Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Terça-feira, 26 de Novembro de 2024 | Horário: 15:00
Compartilhe:

TAÇA AMAI: campeonato une os CCAs da região do Grajaú

Quatro Centros para Crianças e Adolescentes (CCA) competiram com times masculinos e femininos

Por: Arthur Silvestre

O esporte desempenha papel fundamental no desenvolvimento social e emocional de crianças e adolescentes. A prática esportiva, não apenas aprimora as habilidades físicas, mas também traz importantes lições de convivência, trabalho em equipe, respeito e disciplina.

Por esses e outros motivos, os CCAs Crê Ser; IAG; Padre Giuseppe Pegoraro; e AMAI I, todos na região do Grajaú, zona sul de São Paulo, juntaram forças em um campeonato interserviços de futebol society, inédito na região. O Inter-CCA's teve a participação de 240 crianças e adolescentes, distribuídos em 24 times, divididos igualmente nas categorias masculino e feminino. Os times foram separados em três categorias: sub-8, para crianças de até oito anos; sub-10, para crianças entre nove e dez anos; e sub-13, para jovens de dez até os treze anos. Familiares e amigos prestigiaram os jogos, fazendo uma festa única durante as partidas.

Gerente do CCA AMAI I, Jaison Pongiluppi Lara, foi um dos organizadores do torneio, e comentou suas motivações e o que esperava ao promover os jogos: “Não fizemos o campeonato somente para ganhar, seja o troféu ou os jogos. Quisemos mostrar para a garotada que esporte é muito mais que bola em campo, é coletividade, união, respeito, cultura de paz. Tratamos essa atividade como uma ‘atividade-meio’, que seria uma prática que não está formando atletas, mas cidadãos, e juntamente com o esporte que é um tema que eles se interessam, pudemos trabalhar outros méritos dentro do campeonato”.

A dedicação e o esforço já eram esperados por aqueles que acompanharam a preparação da garotada e o empenho trouxe os frutos esperados. Renan Silva de Lima, de 11 anos, foi um dos atletas a chegar às finais da competição e expressou o entusiasmo com o torneio: “Foi muito legal jogar o campeonato, foi muito bom trabalhar em equipe. Jogamos, demos a raça e conseguimos ganhar, me diverti muito”. 

Um campeonato que propõe a integração não deixaria as meninas de fora. O tema “Meninas também jogam futebol” se fez presente e o Inter-CCA's promoveu a luta contra o preconceito e o machismo, daqueles que em 2024 ainda dizem que meninas não sabem ou não deveriam jogar. Maria Elisa da Conceição, de 13 anos, é atendida do CCA AMAI I, e comentou sobre como se sentiu durante o torneio: “Foi realmente uma experiência muito legal, todos nós nos divertimos, criamos novas amizades. Por mais que ninguém queira que meninas joguem, jogamos e fizemos um jogão”. 

Hillary Araújo, de 12 anos, é colega de Maria Elisa, e ressaltou o impacto positivo dos jogos na sua autoconfiança: “Antes do campeonato eu não confiava no meu potencial, e agora passei a confiar, estamos treinando para outros campeonatos e estou crente de que vamos ganhar!’.

Esses momentos de interação proporcionam um ambiente saudável para a formação de valores, estimulam a autoestima e contribuem diretamente para o bem-estar mental e social dos competidores.
 

Rede Socioassistencial

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) é um serviço que promove atividades para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e onze meses, tendo como foco a constituição de um espaço de convivência a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. A rede socioassistencial conta atualmente, com 463 CCAs espalhados pela cidade de São Paulo, com um total de 68.100 vagas.

collections
Galeria de imagens