Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Projeto Territórios da Água

banner do projeto "Territórios da Água". No centro, em destaque, está o logotipo do projeto: um símbolo azul abstrato, seguido pelo nome "TERRITÓRIOS DA ÁGUA" em letras maiúsculas azul-escuras.  Abaixo do nome do projeto, há uma linha horizontal azul que separa o título dos logotipos das instituições parceiras, que estão organizados da esquerda para a direita:  FAPESP – com seu logotipo azul, que lembra uma bandeira ondulando ao vento.  UFABC – com o símbolo em verde e amarelo, e as letras "UFABC" ao lado.  Prefeitura de São Paulo (Verde e Meio Ambiente) – com o brasão da cidade acima do nome da secretaria.  ONDAS – com um logotipo circular contendo ondas estilizadas e o nome "ONDAS" no topo.  O fundo é branco com bordas decoradas por ilustrações de ondas azuis nos cantos inferior esquerdo e superior direito, reforçando o tema da água.

 

Sobre o Projeto Territórios da Água

O projeto Territórios da Água propõe a elaboração do Programa de Conservação e recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) no Município de São Paulo, por meio da parceria entre a Universidade Federal do ABC, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do Município de São Paulo (SVMA) e o Observatório Nacional dos Direitos à Água e do Saneamento (Ondas), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

No centro das preocupações socioambientais, as mudanças climáticas têm promovido a alteração dos padrões de pluviosidade, ocasionando inundações cada vez mais frequentes e secas cada vez mais prolongadas e críticas. A degradação das margens dos rios agrava este cenário, ameaça a segurança hídrica, aumenta o risco geotécnico e de inundações e aprofunda desigualdades socioeconômicas e ambientais. Em São Paulo, são cerca de 5,5 mil quilômetros lineares de rios e mais de 10 mil cabeceiras. Além disso, milhares de pessoas vivem em situação precarizada em áreas de risco às margens dos corpos d’água. Adicionalmente, as APPs apresentam significativos remanescentes de Mata Atlântica, demandando sua conservação e recuperação, para aumento da biodiversidade e melhora da qualidade dos espaços urbano e rural.

O tratamento das APPs requer uma mudança de abordagem, a partir de uma perspectiva multidisciplinar e em múltiplas escalas, que extrapole recortes normativos e articule as dimensões socioambiental e de gestão, de maneira a avançar institucionalmente na formulação de políticas públicas integradas, por meio de inovações em técnicas, procedimentos de intervenção e de novos arranjos institucionais, incluindo a gestão participativa. 

Nesse sentido, a construção do Programa de Conservação e Recuperação de Áreas de Preservação Permanente no Município de São Paulo deve partir de uma visão que considere a diversidade territorial e a complexidade do tratamento dos corpos d’água e suas margens no estabelecimento das prioridades e na elaboração de cenários com objetivos e resultados concretos, consolidando uma agenda política cujas diretrizes partam de um entendimento sistêmico das áreas de preservação. Para isso, é fundamental desenvolver propostas baseadas em critérios técnicos e científicos e em aprendizados das políticas anteriormente implementadas, que possam dar suporte à mudança na compreensão das funções ecológicas e sociais e aos procedimentos de intervenção em APPs. Esse processo deverá, também, considerar a transição para a sustentabilidade, enfrentando as mudanças climáticas e garantindo justiça ambiental, segurança hídrica e os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento (DHAS).

Siga a SVMA nas redes sociais 

   logótipo do Instagram, uma das redes sociais mais populares para partilha de fotos e vídeos. O ícone tem um design moderno com um gradiente de cores que vai do roxo ao laranja, e no centro está uma câmara estilizada em branco, com um círculo no meio — simbolizando a lente.  Este logótipo é facilmente reconhecido e simboliza criatividade, expressão visual e ligação social.ícone do FacebookCor de fundo: Azul, uma das cores principais da marca desde a sua criação.  Símbolo: A letra "f" minúscula em branco, estilizada e centrada no ícone.  Formato: Quadrado com cantos arredondados, adaptado para aplicações móveis e redes sociais.  Este ícone representa a aplicação principal do Facebook, usada para comunicar, partilhar conteúdos, seguir páginas e interagir com amigos e comunidades.o logótipo da plataforma YouTube, mas com um estilo ligeiramente diferente:  O ícone tradicional de reprodução (um triângulo branco) está centrado dentro de um círculo branco.  Este círculo está por sua vez inserido num quadrado com cantos arredondados de cor vermelha.  Este estilo é frequentemente usado em versões alternativas do ícone do YouTube, como para representar o YouTube Live, YouTube Shorts ou versões adaptadas para apps móveis ou smart TVs.logótipo da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter: O ícone é um fundo preto com uma letra "X" estilizada em branco no centro.  O design é moderno e minimalista, adotado após a rebranding da marca Twitter para X.com, sob a liderança de Elon Musk. O ícone do TikTok apresenta um símbolo musical estilizado que se assemelha a uma nota musical com um efeito vibrante e tridimensional. A nota está desenhada com uma combinação de cores vibrantes  geralmente azul-ciano, rosa-fúcsia e branco sobre um fundo preto