Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Segunda-feira, 18 de Novembro de 2024 | Horário: 12:00
Compartilhe:

Prefeitura realiza quase 4 mil atendimentos do CadÚnico em mutirão na Zona Leste

Desde junho, já foram feitas mais de 30 mil atendimentos para atualização ou realizações do cadastro da população de baixa renda

O 8º Mutirão do CadÚnico, realizado neste domingo (17) em 12 unidades do Descomplica SP da Zona Leste, atendeu 3.766 pessoas e realizou 2.374 cadastros, além de 894 agendamentos para atendimento nos próximos dias. 

Em 2024, a Prefeitura tem feito, em média, 3 mil atendimentos relacionados ao CadÚnico por dia, ultrapassando os 500 mil neste ano. 

O CadÚnico é o principal instrumento para identificação, inclusão e acesso de grupos socioeconomicamente vulneráveis em programas e benefícios assistenciais, voltado ao registro, identificação e suporte de famílias e pessoas de baixa renda. Ainda que seja uma ferramenta do Governo Federal, é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras.    

Nesses oito mutirões da Prefeitura de São Paulo para atualização cadastral do CadÚnico das famílias de baixa renda, feitos em todas as regiões da cidade, sem a necessidade de agendamento prévio pelos munícipes, foram realizados cerca de 30 mil atendimentos. 

Idealizado pela Prefeitura de São Paulo para resolver as pendências de cadastramento e recadastramento, o mutirão é sempre realizado aos domingos para que a população possa aproveitar a gratuidade nos ônibus municipais. A atualização da inscrição é necessária a cada dois anos. Ou seja, se a pessoa já fez esse processo em 2023 ou em 2024, não há necessidade de buscar atendimento, pois o cadastro está vigente.    


Alívio 

Quem foi a uma unidade do Descomplica na Zona Leste, neste domingo, elogiou a iniciativa da Prefeitura de realizar mutirão do CadÚnico aos domingos, tanto pela falta de tempo de resolver pendências durante a semana quanto pela gratuidade dos ônibus, e falou da sensação de alívio por regularizar a situação. 

A aposentada Nivaldina Dias Santos, 67 anos, disse que vai utilizar o benefício para ter acesso ao Armazém Solidário, mercado da Prefeitura de São Paulo que vende produtos com valores em média 30% menores do que os praticados no comércio em geral a pessoas em situação de vulnerabilidade social cadastradas no CadÚnico. Veja mais informações sobre o Armazém Solidário aqui. https://capital.sp.gov.br/web/abastecimento/w/seguranca_alimentar/362512 

“Agora poderei usar o Cadúnico para ir ao Armazém Solidário, onde tem produtos com preço mais em conta. Estou bem feliz”, disse ela, que elogiou o atendimento no Descomplica SP de Cidade Tiradentes. “O atendimento foi ótimo, conseguiu resolver rápido.” 

Outra que pretende utilizar o benefício para ter acesso ao Armazém Solidário é Antônia de Sena Santana, 62 anos. "Estou ansiosa para usar. Também vou pegar um documento que vai me garantir desconto na conta de luz. Fui bem atendida aqui, nota 10.” 

Para Paulo da Silva Santos, 57 anos, os benefícios concedidos por meio desse cadastro fazem muita diferença, principalmente para quem está desempregado. “O benefício ajuda muito. Quando não tem trabalho, a gente consegue viver com o benefício. Hoje, consegui vir usando ônibus de graça, o que ajudou muito. Também é importante que mutirões como esse continuem acontecendo.” 

Sem tempo para resolver a pendência durante a semana, Rosineide Correia de Menezes, 49 anos, diz que a Prefeitura está beneficiando muitas pessoas por realizar esse mutirão aos domingos. “Estava tentando marcar há alguns dias e não tinha vaga. Esse mutirão caiu do céu para a gente. Eles são muito úteis e bons. Muito bom poder vir usando ônibus com tarifa zero para vir”, destacou. 

No Descomplica Mooca, a população também elogiou a realização do mutirão aos domingos. “A experiência foi boa aqui hoje. Espero que a Prefeitura faça sempre esse tipo de mutirão”, disse Maria das Dores, Araújo, 50 anos. 

Maria da Silva do Carmo, 56 anos, também elogiou. “Fazer esse mutirão hoje, domingo, foi maravilhoso. A gente nunca tem tempo em dias normais e isso ajuda muito. Consegui resolver tudo. O atendimento foi rápido.” 


Inscrições 

Qualquer pessoa ou família pode se inscrever no CadÚnico para acessar programas sociais. No entanto, se enquadram no direito aos benefícios de transferência de renda somente as famílias e pessoas com renda mensal de até meio salário-mínimo por membro familiar, ou renda per capita inferior a este valor. Para fazer o cadastro ou atualização é preciso apresentar os documentos de todas as pessoas da família como RG, CPF e comprovante de residência. Declaração de matrículas escolares de crianças e adolescentes não são itens obrigatórios, mas ajudam no momento do atendimento.     


Benefícios 

Por meio do cadastro no CadÚnico, as famílias em vulnerabilidade encontram apoio para manter os filhos matriculados na escola, têm acesso à tarifa social de energia elétrica e água e à isenção de taxas em concursos públicos, além de prioridade em programas habitacionais. Os inscritos têm direito também à Carteira da Pessoa Idosa e ao ID Jovem. Com ambas, têm gratuidade e descontos em serviços públicos como transportes, eventos artístico-culturais e esportivos.     

O atendimento do CadÚnico é realizado regularmente nas unidades do CRAS, do DescomplicaSP e nas Vans móveis do CadÚnico, que vão até pontos estratégicos da cidade para ampliação do acesso ao cadastro em áreas com maior índice de pessoas em situação de vulnerabilidade ou desatualização do programa. O agendamento pode ser realizado pela Central 156 ou nos sites Agenda CadÚnico ou Descomplica SP.   

Esta ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), Secretaria Municipal de Desenvolvimento  Econômico e Trabalho, Secretaria Municipal das Subprefeituras e a São Paulo Turismo (SPTuris)

collections
Galeria de imagens