Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
TAÇA AMAI: campeonato une os CCAs da região do Grajaú
Por: Arthur Silvestre
O esporte desempenha papel fundamental no desenvolvimento social e emocional de crianças e adolescentes. A prática esportiva, não apenas aprimora as habilidades físicas, mas também traz importantes lições de convivência, trabalho em equipe, respeito e disciplina.
Por esses e outros motivos, os CCAs Crê Ser; IAG; Padre Giuseppe Pegoraro; e AMAI I, todos na região do Grajaú, zona sul de São Paulo, juntaram forças em um campeonato interserviços de futebol society, inédito na região. O Inter-CCA's teve a participação de 240 crianças e adolescentes, distribuídos em 24 times, divididos igualmente nas categorias masculino e feminino. Os times foram separados em três categorias: sub-8, para crianças de até oito anos; sub-10, para crianças entre nove e dez anos; e sub-13, para jovens de dez até os treze anos. Familiares e amigos prestigiaram os jogos, fazendo uma festa única durante as partidas.
Gerente do CCA AMAI I, Jaison Pongiluppi Lara, foi um dos organizadores do torneio, e comentou suas motivações e o que esperava ao promover os jogos: “Não fizemos o campeonato somente para ganhar, seja o troféu ou os jogos. Quisemos mostrar para a garotada que esporte é muito mais que bola em campo, é coletividade, união, respeito, cultura de paz. Tratamos essa atividade como uma ‘atividade-meio’, que seria uma prática que não está formando atletas, mas cidadãos, e juntamente com o esporte que é um tema que eles se interessam, pudemos trabalhar outros méritos dentro do campeonato”.
A dedicação e o esforço já eram esperados por aqueles que acompanharam a preparação da garotada e o empenho trouxe os frutos esperados. Renan Silva de Lima, de 11 anos, foi um dos atletas a chegar às finais da competição e expressou o entusiasmo com o torneio: “Foi muito legal jogar o campeonato, foi muito bom trabalhar em equipe. Jogamos, demos a raça e conseguimos ganhar, me diverti muito”.
Um campeonato que propõe a integração não deixaria as meninas de fora. O tema “Meninas também jogam futebol” se fez presente e o Inter-CCA's promoveu a luta contra o preconceito e o machismo, daqueles que em 2024 ainda dizem que meninas não sabem ou não deveriam jogar. Maria Elisa da Conceição, de 13 anos, é atendida do CCA AMAI I, e comentou sobre como se sentiu durante o torneio: “Foi realmente uma experiência muito legal, todos nós nos divertimos, criamos novas amizades. Por mais que ninguém queira que meninas joguem, jogamos e fizemos um jogão”.
Hillary Araújo, de 12 anos, é colega de Maria Elisa, e ressaltou o impacto positivo dos jogos na sua autoconfiança: “Antes do campeonato eu não confiava no meu potencial, e agora passei a confiar, estamos treinando para outros campeonatos e estou crente de que vamos ganhar!’.
Esses momentos de interação proporcionam um ambiente saudável para a formação de valores, estimulam a autoestima e contribuem diretamente para o bem-estar mental e social dos competidores.
Rede Socioassistencial
O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) é um serviço que promove atividades para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e onze meses, tendo como foco a constituição de um espaço de convivência a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. A rede socioassistencial conta atualmente, com 463 CCAs espalhados pela cidade de São Paulo, com um total de 68.100 vagas.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk