Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Segunda-feira, 25 de Novembro de 2024 | Horário: 18:19
Compartilhe:

Em nona edição do Mutirão do CadÚnico, Prefeitura supera 34 mil atendimentos

Mais de 4 mil atendimentos foram realizados na Zona Leste, neste domingo


 

O 9º Mutirão do CadÚnico, ocorrido neste domingo (24) em 12 unidades do Descomplica SP na Zona Leste, atendeu 4.470 pessoas, realizou 2.253 cadastros e fez 1.737 agendamentos para atendimentos nos próximos dias.

O CadÚnico é a principal ferramenta para identificar e garantir a inclusão de grupos vulneráveis em programas e benefícios assistenciais, voltados para o registro e suporte de famílias e indivíduos de baixa renda. Embora seja uma iniciativa do Governo Federal, sua implementação e atualização ficam a cargo das prefeituras.

Apenas nos mutirões realizados pela Prefeitura de São Paulo desde de junho,  foram garantidos mais de 34 mil atendimentos para atualização cadastral do CadÚnico às famílias de baixa renda, em todas as regiões, sem necessidade de agendamento prévio.

Idealizado pelo prefeito Ricardo Nunes, o mutirão foi criado pela Prefeitura para regularizar pendências no cadastro e recadastro, sempre aos domingos, permitindo que os cidadãos aproveitem a gratuidade no transporte público municipal.A atualização do cadastro é obrigatória a cada dois anos. Portanto, quem já fez o procedimento em 2023 ou 2024 não precisa buscar atendimento, pois o cadastro permanece válido.


 

Atendimento rápido

Cidadãos que compareceram em  unidades do Descomplica SP na Zona Leste, neste domingo, elogiaram a  escolha da Prefeitura em realizar o mutirão do CadÚnico aos domingos. 

Para Anilton Silva Sampaio, morador da Penha, os atendimentos realizados resolvem o problema de quem não consegue tempo para atualizar o cadastro durante a semana e o cidadão não precisa arcar com o custo do transporte público. “Ter o atendimento no domingo foi muito bom. É um dia que a gente pode ir resolver essas coisas de forma mais ágil.”

Inscrições

Qualquer pessoa ou família pode se cadastrar no CadÚnico para ter acesso a programas sociais. Entretanto, apenas famílias ou indivíduos com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa, ou uma renda per capita abaixo desse valor, têm direito aos benefícios de transferência de renda. Para realizar o cadastro ou atualizar os dados, é necessário apresentar  documentos de todos os membros da família, como RG, CPF e comprovante de residência. Embora não sejam obrigatórias, declarações de matrícula escolar de crianças e adolescentes podem facilitar o atendimento.

Benefícios

O CadÚnico é uma porta de acesso a diversos benefícios para famílias em situação de vulnerabilidade. Ele contribui para manter crianças e adolescentes na escola, possibilita descontos na conta de energia e água por meio da tarifa social, garante isenção em taxas de concursos públicos e prioriza o acesso a programas habitacionais. Além disso, os inscritos podem obter a Carteira da Pessoa Idosa e o ID Jovem, que oferecem gratuidade e descontos em transportes, eventos culturais, artísticos e esportivos.

O atendimento do CadÚnico acontece regularmente nas unidades do DescomplicaSP, nos CRAS e nas Vans do CadÚnico, que circulam por locais estratégicos da cidade para facilitar o acesso em áreas com maior índice de vulnerabilidade ou necessidade de atualização cadastral. Os agendamentos podem ser feitos pela Central 156 ou pelos sites Agenda CadÚnico e 
DescomplicaSP.

Essa iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e a Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB).

collections
Galeria de imagens