Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Quarta-feira, 15 de Maio de 2024 | Horário: 14:00
Compartilhe:

Seminário “Refletindo a Prática: Conceito e Diretrizes do SUAS e da Proteção Social Básica” destaca desafios e impactos no atendimento às famílias

Com a participação de 375 profissionais, o seminário proporcionou debates e trocas de experiência entre diversos atores envolvidos na assistência social.

Texto: Marianne Seixas
Fotos: Larissa Santos

Reunindo profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), dos Serviços de Assistência Social à Família (SASF) e dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) por meio da Coordenação de Proteção Social Básica (PSB) promoveu na manhã desta quarta-feira (15), na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), localizada à R. Major Maragliano, 191, o Seminário "Refletindo a Prática: Conceito e Diretrizes do SUAS e da Proteção Social Básica".

O evento marcou o encerramento da formação "Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e da Proteção Social Básica (PSB)", organizada pela Coordenação de Proteção Social Básica de SMADS, em parceria com a empresa contratada Sociedade Educacional Leonardo da Vinci Ltda, realizada entre 19 de fevereiro e 10 de maio. A formação capacitou 1200 profissionais e abordou os impactos e desafios no atendimento às famílias e seus membros, destacando a importância da intersetorialidade e da vigilância socioassistencial na qualificação dos serviços.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Ciça Santos, esteve presente no Seminário e ressaltou que eventos como este permitem a construção de um ciclo de formação para toda a rede, fortalecendo o papel vital da SMADS na cidade. "A troca é muito importante, e quando a gente faz trocas com pontos de vista diferentes, com grupos diversos, muitas vezes encontramos respostas para questões que não tínhamos pensado antes. Então, a importância de estarmos aqui é muito relevante para mim. Entender que, no nosso ciclo, no nosso espaço, conseguimos promover uma formação para toda a nossa rede, incluindo nossos profissionais diretos e indiretos, que são fundamentais para o funcionamento e a relevância da SMADS em nossa cidade."

 

Em homenagem ao Dia dos Assistentes Sociais, celebrado em 15 de maio, o simpósio reservou um espaço especial para reconhecimento do trabalho incansável realizado pelos profissionais que atuam no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A abertura do evento foi feita pelo Coral do Centro de Convivência para Crianças e Adolescentes (CCA) “Unibes”, ressaltando a importância do acolhimento e da integração social para a promoção do bem-estar das comunidades.

Este seminário, não apenas promoveu reflexões profundas sobre a prática do SUAS e da Proteção Social Básica, como reforçou o compromisso de todos os envolvidos em garantir o acesso a direitos e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

collections
Galeria de imagens