Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Sexta-feira, 17 de Maio de 2024 | Horário: 10:00
Compartilhe:

Secretarias unidas na “Operação Chuvas de Verão”

Grupo que formula ações de prevenção e auxílio em época de chuvas, conta com participação da assistência social e se reuniu para levantamento do trabalho feito no último verão.

A coordenadora de CPAS, Claudia Ribeiro, se apresenta diante do grupo de trabalho

Texto: Victor Pudo
Fotos: Acervo pessoal

Na última sexta-feira (10), o “Grupo de Trabalho do Plano Preventivo de Chuvas de Verão” (GT-PPCV) realizou sua 9ª reunião, no Edifício Matarazzo, no centro da cidade. Participaram a Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), a Secretária Municipal de Segurança Urbana (SMSU), a Secretária Municipal de Infraestrutura e Obras (SIURB), o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), além de outros 9 membros do GT-PPCV.

A “Operação Chuvas de Verão”, aplicada entre novembro de 2023 e março de 2024, teve como objetivo planejar operações de prevenção a desastres causados pelas fortes chuvas que atingem a cidade nesta época, e organizar ações de assistência a população atingida por enchentes, alagamentos, inundações e deslizamentos, tendo o suporte acionado através da Defesa Civil. São oferecidos a pessoas afetadas, insumos como colchões, cobertores, cestas básicas, kits de limpeza e higiene básica. E caso necessário, abrigo temporário, com permanência de até 30 dias.

Representante da SMADS no grupo de trabalho, Claudia Ribeiro, coordenadora da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS), ressaltou o impacto positivo do trabalho realizado pelo grupo. "O Grupo Técnico do Plano de Prevenção de Chuvas de Verão é importante para a cidade, pois, agrupa em reuniões sistemáticas, as secretarias corresponsáveis pela gestão das emergências. Em 2021 após a execução de um plano preventivo consistente, em um dos territórios mais afetados anteriormente - São Miguel Paulista; obtivemos sucesso com a redução de 88% dos acionamentos, isso comprova a eficácia desse trabalho preventivo".

A coordenadora de CPAS, Claudia Ribeiro, se apresenta diante do grupo de trabalho

Como saldo do período de atividade do plano preventivo, entre novembro de 2023 e março de 2024, a “Operação Chuvas de Verão” atendeu 226 ocorrências, dando assistência a 5.748 grupos familiares, totalizando 17.680 pessoas atendidas. Foi entregue ainda, um total de 58.547 insumos a população em vulnerabilidade.

A distribuição desses insumos é feita pela Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) e pelo Serviço Especial de Abordagem Social (SEAS) III. Já a solicitação dos abrigos temporários é realizada pelas Supervisões de Assistência Social (SAS), direcionadas aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) ou pelo Centros Especializados para População em situação de rua (Centro Pop), da região.

collections
Galeria de imagens