Notícia na íntegra

Sexta-feira, 16 de Maio de 2025 | Horário: 17:36
Compartilhe:

Aparelhagem Crocodilo estreia na Virada Cultural com participações de Gaby Amarantos, Viviane Batidão e Jaloo

Pela primeira vez, o ícone da cultura paraense desembarca na capital para ocupar o Centro durante 24 horas de programação gratuita nos dias 24 e 25 de maio, de 18h às 18h ​

Ícone da cultura popular do Pará, região Norte do país, a Aparelhagem Crocodilo marcará presença na Virada Cultural de São Paulo com um espetáculo inédito no Vale do Anhangabaú, que terá a participação especial de embaixadora da cultura paraense, Gaby Amarantos, além de Viviane Pancadão e Jaloo. Nos dias 24 e 25 de maio, de 18h às 18h, a aparelhagem transformará o coração da capital em uma grande festa com som, luz, identidade e muita festa.

“Estou muito feliz de ver a nossa cultura da periferia de Belém chegando em São Paulo. O Crocodilo representa as nossas aparelhagens e, como artista que sempre divulgou esse movimento, é uma honra cantar com eles. Quem não conhece vai sentir o gostinho do que é uma festa de aparelhagem de verdade. E pra quem é paraense e mora aqui, vai ser uma chance linda de matar a saudade. Vamos botar todo mundo pra tremer!”, promete.

Famoso por suas estruturas monumentais e performances que misturam música e espetáculos visuais, o Crocodilo é uma aparelhagem pop, "o animal que toca tudo do Pará". Sua participação na Virada Cultural marca a estreia em São Paulo, e leva sua potência sonora e visual a um dos maiores eventos culturais gratuitos do país.

O DJ Marlon Beats, um dos comandantes da Aparelhagem Crocodilo, compartilha o que essa estreia representa: “O sentimento é de gratidão por levarmos a cultura das aparelhagens e a identidade do Pará para São Paulo. É uma conquista não só do Crocodilo, mas de toda a nossa cena: das aparelhagens, das bandas, do brega e do tecnobrega. Tenho certeza de que o público vai se encantar com o nosso som, com a nossa história e com o nosso rock doido”, comenta.

Viviane Batidão, Jaloo e Gang do Eletro farão participações especiais
Viviane Batidão, uma das vozes mais marcantes da música paraense, está na programação da Virada Cultural com show próprio no sábado e participação especial no Crocodilo no domingo. “Estar na Virada é mostrar que o Norte também é protagonista. Vamos levar a batida, o visual e a energia do Pará para um espaço que muitas vezes não está acostumado a nos enxergar assim. É um momento de afirmação. A aparelhagem é celebração, é resistência, é força. Que o público sinta isso e saia transformado!”, diz.

Jaloo participa com um DJ set inédito que resgata suas raízes e reafirma o valor da música paraense. “Estar no Crocodilo, trazendo a sonoridade do Norte, é uma forma muito simbólica de voltar às minhas raízes. Me dá força, orgulho e reafirma o valor da nossa música. É sobre mostrar que o que nasce no coração da Amazônia também pode ocupar qualquer lugar com potência e beleza”, observa.

A Gang do Eletro, que tem uma trajetória marcada por feitos históricos como a abertura das Olimpíadas, reforça o protagonismo da música que nasce nas periferias do Norte e ocupa o centro das grandes cidades. A vocalista Keila comenta sobre o significado desse momento: “Estar nesse palco com uma aparelhagem no centro de São Paulo é levar nossa pororoca, nossa força, e nossa cultura da periferia do Norte para um espaço que precisa nos ver. A Gang tem um legado e representa um pedaço vivo da história da música paraense. Esse momento confirma que seguimos fazendo um trabalho importante e necessário".

Uma performance-instalação que atravessa o Brasil
Com luzes, som e presença de palco marcante, o Crocodilo vira atração por onde passa. A estrutura cênica impressiona e transforma a aparelhagem em uma experiência única, que promete impactar o público da Virada Cultural em São Paulo (foto: divulgação)

A estrutura do Crocodilo estará montada no Vale do Anhangabaú e funcionará como uma instalação artística e imersiva em pleno centro da cidade. A montagem será documentada, registrando todo o processo de montagem do equipamento.

Para levar a experiência, uma carreta de 22m parte de Belém rumo a São Paulo, atravessando o país com equipamentos e uma equipe formada por montadores e pelos famosos carregadores de aparelhagem, essenciais para a operação logística.

Isso revela a escala da proposta - é mais que um show, é uma intervenção cultural que carrega toda a estética e força do movimento das aparelhagens, presentes na capital e no interior do Pará, ainda pouco conhecidas e vivenciadas pelo resto do país.

A cultura das aparelhagens é um espetáculo visual que une tecnologia, tradição e a identidade do povo paraense. Ver o Crocodilo em São Paulo é mais que entretenimento: é um reencontro com nossas raízes e uma chance de mostrar toda a força, beleza e criatividade da cultura do Norte fora do seu território. Como paraense vivendo aqui, é emocionante ver esse movimento ocupando novos espaços. É para quem nunca viu, que vai ter oportunidade de conhecer, e para quem está longe de casa, se sentir acolhido vendo isso em São Paulo, afirma Ane Oliveira, produtora artística responsável.

Diversidade musical na pista do Croco
Com raízes no tecnobrega, o Crocodilo também se destaca pela versatilidade musical. Na Virada Cultural, o público vai curtir um setlist com rock doido, melody, funk, carimbó, merengue, lambada e versões tecnobrega de hits pop e internacionais.

A aparelhagem será uma instalação adaptável a diferentes públicos. Além dos DJs residentes e participações especiais da cultura nortista, o Croco contará com artistas de outras periferias do Brasil, somando à programação sem perder a essência amazônica.

“É sobre ocupar novos espaços e fazer com que mais gente conheça o nosso movimento, que é forte e carrega a cultura do Pará de um jeito único”, destaca o DJ Marlon Beats.

SERVIÇO
Aparelhagem Crocodilo na Virada Cultural 2025
Quando:
das 18h do sábado, 24 de maio, até as 18h do domingo, 25 de maio
Onde: Vale do Anhangabaú
Entrada: gratuita
Mais informações: viradacultural.prefeitura.sp.gov.br 

 

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn