana da cidade de São Paulo realizam o Programa de Educação Continuada, o chamado “PEC”.
O programa consiste em promover oportunidade para que todos possam concluir seus estudos no Ensino Fundamental e Ensino Médio para que façam a prova do Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Também são recebidos alunos para alfabetização.
Para a Virada Sustentável, o programa promoveu uma exposição de arte com obras criadas pelos alunos do Programa PEC, que foram feitas com materiais recicláveis. As obras foram inspiradas na artista Tarsila do Amaral, considerada uma das principais artistas modernistas latino-americanas, além de ser considerada a pintora que melhor alcançou as aspirações brasileiras de expressão nacionalista nesse estilo artístico.
Foto: Mayra Azzi / Virada Sustentável
As obras “Operários”, “Vendedor de Frutas” e "Paisagem 1925", foram alguns dos quadros que serviram de inspiração aos alunos, que reproduziram à sua maneira, trazendo as ideias para o contexto atual, como um vendedor de celulares e uma paisagem urbana com fiação suspensa, por exemplo.
O roteiro seguiu para a Central Mecanizada de Triagem - CMT Carolina Maria de Jesus, inaugurada em 2014 e que contempla a separação, inclusive por cor, tamanho e tipologia, dos principais componentes recicláveis: papel, papelão, materiais ferrosos e não ferrosos e plástico, através de tecnologia avançada, como esteiras e sensores ópticos, por exemplo.
Foto: Mayra Azzi / Virada Sustentável
Por fim, a visita seguiu para a cooperativa Coopercaps, uma cooperativa habilitada de coleta seletiva, que recebe os resíduos triados na CMT Carolina Maria de Jesus.
Foto: Mayra Azzi / Virada Sustentável
A cooperativa trabalha com públicos diversos, como egressos do sistema prisional, refugiados, pessoas LGBTQIAPN+, idosos, jovens sem experiência de mercado, dentre outros, gerando renda e movimentando o mercado de recicláveis.
Eixo Segurança alimentar e agricultura sustentável
As visitas contemplaram o Pátio de compostagem da Sé e o Sítio Sampa, que faz parte do programa Sampa+Rural.
O Sampa+Rural busca conectar as áreas rurais à cidade, agregando em um único ambiente informações sobre desenvolvimento rural sustentável, turismo, meio ambiente e alimentação saudável, onde qualquer cidadão possa explorar e descobrir as zonas rurais da cidade.
O Sítio Sampa é uma horta urbana voltada para o cultivo sustentável e alimentação sem conservantes ou processos industriais. Um terreno que foi usado como ponto de descarte de entulho por 40 anos deu lugar a um espaço de produção orgânica certificada em cerca de 6 mil metros quadrados.
Na visita ao espaço, foi possível conhecer o viveiro, onde há a germinação de sementes e posterior transplante ao canteiro.
Foto: Mayra Azzi / Virada Sustentável
No canteiro, os visitantes puderam conhecer as particularidades do cultivo de cada espécie, de acordo com o tipo de muda, clima, tamanho, raiz e etc.
O roteiro também contou com a visita no pátio de compostagem da Sé, onde os visitantes puderam acompanhar a operação do equipamento, que recebe resíduos de feiras livres da capital, sendo Frutas, Legumes e Verduras, o chamado “FLV, que passa por processo de compostagem termofílica, em leiras estáticas com aeração natural e são transformados em composto orgânico, distribuídos gratuitamente à população. Para saber mais sobre os Pátios de Compostagem da cidade de São Paulo clique aqui.
Ambos trajetos foram realizados com ônibus movido à biometano, que é um substituto do gás natural obtido através da decomposição anaeróbia de resíduos orgânicos, e têm se estabelecido globalmente como uma solução para reduzir a pegada de carbono, já que reduz as emissões dos gases de efeito estufa, além de ser eficiente e econômico.
Através da relação intersecretarial e conexão de diversas partes interessadas (“stakeholders”) da matriz da sustentabilidade, a Prefeitura de São Paulo reforça seu compromisso em promover a Educação Ambiental e práticas sustentáveis.
A SELIMP
A Secretaria Executiva de Limpeza Urbana - SELIMP tem por atribuições gerir, regular e fiscalizar os serviços indivisíveis de limpeza urbana contratados em regime de empreitada, bem como o cumprimento, pelos munícipes-usuários, das condutas e posturas municipais.
Nossos serviços são realizados diariamente em toda a cidade de São Paulo, e contamos com: varrição, coleta de entulho, Ecopontos, Pátios de Compostagem, limpeza de bueiro, corte de grama, pintura de guias e sarjetas, entre outros.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk