Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Quinta-feira, 9 de Maio de 2024 | Horário: 19:00
Compartilhe:

Em Parelheiros, SMADS inaugura 25° CCInter na cidade

Equipamento de convivência intergeracional é o quarto no território de Parelheiros

Dois profissionais do CCInter seguram a placa do serviço

Texto: Samuel Fragoso
Fotos: Giulia Rodrigues

Na tarde desta quinta-feira (9), a Prefeitura de São Paulo inaugurou através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), o Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) Waldir Santana, localizado em Parelheiros, zona sul da cidade, que poderá atender até 120 pessoas. A abertura do serviço ocorreu durante o “Prefeitura Presente” em Parelheiros.

“O CCInter é um serviço completo, que olha para todas as gerações e abre as portas para todos em um espaço de convívio, de aprendizado, e que aproxima grupos distintos de uma maneira em que eles percebem que na verdade, somos todos iguais em nossas diferenças”, enfatizou Ciça Santos, Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.

O aparelho é o 25° do tipo na cidade e o quarto em Parelheiros. Ele busca fomentar a união de crianças, adolescentes, adultos e idosos, promovendo a integração e interação entre os distintos públicos, de maneira equilibrada e respeitosa. A convivência entre as diferentes gerações facilita o compartilhamento de vivências, incentiva a apreciação da diversidade cultural, contribui para o aprimoramento das habilidades sociais, e fortalece os laços cívicos e a equidade social.

O público-alvo do CCInter são pessoas a partir dos seis anos, em situação de vulnerabilidade social ou risco pessoal, pessoas com rupturas de vínculos e beneficiários dos programas de transferências de renda.

O prefeito Ricardo Nunes exaltou o empenho dos profissionais da assistência social e o olhar da gestão para a região. “Para atuar na assistência social, você precisa ter uma sensibilidade muito grande, porque você lida com pessoas em situação de vulnerabilidade e é um tema muito delicado. Descerrar essa placa representa nosso compromisso com Parelheiros e com as pessoas que mais precisam. Nossa intenção é usar esse espaço para transformar vidas”.

O CCInter Waldir Santana está estrategicamente localizado para atender a população da região, e desenvolverá com os atendidos, oficinas de dança, artesanato, culinária, rodas de conversa, aulas de natação, entre outras atividades. A gestão do equipamento é realizada em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) “LACE - Núcleo de Ações para a Cidadania na Diversidade”, que receberá um repasse mensal de R$74.597,06 e terá quadro de colaboradores composto por dez profissionais, sendo: um gerente, um psicólogo, um assistente social, quatro orientadores socioeducativos, dois operacionais e uma cozinheira.

senhoras usuárias do serviço acompanham a inauguração

Rede socioassistencial

A rede socioassistencial da Prefeitura de São Paulo possuí atualmente 25 CCInters, que ofertam 5.580 vagas. A região sul da cidade dispõe de 12 serviços dessa classe, que disponibilizam 3.480 vagas. Somente em Parelheiros, a rede socioassistencial contabiliza quatro destes equipamentos, que somam 480 vagas no território.

Serviço

Centro de Convivência Intergeracional Waldir Santana

Endereço: Rua Tito Pedro Mascalani, 34 - Parelheiros
Horário de funcionamento: 8h às 17h
Encaminhamento: Os encaminhamentos para este serviço devem ser realizados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do território.

collections
Galeria de imagens